Roupas RN, comprar ou não?



Uma das perguntas que mais recebo por email é:  
Devo comprar roupinhas tamanho RN ( recém-nascido)? Qual a quantidade?

Essa é realmente uma questão relativa, pois na prática falta não vai fazer. 

Na pior das hipóteses se seu bebê nascer muito pequeno, ou prematuro, vai usar as roupas grandes por um tempinho. Ou você pode pedir para alguém comprar algumas peças menores. Mas nenhum exagero em quantidade.
Já se o seu bebê nascer grande, digo acima de 3,8 kg, ele provavelmente não vai usar o tamanho RN.
Só que isso não temos como prever, pois as roupinhas de maternidade e enxoval compramos bem antes do nascimento. E mesmo hoje com todos os recursos e tecnologia , os exames ainda erram com uma margem grande o tamanho do bebê. A Bruna nasceu com 600 gramas a mais do que o previsto pelo ultrassom feito no dia anterior ao parto. E 600gramas para um bebê fazem muita diferença !!!

Baseado no tamanho dela no nascimento; 3,930 kg e 52 cm , posso dizer que todas as roupas de maternidade ficaram bem certinhas e 20 dias depois já  não cabiam mais. Pois mandei fazer PP, e não P.
Quando montei o enxoval em NY, comprei alguns itens RN ou NB ( newborn) e os únicos que serviram nela foram os da Carters. Mesmo ela sendo enorme, usou até ter uns 40 dias. Pois as roupinhas esticam bem tanto na largura, quanto no comprimento. Por isso se você for viajar, só compre o RN da Carters.

Então a minha dica é a seguinte; vamos considerar que se seu bebê nascer com um tamanho normal, nem muito pequeno, nem muito grande, a média de tempo que ele usará o tamanho RN será de 1 a 2 meses no máximo. Isso se o RN for da Carters . Se for nacional, será menos tempo com certeza.

Considere que você já terá no mínimo 4 conjuntinhos de maternidade completos tamanho RN, que são peças em tricot ou lã e mais arrumadinhas, com o body combinando por baixo e a calça com pé. Então compre no máximo uns 2 ou 3 macacões de um tecido mais leve que você possa usar com os bodies da maternidade por baixo. No total você terá umas 7 ou 8 opções de roupa, o que é mais do que suficiente nessa fase.

O mesmo vale para fraldas tamanho RN. Tenha 1 ou 2 pacotes em casa no máximo, isso para quando o bebê chegar em casa. Pois se ele tiver mais de 3,5 kgs já poderá usar a fralda P pois a PP vai vazar.

E se vale uma ultima dica, não fique com dó de usar as roupinha mais bacanas mesmo que seja para ficar em casa, pois em um piscar de olhos elas não servirão mais e você se arrependerá de não ter usado !


| Categorias: ,

15 comentários:

  1. A pampers para Rn vai até 4,5kg, gostei muito, nao vazou! Recomendo pelo menos um pacotinho ;)

    ResponderExcluir
  2. Sim! Meu filho nasceu com 3.1k e so usa rn algumas roupas daqui inclusive estao grandes nele e as calcas q comprei nos EUA tb estao grandes. As roupas da Carter's tb sao as mais seguras de comprat na minha opiniao mas eu compraria mais. Menino qdo vai trocar a fralda quase sempre faz xixi para o alto e se molha todo entao gasta-se muita roupa.

    ResponderExcluir
  3. RN até 2 meses?? Minha filho está com 70 dias e as roupinhas da carters de 3 meses não servem mais!!! RN ele usou 2 semanas e olha q ele nem nasceu grande... 3200g e 48 cm!!

    ResponderExcluir
  4. Então, 2 meses é o maximo para um bebê pequeno. Como disse no post, um bebê grande é capaz de nem usar, e um bebê normal usará por alguns dias.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. No meu caso, RN acabei usando bastante porque meu bb foi prematuro e saiu da maternidade com 2,5kg...mas, se não fosse isso teria perdido rapidamente ou nem teria usado...quem optar por comprar RN, que seja em pouquissima quantidade. Pois, a probabilidade de nascer com menos de 3kd é pequena.

