Vida de Mãe - Auto Estima na Gravidez


Desde que postei essa foto no Instagram , a primeira minutos antes do parto e a segunda 10 dias depois,  não paro de receber perguntas sobre como consegui perder peso tão rápido, como me cuidei na gestação e  no pós, e quantos kilos eu ganhei.

Eu sou super sincera e sei que este post será bem polêmico e muitas leitoras vão criticar. Mas sempre conto o que eu sinto, seja bom ou ruim, a vida como de fato ela é . 
É fácil falar de toda a beleza que envolve a gravidez e o lado lúdico dessa fase. Mas isso funciona para quem está de fora, não para quem vivencia não acham?
Sim, a gravidez é um momento mais do que mágico e lindo. Eu acho surpreendente o desenvolvimento do bebê na barriga e como isso acontece tão rápido. Gerar um filho dá uma sensação indescritível à qualquer mulher. 
Porém quero falar do lado da auto estima, da beleza, e das inseguranças que nós passamos nesse período por acontecer tantas mudanças no físico, no mental e na nossa rotina. E quero contar um pouco como foi para mim.

Amo ser mãe, amo me dedicar e viver 24h por dia esse universo, não vivo sem as minhas filhas... Mas eu simplesmente detestei ficar grávida ( não me matem!). 
A gravidez não caiu bem para mim em nenhuma das vezes. Talvez por eu ser pequena e gerar filhas enormes para o meu tamanho, ou apenas os hormônios da gestação não me fizeram bem.

Eu sempre quis engravidar e ser mãe. No dia que soube que estava grávida da Bruna não me contive de tanta alegria, ainda mais porque já estava tentando há alguns meses, e todo mês me decepcionava com testes que só davam negativo.
Tinha em mente me cuidar o máximo possível, pois sonhava em ficar linda grávida , tirar varias fotos, fazer um book de gestante, enfim. Eu de fato me cuidei bastante. Só fiz refeições saudáveis, não comi 1 doce sequer nem fritura, comia todo dia espinafre, beterraba, agrião...e além disso fiz fisioterapia e drenagem. Resultado desse cuidado : 16 kgs a mais na balança e um inchaço que nem chinelo cabia no meu pé.

Meu rosto ficou deformado de tão inchado, e eu me sentia horrível. Me olhava no espelho e não me reconhecia. Quando alguem me encontrava ainda tinha que ouvir: " Você está ótima, só está um pouquinho inchada , com carinha de grávida!" Carinha de grávida??? Eu sabia que estava ultra inchada, e ficava ainda pior.
Juro que invejava minha amigas grávidas tirando várias fotos e eu , que sempre fui super vaidosa, só tinha coragem de tirar fotos da barriga e de lado. Não entendia como comendo super light, havia engordado e inchado tanto. Somado a isso, manchas enormes e muito escuras no rosto, uma oleosidade absurda e vermelhidão no nariz.

Assim que a Bruna nasceu foi ainda pior, nos dias que sucederam ao parto eu inchei ainda mais. Quando me pesei voltando da maternidade não havia perdido uma grama sequer. Como era possível já que a Bruna nasceu com 3,930 kgs???
Chorei bastante pensando que nunca mais voltaria ao meu peso. Além disso, as manchas do meu rosto pioravam a cada dia. E estavam tão grandes e escuras que nem a melhor base dava jeito.

De repente, 1 semana após o parto eu comecei a desinchar e perder peso. Em 1 mês perdi 13 kgs e os outros 3 perdi nos 2 meses seguintes. Não fiz regime nenhum, apenas amamentei exclusivamente no peito, o que ajuda muito a emagrecer e evitei alguns alimentos que pudessem dar cólicas na Bruna.

Mesmo assim não estava nada satisfeita com o meu corpo e meu rosto, e mais ainda, com a cicatriz da cesárea que não ficou legal por eu ter pele de oriental e cicatrização difícil. Mas decidi que enquanto estivesse amamentando iria esquecer um pouco de me cuidar e encarar como uma fase que logo passaria, e me dedicar a simplesmente ser mãe. 

