Vida de Mãe- Etiqueta na Maternidade



Já faz um tempo que gostaria de escrever sobre esse assunto no blog.
Pode ser que muitos dos meus comentários parte de vocês não concordem, mas baseada em minha própria experiência, achei importante relatar algumas questões que ocorrem na maternidade e nas visitas à sua casa, e que a gente só repara depois que tem filho.
Eu não sou tão chata com isso, mas confesso que na questão da higiene, eu era um pouco neurótica com a Bruna.  Porém  já vi de tudo; amigas super desencanadas que davam o bebê na mão de cada pessoa que entrasse no quarto sem mesmo colocar uma fraldinha no colo , e  amigas ultra protetoras que davam um alcool gel para cada convidado antes mesmo de se cumprimentarem!

Então abaixo é quase que um manual de boas maneiras para o visitante. Reunindo questões  exageradamente neuróticas até atitudes que uma simples educação exige. É claro que você não tem como impor nenhuma dessas questões, mas pode pedir uma mãozinha para seu marido, sua mãe ou qualquer pessoa de confiança que esteja a maior parte do tempo no quarto com você e o bebê.

Apesar de muita gente hoje transformar o quarto de hospital em um cenário com decoração, doces, flores e lembrancinhas, temos que lembrar que quarto de hospital não é um salão de festas, e que o anfitrião é uma mulher que acabou de ter um filho, passou por uma cirurgia ( pois a maioria hoje tem cesárea), precisa descansar, comer e amamentar.  E o bebê , que na maioria dos hospitais fica praticamente o tempo todo no quarto, é um serzinho desprotegido, não tem vacinas, e precisa de higiene e conforto.

Então segue abaixo algumas questões que no meu ponto de vista, são importantes ressaltar em relação à visitas.

- Hoje boa parte dos hospitais permitem visitas até quase 10 horas da noite. Dê prefêrencia às visitas entre as 14.00 e as 19.00hs. Assim você não corre o risco de chegar no horário das refeições. Evite chegar depois das 19.00hs a não ser que você seja muito íntimo. O dia da mamãe começa muito cedo e no final do dia ela já está cansada. Assim como é melhor visitar na maternidade do que na casa da família. Só quem teve um bebê sabe o que são os primeiros dias em casa. Você está ZERO afim de se arrumar, de comprar algo para servir ou mesmo de ficar papeando. O pouco tempo que sobra você quer mais é dormir!

- Se você entrar no quarto e tiverem todos os lugares do sofá ou cadeiras ocupados, pergunte à mamãe se ela quer que você espere um pouco até sair alguém para você poder entrar. Não sente ou apoie bolsas e presentes na cama da mamãe. Lembre que você veio da rua e está em um hospital.

- Se você não tiver onde deixar seus filhos pequenos e tiver que levá-los à visita, pergunte antes à mamãe se ela se incomoda com a presença dessas crianças no quarto. Ou se você for em casal, entre um de cada vez enquanto o outro espera com as crianças do lado de fora. Os quartos normalmente são pequenos, criança corre, faz bagunça, pega no bebê, tudo isso sem maldade..., mas muitas mães se incomodam. Além disso, preste muita atenção se seu filho não teve uma virose ou gripe recente.

- Se der roupinhas de presente, dê preferência à tamanhos maiores, acima de 6-9 meses. Pois com certeza até 6 meses a mãe provavelmente já tem tudo ! E sempre lembre de colocar um cartão ou etiqueta na caixa. Nem sempre a mãe consegue abrir o presente na hora. 

- Se levar flores como presente e o quarto não for daqueles com ante sala, deixe as flores do lado de fora do quarto com um cartão. Principalmente se forem aqueles arranjos enormes. Flores em ambientes pequenos com bebês, não é muito bom e nada higiênico. Algumas flores soltam pólem , podem dar alergia e trazem formigas ou bichinhos de terra. Fique tranquila pois a mamãe verá o seu presente e o cartão e com certeza vai levar as flores para casa depois.´

- Não peça para pegar o bebê, a não ser que a mãe ofereça. Mesmo assim, passe um alcool gel na mão e peça uma fraldinha para cobrir a sua roupa onde o bebê irá encostar. Se você fuma ou está com perfume, agradeça mas não pegue o bebê.

