Entrevista Mamãe Blogueira - Miriam Wu - Blog Tips for Mommy

A Miriam é mamãe da Victoria e escreve o blog Tips for Mommy, que assim como o Minhas Dikas, passa várias experiências e dicas reais de produtos bacanas para mães e bebês.
Há poucos meses se mudou para Miami e hoje conta para nós como foi a experiência de trocar de país com um bebê pequeno e como é ficar longe da família e da estrutura que tinha no Brasil.
Além disso indica aqui vários programas e produtos que ela descobriu em Miami e que recomenda para quem tem filhos.


Nome: Miriam Wu Farhat
Idade: 33 anos
•         Profissao: Publicitária e Arquiteta de formação; Mãe ; e agora "Blogueira"
•         Nome e idade dos filhos: Victoria (sem acento mesmo) 1 ano e 3 meses
•         Tempo que mora em Miami: 5 meses

Como começou o blog ? Comecei o TFM, logo depois do nascimento da Victoria...uns 40 dias depois, se não me engano. Desde a minha gestação, tinha em mente tirar um período sabático, para me dedicar inteiramente à chegada da minha filha em minha vida. E foi exatamente isso que fiz com a sua chegada. Ficando tanto tempo em casa... ( e para quem sempre trabalhou fora, o tempo em casa - pode acabar sendo tedioso) surgiu a idéia de escrever um blog para compartilhar e também aprender com outras mães, dicas sobre o universo infantil.

Vem ao Brasil com freqüência?? Ainda não sei responder essa pergunta ao certo. Não sei dizer, com que freqüência serão as minhas idas ao Brasil. Com tantas mudanças e adaptações, ainda não entrei em uma "rotina" por aqui. Por exemplo, nós nos mudamos há 5 meses, e neste meio tempo, tive que voltar as pressas ao Brasil para resolver assuntos pendentes, como por exemplo: o fechamento e desligamento da minha antiga base em SP. (Com isso, acabei ficando no Brasil por 40 dias)  Ainda não me decidi se volto para o Brasil este ano ainda.  Mas de qualquer modo, eu acredito, que eu acabe indo para o Brasil ao menos umas 2 ou 3 vezes por ano.  Pra mim, é muito importante que a Victoria se mantenha conectada ao seu país, à sua cultura e principalmente aos seus familiares....quero que a Victoria esteja sempre em contato com os avós maternos e paternos, primos/primas e tios/tias.

Qual foi a maior mudança que você sentiu quando trocou SP por Miami?  Foram algumas mudanças...
Mas com certeza, a questão da segurança foi a maior de todas. Estamos tão acostumadas a sermos "prisioneiros",(quando uso a palavra prisioneiros - refiro ao medo de ser assaltados, "prisioneiros do medo") que quando chegamos à um país, aonde você sabe que não será abordado de uma forma violenta, você se sente uma pessoa (verdadeiramente) livre. É uma sensação de "liberdade" !
A tranqüilidade que tenho em andar nas ruas com a Victoria, é inpagável. Hoje tenho uma qualidade de vida, que eu sempre sonhei para a minha família ....

Como funcionam as consultas com os pediatras? Eles são atenciosos e disponíveis para contato igual ao Brasil ??
Levei a Victoria uma única vez ao médico aqui - isso aconteceu logo que chegamos. Agendei uma consulta, mais a título de querer conhecer o médico mesmo.
Tivemos muita sorte em ter recebido desde o início, uma boa indicação de pediatra por aqui (indicação vinda de amigos que já viviam por aqui). Fora isso, o fato do pediatra também ser  brasileiro, fez toda uma diferença.
Isso me tranqüilizou muito, porque sendo um, sabe bem como são nossos costumes - e também do modo, que gostamos de sermos atendidos. Então, acabou não podendo ser melhor!
Ele é extremamente atencioso. E nos deu, desde o início todos os seus telefones onde eu poderia encontra-lo (a hora que fosse) Inclusive me deu, todos os seus telefones pessoais.
Mas sei que isso, não é uma regra nos USA, e sim, uma exceção.

