Eu presenciei uma cena da minha filha com 2 meses quando engasgou com a própria saliva e posso garantir que não foi nada agradável. Para a minha supresa a babá que me ajudava na época agiu super rápido virando a Bruna para baixo e dando tapinhas até soltar a saliva. Fiquei impressionada pois caiu uma poça no chão.
A partir desse dia resolvi me informar, pelo menos o básico, como fazer caso estivesse sozinha.
É difícil manter a calma nesse momento, mas com o aprendizado básico você consegue se virar e ajudar seu filho ou qualquer pessoa que necessite desengasgar.
Vale a pena também prestar muita atenção nos alimentos oferecidos aos bebês, cortar sempre em pedaços pequenos e nunca dar algo que possa parecer difícil de mastigar, ainda mais na fase em que os dentes molares nem nasceram. Os maiores causadores de engasgo são pipoca e amendoim que devem ser evitados até 2 anos.
Após essa fase alguns engasgos são causados por ingestão de objetos ou brinquedos ou mesmo alimentos redondos como uvas, tomate cereja, etc.
Vou colocar aqui o procedimento para bebês e crianças.
Bebês até 2 anos:
1- Apóie a cabeça e o pescoço do bebê em uma das mãos. Coloque a criança com o rosto para baixo, apoiando a barriga dela no seu braço, mantendo a cabeça mais baixa do que o corpo. Apóie o seu braço na coxa.
2-Golpeie as costas da criança 4 vezes, com força, pressionando a palma da mão entre as omoplatas (asa de borboleta) dela.
3- Prenda o pequeno entre suas mãos, apoiando a cabeça e o pescoço em uma delas, e vire o bebê de costas. As costas, o pescoço e a cabeça do bebê devem ficar apoiados no seu braço, sendo que a cabeça deve ser mantida abaixo do corpo.
4- Usando 2 ou 3 dedos , faça 4 compressões no esterno (osso do meio do tórax). Comprima o esterno abaixando de 1,5 a 2,5 centímetros em cada compressão. Evite pressionar a ponta do esterno.
Crianças acima de 2 anos:
Para crianças de mais de 2 anos conscientes:
1- Posicione-se por trás da criança
2- Passe os braços ao redor da cintura dela.
3- Posicione um punho fechado acima do umbigo e abaixo da caixa torácica (costelas).
4- Segure o seu punho fechado com a outra mão e puxe as duas mãos firmemente para trás e para cima, rapidamente, no sentido da caixa torácica, por 6 a 10 vezes.
Para quem tem babá em casa, vale a pena mostrar essas ilustrações e também as instruções para elas. Imprima e deixe sempre uma cópia.
Prevenir nesse caso nunca é demais!
Para quem tem babá em casa, vale a pena mostrar essas ilustrações e também as instruções para elas. Imprima e deixe sempre uma cópia.
Prevenir nesse caso nunca é demais!
0 comentários:
Postar um comentário