2a Gravidez - Conflito de Sentimentos


Acabei de completar 34 semanas. Agora falta apenas 1 mês para a Manu chegar.
Hoje vou falar um pouco sobre o que é a segunda gravidez e todo o mix de sentimentos que tenho vivido.
Definitivamente não sou a pessoa certa para falar sobre todo o universo lindo que envolvem esses mais de 9 meses de um bebê na barriga . Minha primeira gravidez não foi fácil. Tinha esperança que quando engravidasse de novo, seria diferente. Pois quem  já teve mais de um filho me garantiu que uma gestação nada tinha a ver com a outra.
E não tem mesmo. 
Dessa vez achei ainda mais difícil.
Eu tenho talvez alguns fatores que contribuem para isso, sou super pequena de altura e peso, e faço bebês enormes ( não me perguntem como!), incho demais a ponto de nada caber em mim e sofro muito com problemas nas costas. E dessa vez ainda tive o agravante do problema não ser apenas na cervical, e também no nervo ciático, que inflamou há mais de 2 meses e que me faz chorar de dor cada vez que sento ou levanto da cama ou cadeira. E essas ultimas semanas não consigo mais dormir direito e estou correndo contra o tempo para tentar terminar o quarto da Manu e deixar tudo organizado.
Somado a isso , o cansaço de levar uma gravidez com uma filha pequena em casa e que demanda toda a atenção do mundo.

Por outro lado, tudo que não acho graça na gravidez, tenho vivido com a Bruna os dias mais incríveis e felizes desde que me tornei mãe. Estou simplesmente apaixonada por essa fase que ela está, 1 ano e 9 meses. Ela interage, participa, se comunica e fala tudo da maneira mais engraçada e deliciosa que já vi. Cada minuto ao lado dela é uma injeção de felicidade que nada mais importa. E me disseram que só fica melhor daqui para frente.
Ela está super grudada em mim, já está sentindo que os dias dela como filha única estão terminando. E eu tenho tentado estar super presente, aproveitar o máximo que posso. Mas com esse barrigão e sem poder abaixar e levantar ou mesmo correr, jogar bola e brincar, acaba sendo mais complicado.
Meu médico me proibiu de pegá-la no colo. Mas dá para resistir à alguns minutinhos agarrada com a sua filhota ???
Penso na Bruna 24 horas por dia, e em como vou fazer para continuar dando a atenção que ela merece. Não quero que ela sofra e sim que a chegada da irmã seja um momento feliz. Mas quem tem filhos na idade dela sabe que não é bem assim que funciona.

Porém, graças a Bruna que essa gravidez passou rápido. Mal  tive tempo para pensar ou mesmo lembrar que estava grávida até a barriga começar a pesar efetivamente. Não é fácil gravidez com outro filho pequeno em casa, mas passa bem mais rápido, isso posso garantir. 

Pois ao contrário da primeira vez que você conta os dias para nascer e o tempo não passa, quando você menos esperar, já está a um passo de ter seu próximo bebê nos braços e nem  lembrar mais da gravidez.

E tem algo mais delicioso que ser mãe ?!

Peço a Deus todos os dias que me dê saúde para cuidar das minhas 2 filhas , e que a Manuela venha cheia de saúde para multiplicar esse  amor que eu sinto e que me inspira fazer esse blog com tanto carinho e dedicação.

Quem sabe no próximo vida de mãe eu já esteja com a minha pequena nos braços para apresentar a
vocês !!!

E se tiver alguma mãe grávida do segundo filho, vou ficar feliz se dividir conosco o que está sentindo nessa gestação.




| Categorias: ,

14 comentários:

  1. Oi Katia...Tambem estou gravida do meu segundo filho!!! Estou com 32 semanas e super ansiosa para a chegada hora de ter minha pequena nos braços...como vc disse tbm tenho aproveitado muito meu primeiro filho, ele bm esta super agarrado comigo!! Mas fico com aquela insegurança: e agora??? como é que vai ser?? são duas pessoinhas que irão depender de mim o resto da vida... será que vou dar conta de cuidar de dois??? será que vou conseguir dividir meu tempo sem que nenhum sofra??? São inumeros serás que passam na minha cabeça, mas qnd fecho os olhos penso que tudo vai dar certo, que vou conseguir!!!! Acho que essa inseguranca faz parte desse final de gravidez!!!! Espero que vc tenha uma boa hora e que dê tudo certo!!!!
    Bjs Luciana

    ResponderExcluir
  2. Oi Ka
    Tambem estou nessa,quase 37 semanas da segunda gestacao e uma filha linda e graciosa de 1 ano e 8 meses...Realmente achei a segunda gravidez mais dificil(cansaco,fiquei doente mais veces...),mas acho otimo q nossas folhas ganhem uma irmazinha nessa fase fofa q elas estao...talvez o ciume seja menor...E ja me avisaram q no caso de filhos 1+1 nao e igual a 2 kkkkk Forca!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu estou na minha primeira gravidez e meus sentimentos sobre a gravidez não mudam dos seus. Tive dificuldade para aceitar pois por mais que esteja casada não tinha pretensões de ser mãe agora e tive mais dificuldade ainda porque todos vinham e falavam pra mim que a gravidez é algo maravilhoso, um estado de graça e etc e eu me sentia muito culpada pois além de não aceitar bem a gravidez não achava nada de lindo nesse momento.
    Como achar lindo os momentos de enjôos, vômitos, cólicas... Isso é algo inconcebível para mim.