- Visita educada é visita rápida. Fique no máximo meia hora. Principalmente se tiver mais pessoas no quarto.

- Pegue apenas 1 lembrancinha e não fale: Posso levar uma para a minha filha? A não ser que a mãe ofereça para você levar para outras pessoas, leve apenas a sua. 

- Se seu marido for junto e o pai oferecer alguma bebida para comemorar. Avise para ele  apenas fazer o brinde no quarto , e depois beber  e conversar do lado de fora.

- Apesar de muitas mães amamentarem na frente dos outros, acho muito educado quando a enfermeira trouxer o bebê, o convidado se retirar  espontâneamente dizendo que retorna quando a mãe terminar. A não ser que você seja muito amiga e a mãe peça para você ficar. E evite dar opinião de como segurar, como pegar, como arrotar se a mãe for de primeira viagem.



Agora um conselho meu para as grávidas que estão quase indo para a maternidade:

- Se você não quer que apareçam dezenas de pessoas no seu quarto assim que seu bebê nascer, peça ao seu marido para comunicar o nascimento 24 horas depois. Se for mandar comunicado por email, coloque a partir de qual horário irá receber as pessoas;

- Não caia na roubada (como eu!!!), de marcar uma cesárea na sexta feira. Eu sabia que aos sábados e domingos as pessoas teriam mais disponibilidade para visitas do que durante a semana. Só não imaginava que essas visitas começariam no sábado cedo e parariam só no domingo a noite. É otimo receber visitas, você está louco para apresentar seu filho às pessoas queridas, mas você precisa descansar para ter leite e se recuperar logo da cirurgia.

- Reserve um tempo para você almoçar e jantar . Mesmo que tenha visitas, peça ao seu marido ou sua mãe para sair com eles na hora das refeições. Você precisa comer tranquilamente e bem e sem conversar ao mesmo tempo.

- Não esqueça de anotar todos os presentes que ganhou e as pessoas que visitaram caso você não tenha o livro de assinaturas. É muito educado e gentil agradecer, mesmo que por email, a presença de quem foi e o presente recebido.


E vocês que já tiveram filhos, se identificaram com esse post e tem algo mais a acrescentar? ou acharam muito exagerado???

| Categorias: ,

25 comentários:

  1. Katia, achei tudo o que você disse perfeito. Eu tb não sou uma mãe do tipo neurótica, mas concordo com as dicas de etiqueta na maternidade. Quando a gente é mãe de primeira viagem, principalmente, não tem ideia disso tudo até que passa por isso. Minha "estadia" na maternidade foi até que tranquila, mas algumas coisinhas realmente me incomodaram. E hoje eu mesma tomo muito mais cuidado ao lidar com mamães e recém nascidos..rs Acho que todo mundo deveria ler esse pequeno manual de boas maneiras..hehe
    Um beijo e to sempre por aqui vendo seus posts
    Mari
    http://caderninhodamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Katia

    Eu super me identifiquei, minha família é grande e na época da minha primeira filha, trabalhava em uma empresa com muitas pessoas e elas resolveram ir em peso ao hospital, quase fiquei maluca. Qdo cheguei em casa já não queria receber ninguém, mas não houve jeito e o cansaço me derrubou, parecia mais um zumbi!
    Dessa vez será diferente...
    ótimo post!!!

    Bjs
    Karin Ramiro - http://lugardemae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a matéria Katia! Estou grávida da minha primeira filha, mas sempre reparei quando fazia visitas na maternidade que era um momento de fragilidade e que a família passa por cima disso pra poder fazer o que bem entender. Converso bastante com meu marido sobre quais condutas vamos adotar quando nossa filha nascer!!!

    ResponderExcluir
  4. Pra mim o post foi mais que importante. A Lara nasce em julho e minha experiência é 0! Sempre achei que pudesse ser legal ter muitas pessoas no hospital na hora do nascimento, mas outro dia parei pra pensar que não vou estar 100% pra compartilhar de tudo com os amigos e familiares. Vou guardar os conselhos para usá-los na hora certa! Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Amei! Me indentifiquei super, inclusive já até tinha falado sobre isso um tempo atrás (http://www.mariana-bicalho.blogspot.com.br/2011/10/etiqueta-para-visitas-recem-nascidos.html)! Concordo com tudo, principalmente com a parte de levar crianças para visitar o baby! Passei por muitas experiências estressantes, tinha pânico de visitas! hahahaha Tem muita gente sem noção nesse mundo!