Como nos EUA não existe tanta variação de frutas e verduras frescas como aqui, como são preparadas as papinhas e sucos? Voces costumam comprar pronto ? Orgânicos?
Nós brasileiros nos alimentamos muito bem, temos fácil acesso à frutas e legumes. Todos deliciosos e super frescos. Senti bastante essa diferença/mudança nesta nossa adaptação alimentar.
Minha mesa, perdeu consideravelmente o colorido que costumavamos ter no Brasil.
Aqui eles respeitam muito as frutas da estação. No Brasil, mesmo que não seja a estação da fruta "x", você ainda consegue encontra-la. Aqui, isso não existe.
Aprendi a comer o que eles tem de melhor por aqui.....
Hoje em dia, sinto que já estou mais adaptada - tanto que nem sinto mais tanta falta da variedade.
Nunca comprei alimentos industrializados, eu mesma preparo todas as refeições de casa. Comemos sempre  produtos frescos e orgânicos. Faço questão de alimentos nutritivos e saudáveis em nossa mesa.
Acho importante educar a Victoria desde cedo, a se alimentar de forma saudável.
Carnes, peixes,frango, legumes, folhas, e frutos são sempre bem vindos aqui em casa.
Praticamente tudo igual ao que era no Brasil, a diferença fica por conta da diversificação dos produtos e também a mudança incontestável dos sabores.

Como foi sua adaptação longe da sua família e sem a estrutura de empregados ou babás que temos por aqui?
Moro longe da minha família há anos....sou natural de Curitiba-PR; e morava já há 9 anos em SP. Sempre morei sozinha, então já estava mais do que habituada a não estar sempre na companhia dos meus pais e irmãos - só ficavámos juntos nos feriados e nas datas especiais. Mas mesmo assim, quando surgiu a oportunidade de nos mudarmos para cá, (um outro país)...todos sentiram bastante. O fato de ser um outro país, faz com que tudo ganhe uma amplitude muito maior. A saudades fica GIGANTE, e para suprir ela....faço uso de todas as ferramentas que a tecnologia me permite:  Facetime ,skype ,e horas de celular (risos)
Quanto a questão de funcionários, senti um pouco no início, não posso negar.
O fato de ter que cuidar/carregar tudo relacionada à casa, e juntamente com isso cuidar sozinha de uma bebê é bem cansativo. Mas, me organizo muito pra conseguir otimizar o tempo. Sem falsidade alguma, acho que o segredo é  fazer tudo com muito carinho, e fazer feliz. Assim, a energia flui e no fim, você consegue fazer as coisas sem torna-las um fardo. Não vou dizer, que é uma tarefa fácil....porque não é!
O que pesou para mim, é eu mesma ter que cuidar da casa - tarefas das quais eu contava com a ajuda da minha ex-funcionária no Brasil todos os dias, eu acabei assumindo por aqui.
Quanto aos cuidados da Victoria, não senti...porque desde que ela nasceu, sempre cuidei dela eu mesma.
Mas costumo dizer , que nós mulheres somos capazes de fazer tudo que precisamos e ainda mais um pouco!

Qual a importância da ajuda do marido estando longe? Ele fica muito tempo fora de casa?
Eu diria que fundamental. Bem ou mal, acaba sendo uma grande mudança para todos. Então ter um marido aonde você possa contar com o apoio e também com o seu suporte emocional, torna todo o processo mais fácil.
Felizmente, meu marido é um super companheiro, um pai muito presente, e extremamente amoroso e atencioso com a Victoria.
Ele me ajuda bastante com ela, principalmente à noite - depois do seu trabalho. Enquanto eu preparo o jantar, (muitas vezes) é ele quem dá o banho na pequena.