    ResponderExcluir
  4. Ka, ainda nao estou barriguda, mas sinto mta medo de nao amar meu filho com a mesma loucura que amo a Duda, e de deixar alguns dos 2 de lado.......
    Xoxo

    ResponderExcluir
  5. Também estou grávida de 34 semanas do meu segundo filho. O meu mais velho tem 5 anos e, por enquanto, tem curtido demais a minha gravidez e a expectativa de ganhar um irmãozinho! De fato, embora eu esteja curtindo muito mais, essa minha segunda gravidez tem sido mais complicada do q a primeira pois tive mais intercorrências (contrações, envelhecimento de placenta e repouso antecipado). Em compensação o repouso tem me deixado curtir cada momento com meu filho mais velho e aproveitar p tentar descansar antes de assumir a fase punk de cuidar do bebê (com meu mais velho os primeiros meses foram bem traumáticos). Antes dessas intercorrências surgirem, devo confessar q essa gravidez estava sendo muito mais tranqüila do q a primeira e eu estava curtindo muito mais! Agora, estou a expectativa da chegada do pequeno e tentando imaginar como poderei amar tanto uma outra pessoa como eu amo o meu filho... Beijo e boa hora p vc tb!

    ResponderExcluir
  6. Meninas, adoro ver vocês falando da segunda gravidez!!! Estou na primeira gravidez e com 25 semanas. Até agora está tudo ok, apesar de ter um mioma (fora do utero) que cresce com a gravidez!!! meu pequeno está com 30cm e 800kg e o mioma tem 15cm. O mioma não está interferindo em nada na gravidez, exceto o fato de estar ocupando muito espaço e deixando minha barriga maior do que deveria. A única coisa que me aflige é a dúvida em tirar ou não esse mioma na cesária. Meu atual obstetra disse que se houver condições ele retira o mioma na cesária. E ele se mostra muito tranquilo quanto à isso. Ocorre que antes dele fui em outros dois obstetras que disseram que não retirariam o mioma na cesária, pois há risco de sangramento. Todos os ecografistas são contra e eu fico naquele dilema: deixo o meu obstetra avaliar na hora se dá pra tirar ou não, ou se já falo para ele que não quero tirar. Será que alguma de vocês tem alguma experiência nesse sentido para me ajudar? Obrigada. Joyce.

    ResponderExcluir
  7. Oi katia, sempre leio o blog, mas ainda nao tinha comentado. Mas como acho muito valido essas trocas de experiencias, resolvi comentar. Tenho uma filha de 2 anos e 2 meses e estou gravida de 27 semanas de um menino, é engraçado como achamos que só nós temos determinadas dúvidas, inseguranças, que com certeza aquela outra gravida nao deve sentir isso ou aquilo, mas sinto quase as mesmas coisas, será que vou conseguir dar conta dos 2, e como ficará a minha filha, que vai entrar no colegio mes que vem, será que vai achar que a coloquei no colegio por causa do irmao, será que vou amar tanto meu filho quanto amo minha filha, nossa é tanto sentimento diferente, fora todas as coisas que temos que fazer, cuidar da casa, filha, marido, os preparativos para a chegada do baby, parece que está sempre faltando tempo!! Pelo menos tanto a 1a gravidez, quanto a 2a até agora, tem sido bem tranquilas, nao tive enjoos, vomitos ... só tive um pouco de dor na lombar e uma infeccao urinaria, que logo foi tratada.
    Bom, mas somos mulheres, é impressionante como conseguimos fazer td ao mesmo tempo e resolver td sempre, mesmo que seja aos 45 do segundo tempo, no final da td certo!!!
    Desejo a vc um otimo parto, que Deus lhe acompanhe, muita saude para vc e sua familia!
    Bjos
    Luana

    ResponderExcluir
  8. Eu tb estou na minha segunda gestação, mas estou apenas de 8 semanas, o sentimento que fica é: Serei capaz de amar essa criança como amo o meu filho? Falando em voz alta parece até meio banal, mas esse sentimento tem me acompanhado desde que descobri a gravidez.
    Bjs, Aline

    ResponderExcluir
  9. Meninas, super obrigado pelos comentarios e por dividirem suas experiencias!
    Joyce, acho que a questão do seu mioma é algo que seu médico tem que passar segurança. Se voce esta na duvida, procure mais alguma opinião. Com saúde nao se brinca né??? No final dará tudo certo!
    Beijao