Ao final da amamentação, com 8 meses da Bruna, resolvi começar  a cuidar de mim. Fui tratar a minha pele e voltei para o Pilates. A pele foram 3 meses entre peelings e lasers para conseguir melhorar as manchas e eu começar a ficar satisfeita e feliz. 
E então , com 1 ano da Bruna, eu estava voltando a me curtir e lembrar que sim, existe vida para um casal e mesmo para a mãe além de cuidar de um filho!

Parei de tomar pilula quando a Bruna fez 1 ano, pois com 36 anos não poderia enrolar muito para tentar o segundo filho. No fundo eu ainda estava com preguiça de engravidar e começar tudo de novo. Mas como demorei para engravidar da primeira vez eu pensei ; agora vou desencanar e sei que ainda mais com a correria de ter outro filho, vai demorar e nem quero me estressar com isso. 
Imaginava que demoraria no mínimo uns 6 meses para engravidar. 

E de repente um único teste confirmou; eu estava grávida de novo!

Claro que a gente se emociona quando descobre. Eu agradeci a minha protetora, Nossa Senhora de Fatima , por ter me abençoado com outra gravidez tão depressa.  
Depois da felicidade, o susto, o medo, a ansiedade.... como assim outro filho?

Parei o Pilates imediatamente pois me sentia tão enjoada que não podia nem pensar em fazer qualquer coisa que não fosse ficar deitada. Também parei com todos os cremes e ácidos para o rosto. 
E em apenas 2 semanas todas as manchas do meu rosto voltaram. E com força total !

A segunda gravidez você nem pensa muito e só lembra que está grávida por causa dos enjoos..., você tem outro filho para cuidar, trabalho, casa, blog, enfim. Pensava que poderia ser diferente e que eu não me sentiria tão feia...e confesso que não me cuidei nada dessa vez. Não fiz regime, comi chocolate todos os dias, não comi espinafre e beterraba,  e nao fiz drenagem. Ou seja, sou ZERO exemplo para qualquer pessoa que me pergunte como me cuidei na gravidez !
Resultado desse "não" cuidado: 11 kgs.
Não inchei tanto no corpo dessa vez, mas o rosto mais uma vez ficou super inchado ( vocês podem ver na foto que ilustra o post o meu rosto e a diferença  alguns dias depois)

Os meses se passaram, bem mais rápido que da outra vez, e eu mais uma vez fugindo das maquinas fotográficas e só contando os dias para me ver livre da barriga que me causava dores horríveis nas costas e que mal conseguia deixar eu andar. 
Levei mais numa boa o fato que não me sentia nada bonita pois já tive a experiência anterior de saber que depois tudo passaria. Pois só pensei em curtir a Bruna, aproveitar os dias dela como filha unica, e dar conta de todo o resto. O pior para mim nos últimos meses foi a sensação de estar limitada, sem poder me mexer direito, sem poder pegar a Bruna e sentar para brincar com ela ,ou até mesmo colocar um sapato era difícil pelo tamanho da barriga. 

A Manu nasceu enorme e saudável graças a Deus. Aproveitei o parto para chamar meu primo que é cirurgião plastico para fechar a minha cicatriz e deixá-la melhor. E de fato ela ficou ótima! Ou seja, um incomodo a menos para a minha listinha.
Não inchei dessa vez no pós parto, perdi tudo em 10 dias, mas por outro lado tive uma série de complicações que mil vezes estar acima do peso mas saudavel e bem disposta. Fiquei super fraca , e por emagrecer tão rápido e ficar sem dormir, fiquei doente quase toda semana e até uma complicação maior como infecção e sangramento. E ainda consegui manter firme a amamentação pois não tive coragem de dar uma mamadeira que fosse para poder dormir um pouquinho por uma noite e tentar me recuperar. Graças a Deus está tudo bem agora, mas ainda estou bem quietinha em casa, comendo bem, coisas saudáveis e tomando vitaminas e curtindo todos os momentos ao lado das minhas duas filhas.