Como esta conciliando os filhos com cuidar da casa. Consegue  nessa fase tempo para atualizar o blog ?
Sinceramente....não sei. Como havia dito anteriormente, acho que o grande segredo é você se organizar bem.
Planejo semana a semana os cardápios aqui de casa (almoço e jantar) ; faço uma programação das roupas que devem ser lavadas - quando, e como. Tenho dias pré-estabelecidos para fazer as compras do supermercado....
Enfim, vou me organizando e no meio disso tudo, vou cuidando das necessidades da Victoria também. Me sinto fazendo malabares diariamente. (risos)
Atualizar hoje TFM, já não tem sido uma tarefa tão mais fácil. Mas tento dar o meu melhor as minhas leitoras ( é mínimo que posso fazer, recebendo tanto carinho delas diariamente. São leitoras fiéis, que me acompanham e torcem por mim, então merecem o que eu possa lhes dar de melhor também)....para isso, conto muitas vezes, com o silêncio da madrugada para escrever e pesquisar.
Mas, confesso que não tem sido nada fácil.

O que você sente falta na vida do Brasil , e o que você não sente.
Sinto muita falta da família e dos amigos - deles infelizmente, não poderem estar sempre por perto. Quanto as coisas que eu não sinto falta....Awnnnn.....são tantas (risos) - mas se for para citar as principais seria com certeza, a violência, a falta de tempo, e a falta de respeito ao consumidor - os preços absurdos das coisas/produtos no Brasil.

Cite uma dica de 3 passeios para fazer com bebês e crianças pequenas em Miami.
São vários - acho que depende muito da idade da criança.
Se for bebê, acho bacana os parquinhos públicos - tem um que eu acho uma delícia, porque ele tem um gramadão gostoso,onde você pode estender uma canga e deixar o bebê brincando à vontade. Esse parque é o  South Point Park - já falei dele no blog.
Também acho o parquinho da Brickell Key muito gostoso. Vai entrando o fim de tarde....e o parquinho fica recheado de carrinhos...com as mamães e seus bebês. Apesar desse parquinho ficar dentro do condomínio da Brickell Key, ele é aberto para todos.
Já para as crianças maiores, recomendo passeios como : Miami Seaquarium (não é tão grande e nem tem a mesma infra estrutura que o Sea World de Orlando, mas é muito gostoso assistir aos shows - e lá também existe a possibilidade de agendar uma hora marcada de entrar na piscina com os golfinhos.
Tem o Miami Metro Zoo, que é um zoológico aonde você aluga uma bicicleta-carrinho e sai pedalando pelo zoológico. (Acho este passeio bem gostoso de se fazer com crianças que já tem familiaridade com os animais. É gostoso eles reconhecerem os animais que até então, só tinham visto em livros)
E uma outra opção de bom passeio, é o Miami Children's Museum - que é um museu destinada as crianças. Ele é bem colorido, instrutivo e divertido. Mostra o que é um supermercado (como ele funciona), mostra como é o Porto de Miami (explica para as crianças, como é feito um carregamento e também toda a tramite de um porto). Enfim, mostra "N" situações do nosso cotidiano de uma maneira bem explicativa para as crianças.
E por fim... tem sempre a praia. Que é sempre uma boa diversão para os pequenos.

O que você reparou que é “febre” por aí e todas mães com bebês tem?
 Puxa, aqui nos USA não senti ainda, um produto "x" que seja aquela febre generalizada como costuma ser/ter no Brasil. As pessoas consomem muito de tudo por aqui. Tem produtos para todos os gostos, bolsos, e necessidades.
Mas teve um brinquedo ano passado, que eu posso até me atrever em dizer que foi uma "febre" -  São pequenos ratinhos (falei sobre eles no blog recentemente) - que custam em torno de $ 8 -10. Mas a febre foi tanta - que no Natal do ano passado, esgotou os tais ratinhos. Tinha tantos pais desesperados em comprar estes ratinhos para os seus filhos,que alguns deles pagaram até $100 por cada um. Isso foi até comentado em noticiários locais (risos)

Qual o carrinho que você usa? Era o mesmo que usava no Brasil?
Eu uso o Maclaren Quest. No Brasil, eu usava o Bugaboo Frog.