    ResponderExcluir
  10. Olá Mamãe de segunda viagem! Tbm estou passando pela mesma experiência e no mesmo tempo que você. Daqui um mês o Gustavo deve chegar. Tenho um filhote de 7 anos, carinhosíssimo que já era grudado em mim, mas agora ele colocou de tal forma e com tantas declarações que não cabem dentro do meu coração. Está sendo maravilhoso. Como essa segunda gestação está sendo fácil e vou te contar que bem parecida com a primeira, então dá vontade de tentar mais um baby pra renascer a esperança de vir uma menina heheh, sonho meu e do meu marido principalmente. Quem sabe né!
    Bom, é isso, na vida posso garantir que não há nada melhor do que ser mãe!
    beijos e mais beijos, Heloísa, mãe do Caio Levi e do Gustavo que vem aí...

    ResponderExcluir
  11. Oi Katia, acompanho seu blog há algum tempo, mas nunca comentei. Estou na minha segunda gravidez, com 26 semanas e tenho um filho de 6 anos. Acho que tá bem mais complicada, essa segunda gestação, primeiro pq desenvolvi diabetes gestacional, apesar de não estar muito acima do peso, eu já tinha intolerância a insulina antes de engravidar, e como tive que parar de tomar o remédio na gravidez, a diabetes foi inevitável. Trabalho fora o dia inteiro (sou advogada), chego em casa bem tarde e bem cansada, e meu filho, que já tem uma noção maior do que está por vir, me cobra muito. Tem sido bem estafante. Eu, que tive uma primeira gestação deliciosa, sem intercorrência alguma, estou esgotada aos 6 meses da segunda. Choro todos os dias, e o pior, nem sei pq. Mas sei que o dia que minha Marina nascer, tudo isso acaba e seremos uma família tranquila. Boa sorte pra vc e um beijo. Raphaela

    ResponderExcluir
  12. Oi Katia, eu até comecei a seguir o seu blog pelas coincidências... Tenho uma filha de 2 anos e vem vindo outra menina (estou com 31 semanas). A dor nas costas chegou por aqui tb e tenho o agravante de trabalhar mais de 8 horas sentada por dia. O fato de ter uma pequena que depende da gente, cansa muito mais mesmo. Não sei se já é ciúmes ou da fase mesmo, mas a minha filha só quer que eu faça as coisas para ela (dar banho, trocar a roupa, limpá-la no banheiro) e nao estou dando conta. Meu marido ajuda pra caramba, mas ela chora, falta quase vomitar pq nao quer q ele ou outra pessoa a ajude. E para completar estou gripada essa semana e nao tenho vontade de fazer nada. O negócio é pensar que essa fase vai passar rápido... beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi Kátia!adoro seu site! Parabéns pela segunda gravidez.Eu fui mãe pela primeira vez aos 17 anos. Hoje a Gabriela está com 14 anos e o Francisco com 5 meses. Minha primeira gravidez foi difícil, adolescente, estudando,sem apoio. Fui uma ótima mãe, amamentei a Gabriela até o oitavo mês, dei muita atenção, casei, ela veio morar comigo e com meu marido e essa segunda gravidez foi maravilhosa, mas madura, mais tranquila, meu parto deu tudo certo. Quando eu ainda estava grávida procurar dar mais atenção pra Gabriela, adolescente sente muito e percebi que quando o Francisco nasceu, ela ficou enciumada da minha atenção com ele. Como mãe, nós nos sentimos culpadas, no começo é dificil dar atenção!! Mas tudo passa, tem umas coisas muito engraçadas, como eu estar amamentando o Francisco e ela ao mesmo tempo estar me monstrando no celular mensagens de amigas e pedindo conselhos!!

    ResponderExcluir
  14. oi katia
    tbm estou na 2a gravidez, com 37 sem !!
    tenho um filho q este mes completara 2 anos !
    e alem de estar sentindo mtaaaas dores (lombar, barriga, pernas), nao durmo quase nada de madrugada, enfim, esta 2a gravidez esta beem mais cansativa do q a 1a !! normal pelo fato de eu cuidar do meu outro filhote ne !!
    mas o q mais pega pra mim, eh o medo do meu filho sentir ciumes, de se sentir de lado !! estou mt angustiada com isso !! acho q na cabecinha deles deve ser beeem dificil !! =/
    mas espero q a gente saiba contornar as situacoes q aparecerem e q nossos primogenitos nao se sintam abandonados ou menos amados NUUUNCA !! mt boa sorte pra vc !! acompanho sempre o blog mas nunca havia comentado !!
    beijooos

    ResponderExcluir

 
Minhas diKAs Baby © Copyright 2011 | Design por Katia Ouang. Codificado por Delikka.