Então o segredo do emagrecer depressa, nem sempre é bom ou te deixa feliz. Nós simplesmente não temos controle de algumas coisas. Assim como gostaria de não ter inchado tanto na gravidez, não gostaria de ter emagrecido tão rápido e ficado tão fraca. Nesse ultimo mês, tive muitas noites com medo de não ter saúde para cuidar das minhas filhas, medo de não poder amamentar, medo de ter que ir para o hospital ( como aconteceu) e não ter com quem deixa-las... Enfim, um medo de mãe que se sente impotente se não tem saúde. E podem acreditar que esse medo cresce a cada filho com o peso da responsabilidade.
Então hoje, mais do que tirar as manchas do meu rosto ou voltar para a academia, meu objetivo maior é estar bem de saúde e me recuperar logo. 

Isso tudo para contar que cada gravidez é de um jeito. Não tem regra. Eu nem de longe sou exemplo para ninguem, pois não tenho a fórmula da boa forma nem durante a gestação, nem d epois, e fui bastante criticada por reclamar que não me achava bonita na gravidez. E de fato não me achava e não preciso esconder.
Mas tudo que eu reclamava na gravidez, nem lembrava depois que a barriga foi embora.
Algumas mulheres ficam maravilhosas e se sentem plenas, poderosas e realizadas. Outras se detestam grávidas e nem passam perto do espelho. Outras tem crises de saudades de barriga...

Por isso futuras mamães que me escreveram com tanto carinho; saibam que no final todo mundo emagrece.    A ser que você coma uma panela de brigadeiro por dia , você vai sim voltar ao seu peso. Amamentem bastante ( sim, é dificil no começo mas passa!) , comam bem e bebam muito liquido.
Só que umas demoram mais para perder peso, outras menos. O importante é não se cobrar tanto em uma fase que a mulher tem que ser uma SUPER  MULHER.

E posso garantir que a felicidade depois do nascimento é tanta que supera qualquer crise com a auto estima.

Estou super realizada com as minhas duas filhas e em momento de paixão total por elas.

E vocês leitoras queridas, alguém compartilha comigo a experiência de não ter gostado tanto assim da gravidez, e como foi o pós ???


| Categorias:

47 comentários:

  1. Katia, adorei seu post. Eu ainda sou marinheira de primeira viagem, a minha primogenita Ana Laura nascerá até o início de Nov/12. Eu como você, fiquei incomodada com este período da gravidez, não acho nada romântico/ agradável, mas o consolo é que passa! Além de tudo, os médicos aconselham a usar as meios de alta compressão. Vc usou? Eu comprei... mas sinceramente, não gostei de coloca-las... é um parto para conseguir vesti-las. Em casa, não temos tendência a varizes... porém, mesmo assim, a minha médica insiste em recomendar que eu use as mesmas. Abs. Renata

    ResponderExcluir
  2. Katia,
    leio seu blog quase todo dia mas nunca comentei!
    Pretendo engravidar no fim do ano e MORRO de medo, sabe PAVOR mesmo de engordar e não voltar ao meu peso...
    Já fui por muitos anos anoréxica, então vc imagina com isso realmente tem importancia pra mim.
    Quando eu digo para as pessoas que quero muito ter filho mas tenho certeza que vou odiar todo o processo as pessoas me olham com aquele ar de julgamento horroroso que faz até eu me sentir um pouco culpada.
    Embora pareça ter 10 anos a menos, se tudo der certo meu neném vai nascer quando eu tiver 33 anos e se eu já acho dificil emagrecer na minha idade, imagina no pós parto...
    Ler o seu depoimento me deu um certo conforto, me fez eu me sentir menos mal por ter essa confusão de sentimentos! rs
    Bjs,
    Renata

    ResponderExcluir
  3. Engraçado que comigo foi o oposto. Nunca fui magrinha ou pequena e achava q qnd engravidasse ia ficar um horror!! Mas foi a fase da minha vida q me senti mais bonita e q as pessoas mais me acharam bonita. Nao sei o que aconteceu, mas eu aparentava estar ate mais magra do q antes e engordei so 9kg. Agora meu bebe ta com 45 dias e ja voltei ao peso de antes e to me achand horrorosa. A barriga ta feia e as pernas ficaram mais gordas.