Uma dica de produtos que descobriu por aí  e que tenham sido úteis para a sua filha
Puxa, tem tantos produtos....vou colocando todos no blog - sem exceção. Compartilho com todas as mamães, todas as minhas descobertas da babylândia. Desde as coisinhas mais bobas até aos acessórios mais complexos.

Cite algumas lojas de roupas infantis ( fora do circuito padrão de enxoval) que você goste
Vou ter que confessar, que sou bastante tradicional neste quesito...não costumo sair para comprar muito fora do "circuito padrão". Mas, desde que cheguei aqui, tem duas ou três novas lojas que também passei a freqüentar/comprar.
Benetton Kids - que considero estar na mesma categoria que a tradicional GAP. Tem roupinhas lindas, para bebês e crianças.
Descobri a 100% Lino - uma loja para adultos, que tem uma linha destinada a crianças. As roupas são lindas, super bem acabadas e de uma qualidade impecável.
a loja Splendid tem uma roupas super fofas e confortáveis - muito boa opção para aquelas mamães que gostam de vestir as filhas como elas. Mas, esta última opção é para crianças já maiores - acima dos 3 anos.

Como é a sua rotina com ela?
Minha rotina, é uma rotina sem horários rigorosos. Costumo fazer sempre as mesmas coisas, mas com tantas mudanças...a Victoria acabou não tendo um horário certo para tudo.
Geralmente fazemos as mesmas coisas - mas, nem sempre os horários são pontuais como eram quando ela era menor. Existe uma pequena variação de horários.
A Victoria acorda tarde (lá pelas 9 - 9:30 da manhã), faço a mamadeira dela...ela geralmente toma a mamadeira comigo, sentada no sofá....sempre assistindo algum episódio do Pocoyo ou qualquer outro desenho que ela goste. Depois disso, brinco um pouco com ela - até eu conseguir "fugir" e correr para cozinha, para já deixar semi-preparado (lavar e cortar os alimentos) do almoço dela.
Geralmente dou uma volta pelo condomínio com a Victoria, e na volta para casa, já preparo o almoço e sirvo à ela.
Logo depois, já é a hora do cochilo da tarde dela....faço então ela dormir. Durante o tempo de sono dela (que costuma ser de 40 min à 1 hora no máximo) aproveito para fazer as coisas de casa.
Quando ela acorda, dependendo do dia - vamos ao supermercado juntas.
Final de tarde, geralmente estamos no parquinho ou na piscina. Voltamos para casa de novo, nesta hora meu marido já deve ter chegado em casa - então ele dá o banho nela, enquanto eu preparo o jantar.
Sirvo o jantar lá pelas 19 - 20 hrs, então ela janta. Brinca com o papai, toma a última mamadeira do dia...conto alguma histórinha para ela.....e ela finalmente adormece. ( Isso, já é tarde - por volta das 23horas)
*Victoria dorme tarde (sempre foi assim, desde que nasceu! Já tentei de tudo....livros e mais livros a respeito. Hoje aceito isso mais na boa, acabei respeitando os horários dela - mas, seria uma benção se ela dormisse mais cedo! Acredito que eu teria mais tempo para mim.)

Pretende ter mais filhos? Sim, gostaria muito de ter mais um....quem sabe logo mais. (risos)

O que o blog trouxe de bom para a sua vida ??
Puxa....tantas coisas. Mas acho que o principal, certamente, são as leitoras que passam a ser grandes amigas virtualmente ou ocasionalmete pessoalmente. Mulheres, das quais, mesmo eu não as conhecendo "ao vivo", me emocionam com suas histórias, carinho e confiança.