    ResponderExcluir
  6. Ká, estou morrendo de rir... É isso mesmo ! Só quem tem filho sabe ! Acho que por isso meu filho nasceu bem longe, sem avisar... para eu ter paz ! rs E mesmo assim precisei ser grossa com pessoas muito próximas que não tinham semancol... Amamentação é um momento muito íntimo e ter mil cabeças em cima do bebê, enauqnto vc ainda está aprendendo é a pior parte de todas ! Afffffffffff

    ResponderExcluir
  7. rsrsrs, super identifiquei!!!
    Que desespero na hora da amamentação, mesmo depois que saí do hospital, não houve manta ou lenço apropriado que escondesse este momento, as pessoas vinham e tiravam dizendo, ai que lindo deixa eu ver, e eu nunca disse nada, por vergonha e medo de ser mal educada!!!

    ResponderExcluir
  8. Nota 10 o post! Concordo com tudo e mais um pouco. Eu tive depressão pós parto e as primeiras semanas foram terríveis. Eu olhava pra cara da pessoa que chegava na minha casa e começava a chorar, algumas se tocavam que eu não estava bem e iam embora rapidinho, outras não. E pessoas da família que iam TODOS OS DIAS me olhava e falava "Nossa vc está triste,só chora, deveria estar feliz" e ainda quando minha filha estava chorando falava "isso mesmo chora mesmo" e ainda tinha as "cabeças em cima da amamentação". Gente, desculpa por transformar o comentário em desabafo, mas sofri muito. E hoje sempre comento isso com o maior numero de pessoas que consigo para conscientiza-las. É um momento muito delicado. Beijos Silvia Melo

    ResponderExcluir
  9. Katia! Perfeito esse post!
    Tenho uma duvida, quando eu for amamentar, não quero ninguem alem de meu marido, meus pais, e alguma enfermeira no quarto, mas caso meu sogro estiver no quarto como faço para pedir para ele se retirar para eu poder ter esse momento?
    Acho tão chato quando vou fazer alguma visita no hospital e fica cheio de homens vendo a mãe amamentar.....
    Beijos em vc, Bruna e Manu!!!!! Lindas!
    Maria Clara

    ResponderExcluir
  10. Maria Clara, já converse sobre isso com o seu marido, e fale para ele que quando você for amamentar ele mesmo chama o pai e fala: Pai, vamos deixar a Clara tranquila para amamentar e vamos tomar um cafe?
    Quando fiz esse post nem cogitei em considerar que os homens ficariam no quarto na hora de amamentar, para mim isso tem que ser automatico, o homem tem que sair.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá, sou novata por aqui, mas achei seu post excelente e resilvi comentar. As dicas são ótimas,não vi nada de exagerado não viu. Super simples esses cuidados que todos deveríamos seguir ao visitar os pequenos e a novas mamães. Bjs e agora que conheci teu blog, estarei voltando sempre. Até mais

    ResponderExcluir
  12. Katia, td bem ? Concordo com vc em gênero, número e grau, tim tim por tim tim. Eu tb tive bebê por um acaso na sexta e meu marido saiu avisando para todo mundo. Só que tive uma hemorragia leve e fiquei 30 horas sem poder levantar. Mandei ele na hora ligar para todos e desmarcar e liberar a visita apenas no domingo. Mas não teve jeito, alguns sem noção vieram no sábado mesmo. Bjs Alessandra Nigro Abbud

    ResponderExcluir
  13. Concordo em tudo que disse. Quando meu filho nasceu, recebi apenas 70 pessoas em 2 dias de maternidade. Eram 10 da noite e ainda tinha gente no meu quarto! nunca mais!