    ResponderExcluir
  4. Objetiva, prática, sincera, gentil e querida ... como sempre! EStou na 32a semana, felicíssima com a chegada da Alice , mas nem tão contente com todas as mudanças que a gravidez nos traz. Que bom que tudo vale muuuito a pena! Beijo grande pra vc!

    ResponderExcluir
  5. Katia,muito bom saber que não sou a única grávida no mundo que se sente horrível!! Estou com 20 semanas, super inchada, fugindo como uma louca das fotos. Semana passada fui comprar algumas roupas e na hora de provar me senti uma obesa e fiz um comentário de como minha barriga ta imensa e que eu achava feio ficar enorme, a vendedora só faltou me bater! Claro que estou curtindo todos os momentos, montar o enxoval, o quartinho, ficar imaginado o dia q vou ter o amor da minha vida em meus braços, senti-lo na minha barriga,mas gravidez gera muitas mudanças no nosso corpo, para algumas mulheres é mais fácil e para outras nem tanto!!! Pena que a maioria das pessoas não concordam com isso! Adooooro seu blog, beijos!

    ResponderExcluir
  6. Katia, adorei a honestidade do seu post. É tãoooo difícil sermos honestas com nós mesmas em um momento que "deveria" ser sublime.
    Bem, não sei se vc já me identifica nos comments, mas tb estou grávida da minha 2 bebe, para outubro. Na minha 1 gestação engordei 13kg (mas foram quase 15 ou mais) pq de 38 para 40 semanas eu PERDI peso. E fiz: drenagem, personal, caminhadas, yoga.
    Nesta gestação, foram até agora (35 sem) 8,5kg em uma gestão bem mais complicada. É duro nos cuidarmos tanto ($$ e tempo!) na primeira gestação não temos um outro bebe pra cuidar e sustentar!
    Mas é como vc falou, a gente, na segunda, lembra as vezes que está gravida, a coluna nos lembra!
    O que tive de comum nas 2 foi (meio louco, mas alguém há de entender) eu me sinto sim uma grávida bonita. Mas eu não me sinto uma MULHER bonita.... graças a Deus, passada a gestação e a quarentena na primeira gestação voltei a me sentir mulher e não tive grandes dificuldades de voltar para o "quero tchu, quero tcha!" rsrsrsrs (ficou giga, né?!)
    Bjs, se cuida e melhoras!!!!

    ResponderExcluir
  7. Katia, tenho 2 filho, um de 5 anos e outro de 45 dias e tb tenho q admitir q odeio a gravidez em si! Na primeira engordei horrores e não me cuidei nadinha e foi horrível pois demorei muito p emagrecer. Nessa segunda me cuidei bem mais, engordei 11 kg, fiz drenagem e estou me recuperando muito mais rápido e me sentindo bem melhor!
    Acho q não tem regra... O importante mesmo é estarmos bem p nossos filhotes! Mas se a cegonha quiser trazer o terceiro filho, vou aceitar de bom grado!!!
    Beijo, Cristiana

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pale coragem de falar o que sente! Isso é pra poucas pessoas.... O importante e tentar, prosseguir e dar conta do recado! Ao contrário de você, minha gravidez foi maravilhosa... me achei bonita, pele boa, não tive enjoos! Até hoje não reclamo de nada... mas sei que isso não é regra. Apenas tive sorte! Beijos!!! Muita saúde pra você e suas filhas!

    ResponderExcluir
  9. Oi Katia! Adoro teu blog e as fotinhos no Insta.
    Tbem sou arquiteta e logo me identifiquei com vc e admiro sua oragem de largar a arquitetura e se dedicar as suas criacoes marailhosas.
    Adorei esse post. Adorei estar gravida, pra mim achei muito mais dificil o pos parto. O canssaco, o cheiro de leite nas roupas, na pele..me sentia horrivel!
    Mas depois tudo passou, e realmente a gente esquece!
    Meu filhinho foi fruto de FIV, e agora que ele tem quAse 3 anos, tomi coragem pra tentar de novo...vamos ver como sera?
    Bjs, parabens pelas filhas lindas!
    Fran
    Bjs e para ens pelas filhoras lindas!