Ser Mãe é: ...se sentir abençoada por ter recebido do Senhor o privilégio de tomar conta de um pequeno ser. Ser mãe...é ser mãe para sempre !


| Categorias:

17 comentários:

  1. Adoro o Tips for Mommy!Todo dia vou lá dar uma olhadinha!
    Bjs, Marcela

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post!! Os dois blogs que mais gosto interagindo!! Vcs estão realmente de parabéns! Os conteúdos são sempre de ótima qualidade, inteligentes, de fácil leitura e sempre muito úteis! Já segui várias dicas! Um grande beijo! Érika Kameya

    ResponderExcluir
  3. katia, voce da suplemento de ferro para suas filhas? E multivitaminico? Queria saber tambem se voce usa agua filtrada ou mineral para as mamadeiras. bjs, Dani

    ResponderExcluir
  4. Que post lindo os dois blogs que mais amooooo.
    Katia vc e demais, minha inspiracao no meu dia a dia sempre vem do seu blog.
    Obrigada. Ana PaulaRamos

    ResponderExcluir
  5. Que máximo!!! Sao os dois blogs que acompanho com freqüência!!!
    Parabéns para as duas... Bjs Renata

    ResponderExcluir
  6. Sou super fã de vocês duas !!! Dois blogs fundamentais na vida de qualquer mamãe. Acho a Mi uma mulher linda, e adorei a entrevista dela.
    Ela é o que realmente nos mostra ser - uma mãe zelosa, e sem frescuras.
    Apesar de levar uma vida que eu não possa levar, ela me mostrou que é Gente como a Gente!!!! Assim como você Kátia.
    Parabéns para vocês duas, super blogueiras - super mulheres - super mamães. Beijokassssssssssss
    Fernanda

    ResponderExcluir
  7. Sempre leio o seu blog, mas nunca havia comentado antes.
    Mas com esta entrevista, não pude deixar de deixar meu comentário.
    Que lindaaaaaa, a Mi! Adorei que você fez a entrevista com ela.
    Kátia, faz uma segunda parte de entrevista com ela mesma, perguntando como ela fez para voltar a boa forma, quais são os cuidados que ela teve na sua grávidez, quais os cuidados que ela tem no dia a dia com a filha dela.
    MINHA DIKAS BABY e TFM juntos em um só post = puro deleite para as mamães!
    Beijos
    Mariana Gomes - Belém

    ResponderExcluir
  8. Uau! Ela cuida da casa, cuida no trabalho e da bebê tudo sozinha ?! Virei fã Vou acompanhar o blog. Adorei a indicação de mais um Blog bom.
    Bj da Camila

    ResponderExcluir
  9. Kátia querida,
    É claro que existem mães e MÃES.
    Esta aí, a prova de que nós mulheres conseguimos cuidar de nossos filhos sozinhas. Com certeza, deve ser muito trabalhoso ter tantos afazeres no dia, mas é evidente pelas imagens que ela é feliz e realizada.
    Mesmo não tendo contado com ajuda de babá 24 horas. (álias, por nenhuma hora, no caso)
    Ela é o oposto, daquela outra TOP blogueira - que já no segundo mês conseguiu dormir a noite toda, com certeza.
    http://www.minhasdikas.com/2011/10/entrevista-renata-betti-yasuda.html

    Parabéns pela entrevista, e por nos mostrar mães como nós!
    Você é minha inspiração todos os dias, te adoro Kátia.

    Marília Machada

    ResponderExcluir
  10. Adorei. Conheço a Mi, e ela é exatamente isso. Um encanto de menina.
    Uma SUPER mãe, sempre muito dedicada com a filha e a família.
    Uma mulher linda por dentro e por fora, que nos encanta com a sua gentileza e doçura ! Sou fã dela como amiga, e passei ser fã do blog dela também.
    Simples e autêntica. Mesmo tendo acesso à pessoas e a lugares AAAA, consegue manter seus princípios e valores de sempre.
    Sem ostentação, sem frescura, mas mesmo assim, com muita elegância.
    Parabéns!!!
    Gisele Della Orleans

    Parabéns pelo seu blog, e especialmente, sobre o relato dos primeiros dias da chegada da sua filha! Emocionante

    ResponderExcluir
  11. AMO A MI ! LINDAAAAAAAAAAAA <3<3<3
    BJOKINHAS,
    JUcilene