    ResponderExcluir
  6. Meninas, alguém pode me tirar uma dúvida: tem roupinhas com a identificação RN, outras com tam P. Vcs sabem qual é a menor?????
    Obrigada,
    Ass. Ana Paula Campos

    ResponderExcluir
  7. RN é recem nascido ! e P é o proximo tamanho, de 0 a 3 meses

    ResponderExcluir
  8. Valeu Katia!!!! Tô tentando engravidar e tenho uma viagem marcada para os EUA, daí queria adiantar algumas coisas de bebê por lá. Comprando roupas online me deparei com RN e P... Parabéns pelo blog (AMOOOOO)!!!!
    Ass. Ana Paula Campos

    ResponderExcluir
  9. Alguém poderia me dar alguma sugestação de sites confiáveis para compras de roupinhas e enxoval??Pode ser tanto para produtos nacionais ou importados...

    ResponderExcluir
  10. Janaina, voce ja viu na Boniticos como tem opção bacana?

    ResponderExcluir
  11. Fiz o enxoval do meu bebe em orlando e trouxe muita roupinha da cartes, rn trouxe 6 de cada(macacao, conjunto,body e calcas)!! E super deu!! Lavou,secou,usou... Tem que ser assim pq eles crescen rapido demais!! Meu bbe nasceu com 3,6 e com 1 mes pesou 4,3kg e agora que as Rn estão ficando pequenas e como a Katia falou..no comprimento das perninhas e nos bracinhos,pq na largura ainda dá. Acho q semana que vem devo colocar as 0a3 que trouxe!!!
    Sobre as fraldinhas eu estava usando a Rn da turma da Mônica mais vazava muito dai até semana passada estava usando a Rn da pampers!! Hj o Davi com 6 semana já usa tamanho p e optei pela pampers noite e dia, nunca vazou!!
    Bjo
    Gabriela

    ResponderExcluir
  12. Oi!

    Também comprei alguns itens da Carters RN, cerca de uns 5 bodies, 5 macacões e 1 conjuntinho de agasalho.

    Hoje fiz um ultrasson e ele tá grandão, tava pensando se troco algumas peças pelo 3m... Você disse que sua bebê nasceu com 3,9kg e 52 cm, ela usou quais itens até 40 dias? Body ou macacão? Pergunto pois os bodies parecem esticar mais mesmo.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  13. Natali, os bodies esticam mesmo, mas acho que no maximo 1 mes e meio, nao mais que isso...os macacões perde antes...
    Beijao

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, Kátia!!

    Estou grávida de 4 meses e com viagem marcada para o dia 27 deste mês, rumo a Orlando e Miami, onde farei o enxoval do PEDRO!
    Estou com certa dificuldade em distinguir os tamanhos, pois cada lugar etiqueta a roupa de um jeito. Por exemplo, P corresponde ao tamanho de 0 a 3 meses, certo? M de 3 a 6, e G de 6 a 9... É isso? Faço essa pergunta, pois já ganhei algumas roupinhas de presente (de lojas variadas aqui no BR), e às vezes não consigo distinguir bem os tamanhos. Tem P que é nitidamente um RN! Por outro lado, ganhei uns 3 macacões RN, que tenho certeza que ficarão enooormes e que o tamanho parece de 0 a 3 meses, ou mais!
    Como estou querendo descontar esses presentes da quantidade total que pretendo comprar lá nos EUA, evitando assim pecar com o excesso, estou quebrando a cabeça! HELP ME!! Rsrs... Beijos!

    ResponderExcluir

 
Minhas diKAs Baby © Copyright 2011 | Design por Katia Ouang. Codificado por Delikka.