    ResponderExcluir
  10. Eu adorei seu post e me identifiquei com a sua situação na gravidez. Passei muito mal até os cinco meses e cheguei a perder 5 quilos! Nem água eu conseguia tomar. Agora estou com 30 semanas e ganhei um pouco de peso, mas nada absurdo. Não como chocolate e nem tomo café, porque são coisas que me enjoam até hoje, rsrsrs. Assim como a Renata, uso as meias elásticas todos os dias e meus pés incham muito pouco. Minha pele se encheu de espinhas e só há um mês elas começaram a desaparecer!! O seu post me deu confiança de que o pósparto será ótimo! Bjo e felicidades, Anna

    ResponderExcluir
  11. Katia, o post foi ótimo para nos gestantes de primeira, segunda ou terceira viagem....fico um pouco preocupada com meu peso, para que nada de ruim ocorra com meu bebe, mas estou comendo bem e evitando muitos doces....
    Adoro ler seu blog e já virou uma rotina chegar em casa e já procurar novas dikas.
    Saúde e paz para sua família.
    Beijo
    Jana

    ResponderExcluir
  12. Oi Ká, zero polemico !!! A gravidez não é fácil. Eu adorei ficar gravida, passei bem e engordei beeem menos do que eu achava 11kg. Mas depois que o Henrique nasceu tudo desabou... Eu AMAVA meu filho, mas onde estava aquela felicidade plena??? Eu acho que fiquei mais gorda e demorei quase 1 ano para voltar ao normal (isso eu já esperava porque tenho tendência a engordar). Hoje já está tudo bem, passou a felicidade aparaceu, e bem maior do que eu esperava. Mas não é mole não? Bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir
  13. Estou de 29 semanas na minha primeira gestação.
    Katia, sempre acompanho seu blog e acho você muito coesa nos seus relatos, o que é muito difícil de ouvir porque ninguém quer ser politicamente incorreto e fugir daquela demagogia de que o período de gravidez é um estado de graça, de plenitude.
    Pra mim isso tudo não tem nada a ver. Como você falou, pra mim também é mágico admirar o crescimento e evolução de um ser dentro da gente. Mas a maioria das implicações também não me agradam.
    Não me agradam os enjôos do início, a adaptação a nova realidade de vida (que foi o meu caso pois eu e o meu marido não planejamos a gravidez para agora), a dificuldade em abaixar, carregar peso, depender da ajuda dos outros em alguns casos pra fazer atividades rotineiras, o incômodo do inchaço que no meu caso me obrigou a comprar um CROCS tamanho 40 e ainda ficou meio apertado.
    Me incomodam as dores no baixo ventre, e também as limitações que o período implicaram na minha vida (sai de um emprego para entrar em outro e descobri que estava grávida, então não pude voltar pro antigo nem começar no novo).
    O que me deixa feliz é admirar o crescimento da minha Manu, sentir e ver ela mexer na minha barriga
    Acredito que o pós parto também não será um mar de rosas mas por enquanto só posso falar da gravidez rs.

    ResponderExcluir
  14. Falou tudo, parace que fui eu que escrevi...rsrs...me senti exatamente como vc!! Tudo passa e o amor por eles cresce a cada dia!! Parabéns pelas princesas!

    ResponderExcluir
  15. Nossa, eu precisava dessas palavras... Estou com minha bb de seis dias e estou so o po, rsss... Andei chorando muito e tbm me perguntando aonde esta essa tal plenitude??? Mas eh sempre bom ter o exemplo de alguem... Passo aqui no blog todos os dias e hj me senti mas segura e feliz.... Acabamos nos espelhando nessas mocas de tv e revistas e como vc disse cada mulher e de um jeito e cada gravidez eh uma gravidez... Eu ja era sua fa e agora passo a ser mais ainda, por ter a coragem de assumir essa realidade e de colocar a publico palavras tao pesadas e reais... Te desejo muita saude e mutas alegrias com suas pequenas....