    ResponderExcluir
  12. Marilia, eu respeito sua opinião, mas temos que ver cada caso. Algumas mulheres nao conseguem amamentar e caso tenham baba 24horas, nao vejo problema em dar a mamadeira para ela dar de madrugada. Pois eu mesma queria ter coragem de dormir uma noite inteira, mas como amamento nao tem jeito. Acho que se a Manu so tomasse mamadeira nao teria problema.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Kátia,
    Sinceramente, EU não conseguiria. E mesmo que você (KATIA) não amamentasse sua filha, não acredito que conseguiria realmente fazer isso. Deixar sua filha RN, por conta de uma babá.
    Não me parece algo que você realmente fizesse. Quem te acompanha no blog, sabe que não age deste modo.
    Enfim, cada um cada qual. REPITO - Que Por nenhuma noite (inteira) de sono, eu deixaria minha filha nas mãos da babá. Ao menos, acordaria para dar uma supervisionada.
    Acho que você esta querendo ser política, já que entrevistou a moça que assim o faz!
    Marília

    ResponderExcluir
  14. Marilia, eu entendo sua posição. Mas acho que nenhuma mulher é mais ou menos mãe se tem baba 24horas, se amamenta ou nao... nao sou politica não, muito pelo contrario. Mas aprendi a respeitar cada conduta. Minha mãe é uma super mãe. Mais presente impossivel. Ela nao amamentou nem eu nem minha irma e acho que isso nao diminui em nada a dedicação dela. Mas sim,voce esta certa quando diz que eu nao deixaria minha RN uma noite toda sem ve-la...nao nessa fase!!! beijao

    ResponderExcluir
  15. Ká, amiga querida....mais uma vez, queria te dizer que adorei o convite. Pra mim, foi super especial fazer parte de um blog que eu adoro.
    MENINAAAAAASSSSS - Super Obrigada por cada comentário mais do que carinhoso de vocês !!! Vocês me emocionaram demais com eles. Mais uma vez....Obrigada pela confiança, pelo carinho e por vocês dentro de tantos afazerem....conseguirem tempo, pra acompanhar minhas dicas.

    * Marilia, Obrigada pelas palavras carinhosas. Super respeito sua opinião....Mas queria muito dar um parecer ao seu comentário....
    EU NÃO me sinto nem um pouco MAIS MÃE do que qualquer outra, que possa contar com a ajuda de uma funcionária ( seja 24horas dia, ou por algumas horas). Acho que toda mãe, procura fazer o seu melhor - eu, você, a Kátia e certamente a Renata também.
    Conheço a Renata, somos amigas pessoais - e posso lhe AFIRMAR, que a Renata é uma mãezona ! Super dedicada, muito amorosa e atenciosa com sua filha e família. Não estou a defendendo, porque sinceramente - ela não merece defesa ( já que nunca foi negligente ou despersa com sua bebê) Estou mesmo, é lhe dando um testemunho como amiga dela.
    Com certeza, você esta com uma imagem errada. Te garanto!!! Ela é um encanto de menina!
    Bjo enorme à todas,
    Mi

    ResponderExcluir
  16. Acompanho faz um bom tempo o "minhas dikas" e o TFM e adoro os dois! Vejo muita sinceridade em cada post e consigo sentir que a Katia e a Miriam são ótimas mães!!! Estou grávida e espero conseguir ser uma mãezona como vocês, girls! Parabéns!!! beijos Andrea

    ResponderExcluir
  17. Sou fã dessa blogueira linda e fofa !!!! Ela responde e atende todas as leitoras - escrevi um email elogiando o blog, e ela me respondeu prontamente, me tornei fã da humildade dela. Acompanho os dois blogs, e os dois são os meus favoritos! Vi todo o amadurecimento do trabalho da Miriam no TFM, e ela esta cada dia melhor.
    Parabens para voces duas, melhores blogs do universo baby sem sombra de dúvida! beijinhos,
    Michelle Amorim

    ResponderExcluir

 
Minhas diKAs Baby © Copyright 2011 | Design por Katia Ouang. Codificado por Delikka.