Como lavar as roupinhas do bebê !


Uma das dúvidas que mais surgem nas mamães de primeira viagem é,  como lavar as roupas dos recém nascidos.


Eu sou péssima dona de casa, vocês que segem o blog há tempos podem reparar que raramente dou dicas de como tirar manchas, fazer papinhas, limpar brinquedos...
Mas antes da Bruna nascer me informei bastante sobre os cuidados com as roupas nos primeiros meses e eu mesma lavei tudo da maternidade na mão.
É de fato trabalhoso, mas muito importante para a saúde do bebê.  Lavar as roupinhas corretamente e com o produto certo evita que o bebê tenha alergias respiratórias ou de pele. Pois um cheiro muito forte ou resto de produto mal tirado da roupinha, pode sim causar alguns problemas aos bebês mais sensíveis.
Roupa de bebê tem que ser limpa , e não cheirosa. 
Por isso nada de amaciantes, alvejantes ou produtos com cheiro. Sabão em pó mesmo que em versões baby, também não são indicados pois as partículas não saem tão facil da roupa como na versão líquida.


O ideal é lavar apenas com sabão neutro ou sabão de côco , que você pode encontrar na versão em barra ou líquido, e já começar esse processo a partir do 7o mes de gestação. Pois não são apenas as roupinhas para lavar e sim lençóis, mantas, protetor de carrinho, fraldas e cueiros. Por isso faça em etapas e vá guardando tudo que já estiver limpo em gavetas préviamente higienizadas com álcool ou saquinhos plásticos, tipo envelope de roupa. 


As roupinhas de maternidade como na maioria das vezes são de tricot, aproveite os dias ensolarados para lavar à mão e deixar secar naturalmente. Pois não é bom a roupinha ficar úmida no varal por vários dias.


Também não tem nenhum problema lavar e secar na máquina roupinhas que não estraguem. É só limpar bem a máquina antes da lavagem e separar as roupinhas do bebê do restante da casa. As roupinhas americanas, até mesmo as mais delicadas, resistem super bem à lavagem e secagem em máquinas sem perder a qualidade ou encolher. Fiz esse teste na Bruna pois todas as peças que eu trouxe dos EUA estão intactas e só foram lavadas à maquina. As roupinhas nacionais perderam a cor e muitas diminuiram muito de tamanho.


Agumas pessoas mais neuróticas com higiene costumam fazer o último enxague com água e álcool. Mas já foi comprovado que ao passar a roupinha com ferro, a alta temperatura consegue matar fungos e bactérias que tenham restado da lavagem.


Agora que já deixei minha dica,  vou correr contra o tempo e aproveitar esses dias de sol pois estou lavando as roupinhas de maternidade da Manuela só agora !!!


E vocês, tem alguma dica ou produto que 
costumam usar nessa fase incial do bebê ???



| Categorias:

10 comentários:

  1. Meu preferido é o Ola bebê, o amarelinho. E lavei tuuudo a máquina por aqui, nada de lavar a mão, rs.

    ResponderExcluir
  2. Eu usei nas roupinhas da minha primeira filha, o sabao liquido e o amaciante Vida Macia, sao proprios para criança e por mais perfumados que sejam, ela pelo menos nao apresentou nenhuma alergia, aqui em Manaus é um pouco dificil de achar, qd acaba sempre peço pela internet!! Ja fiz um estoque novamente aqui, pois como agora está vindo outro, td em dobro :) Bjos

    ResponderExcluir
  3. Gosto do Olá Baby e do Roma liquido!Bjs,Marcela

    ResponderExcluir
  4. Meninas, esse olá baby a gente encontra em supermercado?

    ResponderExcluir
  5. Oi Katia,
    Lavei tudo à mão com o Roma coco, e depois tudo foi passado à ferro pra eliminar as bactérias. Até os 5/6 meses não devemos usar qualquer amaciante nas roupinhas de bebê.
    Bju
    Lara

    ResponderExcluir
  6. eu estou usando o Ola bebê amarelinho, ma estou neurótica ... tá cheirando, será que tenho que lavar novamente? Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ligia, até onde eu sei, o Ola Bebe não é sabão de coco liquido, ele é indicado um pouco mais para frente, acredito que após os 6 meses. Eu trocaria por outro. Eu adoro o Roma liquido, mas ele é mais caro. Uma ótima opção e que foi a que mais usei é o Mon Bijou Côco Liquido. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Katia, o Ola Bebê é neutro, pode ser usado desde RN sim. Quando as roupas secam, ficam com um pouco de cheiro dele, mas quando passo, o cheiro todo some...

    ResponderExcluir
  9. Obrigada meninas!! E agora j;a lavei tudo com ola... vou comprar outro e mudo conforme for lavando outras roupas novinhas. Já sou mãe, mas fiz isso há oito anos atrás.. esqueci tudo!!!
    Alguém já usou Ola e houve algum problema de alergia??

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, meninas eu uso o Ola rosa e nunca tive problemas...meu bebe esta com 4 meses. Bjs

    ResponderExcluir

 
Minhas diKAs Baby © Copyright 2011 | Design por Katia Ouang. Codificado por Delikka.