    ResponderExcluir
  16. Oi Katia, adoro seu blog e suas filhas são lindas!
    Estou na 35a. semana da minha primeira gestação. Terei a menina que sempre sonhei. Apesar de estar no momento MULHER de minha vida, nao me encontro. Só agora no final estou inchando e engordei 11kg mas nao parece. Todos falam q estou bem, inclusive o marido, mas nao acho.... Estou muito preocupada com o pós, vamos ver....
    Bjos

    ResponderExcluir
  17. É incrivel como a gente acha que todas vão achar um absudo e simplesmente não acham.A gravidez é uma fase magica, sentir o bebe mechendo, curti detalhes do quarto, roupinhas....Estou com 30 semanas da minha primeira gestação...e longe de me sentir bonita.Ate agora engordei 10 kgs e segundo minha obstetra um peso bom para meu porte fisico( bem brasileiro, pernas grossas, mediana, quadril largo)Achar uma roupa que caia bem é as vezes quase impossivel, pois não entro em nenhuma. Como disse, fase linda mas impossivel de esqueçer que existem os incomodos e limitações que uma barriga traz.No começo pele super oleosa, depois um mes com uma pele linda e agora a pele super seca( descamando mesmo), depois de quase cair dentro do banheiro tentando tomar um banho descente, passando sabonete enm toda a perna( coisas simples do dia a dia), entrar no carro. Derrubar uma coisa no chão( simplesmente esqueçe), ganhar estrias nos seios mesmo com litros e litros de hidratante, insonia absurda apesar do cansaço .....Mas no final TUDO VALE A PENA!!!!

    ResponderExcluir
  18. Eu concordo totalmente com vc ! Nao gostei da gravidez e nao me culpo por isso . Adoro ser mae mas detesto ficar gravida ! Quando falo isso muita gente me critica mas 'e verdade . Que venha a proxima e me faca mudar de ideia ...rs..

    ResponderExcluir
  19. Evitei de comentar isso com outras pessoas que não minha mãe, mas eu odiei o barrigão, o tal do glow da gravidez deve ter ido parar na garagem da vizinha!
    E olha que só engordei 8 quilos e já perdi quase tudo, amamentar é vida!
    Mas amo e já amava meu filhote mesmo antes dele nascer, só não curti o corpinho deformado e dele só restaram 3 fotos! Do filhote de um mês e 8 dias já são quase 100 fotos!!!

    ResponderExcluir
  20. Kátia, obrigada por ser uma mulher normal.
    Tem coisa pior para uma grávida abrir a revista e ver a atriz grávida, desinchada, nariz fininho, de salto alto com tornozelo fino? Ah vá, isso é deprê total. Pensamos, pq comigo? Sou horrorosa!!!
    Aí vem vc, com toda a sinceridade, normalidade, delicadeza e simpatia, desmistificar o lado glamour da gravidez.
    Obrigada por ser vc!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  21. Ká, amei o post. Um relato direto e de uma verdade ímpar.
    Já conversamos a respeito desse assunto, e sabe a minha opinião sobre a gravidez.
    Minha experiência não foi das mais glamourosas também - sou do time das gestantes que não curti muito esta fase. Um dia encaro de escrever um post GIGA, e divido com todas a experiência.
    Só queria fazer um parênteses - você estava muito bonita sim, (ao menos nesta última gestação - aonde acompanhei algumas fotos).
    Quanto a cicatrização, pele de oriental é mesmo complicada!!! tenho uma dica ótima para te passar depois, me lembre! Bjão e Parabéns pela super MÃE que é, e pelas meninas lindas que Deus lhe abençoou. Mi

    ResponderExcluir
  22. Nossa, esse post me deu um desespero!!! Estou morrendo de medo de engravidar agora! Nao quero ficar deprimida por 9 meses e ainda tem o pos parto... Ai, meu deus!
    Preferia nao ter lido o post e muito menos os comentarios!