    ResponderExcluir
  14. Menos mal que aqui em Londres nao tem essa coisa de virar quarto de maternidade em festa. ACho bem inconvineiente aquele monte de visitas q nao maioria estao ali de obrigacao.
    Acho q soh a familia proxima deveria visitar nas primeiras semanas , e depois sim receber quem realmente quiser conhecer.
    Enfim cada familia funciona de uma forma diferente, mas o mais importante eh a nova mamae e o bebe nao serem incomodados.
    Carol P
    www.motherlovedatabase.com

    ResponderExcluir
  15. Zero exagerado! Depois que tive filho entendi como visitas no primeiro mês são ruins. Eu hj sou daquelas que NÃO VISITO ANTES DO PRIMEIRO MÊS, é muita novidade, confusão, e as pessoas deveriam entender isso. bjs Carol

    ResponderExcluir
  16. Isso deveria ser quadrinho de porta de maternidade para as pessoas sem nocao, eu sofri muito, nos meus dois partos, e dificil fazer as pessoas entenderem, principalmente quem nao tem filho. Isso que no meu trabalho eu sai falando para todo mundo que depois de seis meses eu levaria no trabalho para todos conhecerem.rs (eram mais de 30 pessoas, aff). E sem falar que quando se faz cesarea nao se pode falar muito nas primeiras 24 hs apos o parto (acumulam gases) e as colicas soa terriveis, aff. Mae sofre mas passa.rs

    ResponderExcluir
  17. É exatamente isso...só acrescento que a mamãe não pode ficar tagarelando para não ter gazes, então é bom a visita não ficar puxando assunto. Outra coisa que acho delicado é a visita levar uma lembrancinha pra mãe, que pode ser por exemplo um biscoito ou algo do tipo! Ah, visita em casa tem que ser programada e rápida, para não atrapalhar a rotina do bebê!
    beijos

    Aline
    http://dapracopiar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Na minha próxima gravidez vou chegar no hospital e proibir visitas tamanho trauma que eu fiquei com meu primeiro filho, nem caberia aqui tudo o que aconteceu, o povo é muito sem noção.

    ResponderExcluir
  19. NAO LEVAR CRINAÇAS PEQUENAS PARA HOSPITAL EM HIPOTESE NENHUMA, MESMO QUE A MAE GENTILMENTE DIGA QUE NÃO TEM PROBLEMA..

    ResponderExcluir
  20. Excelentes dicas!!! Impressionante que todas passaram pelo mesmo "trauma"! Um casal de amigos ficou lá durante 2h e 30min!!!!!!! Eu estava caindo de sono, cheia de dor, querendo descansar enquanto meu bebê dormia e eles não iam embora de jeito algum!! É uma situação delicada porque todos que vão até você, são pessoas muito queridas, mas, se eu tiver um segundo filho, irei pedir que meu marido perca um pouco a educação e convide os exagerados a deixarem a nova mamãe descansar! Aff!!!

    ResponderExcluir
  21. Oi Kátia adoro seu blog estou sempre lendo seus posts, há três meses eu ganhei nenem e no dia que ganhei recebi 48 pessoas na maternidade. Eu acho que a mulher não tem descanso no pós parto. é muito cansativo.

    ResponderExcluir
  22. Post mto conveniente, deveria até virar anúncio na tv pra gente ter certeza que TODO MUNDO iria ver! Rs! Inclusive os familiares! Bjos! Raquel

    ResponderExcluir
  23. Coloca um botão pra gente poder compartilhar nas redes sociais por favor!

    ResponderExcluir
  24. Acho super cato visitas no hospital, recebi varias quando tinha acabado de ter nenen, na sexta feira tbm!
    Vc normalmente ainda esta sedada, e qualquer barulhinho lhe doi a cabeça, você não fica arrumada(na hora da dor, das colicas, das gases do pós parto) vc não lembra nem de se pentear, fica toda inchada, cheia de olheiras, é pessimo receber as visitas, é bom mesmo é em casa!

    ResponderExcluir
  25. To preocupada.. to gravida de gemeos e o quarto da maternidade é minusculo. Vai ter gente sem noçao que vai querer pegar na maozinha dos bebes.. eu mesma fui uma dessas pessoas.. eu nao sabia. Acho que vou colocar luvinhas neles. E na hora de amamentar.. vou expulsar todo mundo do quarto.. pq nao suporto a ideia de expor meus seios... só meu marido fica!!

    ResponderExcluir

 
Minhas diKAs Baby © Copyright 2011 | Design por Katia Ouang. Codificado por Delikka.