    ResponderExcluir
  23. Adorei! Tão dificil ouvir gente falando a verdade. Minha gravidez deu tudo certo, engordei 13kg, mas me sentia feia tb, super inchada. Depois da minha filha nascer tb me sentia horrenda. Hj 1 ano e 2 meses depois dela ter nascido é que voltei a ser vaidosa, me sentir bem comigo e meu corpo... tb quero ter outro filho e tb dá preguiça...

    ResponderExcluir
  24. nossa, como me identifiquei com esse post!!
    tbm me senti péssima e horrivel a gravidez inteira! nunca gostei daquela barriga gigante me atrapalhando a fazer as coisas mais simples..
    engordei 13 quilos, o que foi bem pouco porque quando engravidei estava beeeem magrinha, não inchei, não tive manchas, as pessoas falavam que eu estava uma gravida linda, mas eu nunca consegui enxergar isso..
    não via a hora de ter minha filha comigo, e me ver livre do barrigão!
    agora quase 1 mês depois que ela nasceu estou me recuperando devagar.. não sei quantos quilos ja perdi mas sei que ainda faltam alguns pra eu voltar a forma de antes
    estou louca pra voltar pra academia, mas tenho medo que os exercicios atrapalhem a produção de leite, alem disso ela ainda não mama em intervalos certinhos,
    por isso estou indo devagar tbm, voltando minhas atenções pros cuidados da minha bebê, que é quem mais precisa de mim nesse momento
    o resto vai ficar mais pra frente, mas tenho certeza que um dia voltarei a gostar do meu corpo e tudo isso passará!

    que você fique bem e tenha muuuita saude pra ciodar das suas filhotas!!!

    ResponderExcluir
  25. Sou mais uma que entende perfeitamente o que você escreveu... E olha que sou uma grávida muito sortuda... Não sinto absolutamente nada de ruim, nunca tive enjoo, nem mesmo o tal cansaço do final. Inchaço, só um pouco nas mãos. Estou de 35 semanas e durmo bem como sempre dormi. Engordei 15 quilos, mas ninguém acredita. Até o médico diz que não sabe para onde estão indo todo esse peso a mais. Uso calça jeans, de grávida, mas tamanho 36! Ou seja, eu teria tudo para me sentir linda. Mas não me sinto não. Mas acho que isso também tem muito a ver com os hormônios. E, apesar de eu não poder reclamar de nada, também não posso dizer que estou adorando estar grávida. E acabo me sentindo um pouco mal por isso...

    ResponderExcluir
  26. Nossa eu né odiava grávida!! Eu me achava a mulher naus feia do mundo!! Engordei 28 kg e meu filho está com 5 meses e já emagreci 30!!! Mas eu não pude amamentar e então eu fiz dieta mtoooo radical!! Queria mtooooo ter outro filho, mas por causa da gravidez do tanto q sofri,vou ficar com filho único mesmo!! Vc além de tudo foi mtooooo corajosa por ter tido outro filho tão rápido!! Beijos adoro seu blog

    ResponderExcluir
  27. Post maravilhoso!So quem já ficou gravida pode entender o que vc sentia!eu engordei 7,3kg,emagreci 13kg ,mas fiquei bem inchadinha,com acne, dormência,caibras,cansaço,muita falta de ar...pra piorar,tive pre eclampsia...não gostei nem um pouco de ficar gravida,prefiro mil vezes a Camila aqui comigo!E se me perguntarem se sinto falta do barrigas,digo logo que não!rsrs

    ResponderExcluir
  28. Ola Katia, parabens pela maneira sincera e direta como relatou sua experiencia. Estou com 33 semanas, engordei 8Kg, estou com a pele boa e sem manchas, nao possso reclamar. Assim como vc, nao senti essa plenitude e felicidade toda que relatam. Me sinto menos mulher, sabe? Detesto TODAS as roupas de gravida e dificilmente saio de casa me sentindo bem, mas faz parte , ne? Bj parabens pelas filhas.

    ResponderExcluir
  29. Nossa, suas leitoras estão de parabéns! Todas engordaram pouco.. pelo menos em relação a mim que estou de 8 meses e 18kg a mais. Ando comendo muito chocolate pq estou muito anciosa.. tenho pavor de não conseguir voltar aos meus 50kg de novo. Gosto da gravidez, mas confesso não ficar maravilhada com o que vejo no espelho.. principalmente se tratando das pernas que ja eram grossinhas, e agora então.. cruzes! Mas adorei o post, adoro o blog. Parabéns!

    ResponderExcluir
  30. Esse post veio em ótima hora. Estou com 37 semanas e tenho as mesmas angústias. Ninguém pode julgar o outro. Cada um é cada um. Parabéns pela coragem de dar sua opinião e, com isso, ajudar futuras mamães como eu. bjs Sabrina

    ResponderExcluir
  31. Amei, amei, amei seu post! É incrível como algumas pessoas nos julgam por não estarmos nos achando lindas e plenas grávidas! Assim como você se sentiu, eu estou muito feliz esperando minha filha, mas não consigo me sentir poderosa e bonita nesta fase! Com seu relato, fico tranquila em saber que tudo passa e sei que valerá muiiiiiito a pena qualquer mancha, estria ou varizes que fique para sempre... beijos, Andrea

    ResponderExcluir
  32. Olá! A minha filha tem três anos e meio. Quando me perguntam se terei outro bebê, respondo que somente se ele chegasse com cinco anos de idade. (risos)
    A minha gravidez foi uma benção, mas nao sei se, por causa da minha idade (38 anos), nao tenho mais disposição de passar por mais nove meses de gestação....
    Ninguém pode condena-la por ser honesta e expressar seus sentimentos verdadeiros.
    Você é linda! Antes de concluir esse comentário, parei para orar por ti.
    Que Jesus, o autor da vida, te abençoe com muita força, alegria e saúde para exercer esse dom divino de ser mae, amém!
    Um forte abraço, Fabiana.

    ResponderExcluir
  33. Te entendo perfeitamente. Tb desejei muito estar gravida e a festa foi geral na familia quando soubemos da gravidez. Hj estou com 30 semanas, passando por momentos mto dficieis, pq tenho gastrite e refluxo que causam enjoos constantes e dores de estomago terriveis. Dos cincos quilos que tinha ganhado ja perdi quatro e estou muito preocupada comtudo. Bom, a gravidez nao tem sido flores pra mim tb mas tenho a ceteza que no fim tudo dara certo. Muito corajoso o seu post. Adoro oblog. Parabens!

    ResponderExcluir
  34. Katia,a gente se sente feia na gravidez pq infelizmente somos produto do capitalismo,que cobra da gente ser linda,perfeita e maravilhosa 24 hs.Um sistema que cobra que 1 mes depois do parto estejamos c o corpo igaul antes de engravidar.Nos comparanos c outras amigas e capas de revistas.A verdade é que colocaram isso na nossa cabeça,minha querida.Temos que questionar,pensar e ñ aceutar tudo que é imposto p a gente.Sua familia é linda!!!!Bjos

    ResponderExcluir
  35. Katia, obrigada por dividir com tanta sicneridade seus sentimentos. É por isso que entro no seu bolog todos os dias. Parabéns pela coragem e felicidades para vc e sua família! bjs

    ResponderExcluir
  36. Katia, obrigada por dividir com tanta sicneridade seus sentimentos. É por isso que entro no seu bolog todos os dias. Parabéns pela coragem, saúde e felicidades para vc e sua família! bjs

    ResponderExcluir
  37. Adorei o post !! Super sincera !!! Coisa muito dificil hoje em dia , ainda mais para quem escreve um blog !!! Parabens !! Por isso entro no seu blog sempre que meu baby da uma dormidinha !!! Bj

    ResponderExcluir
  38. Idem, idem, idem!!! Detestei a gravidez. Me senti horríiiiiiiivel na gravidez. Inchei demais e meu rosto parecia um chokito de tanta espinha, não havia base que cobrisse, e olha que gastei um dinheirão em maquiagem na esperança de ficar menos pior. Tenho apenas 2 fotos, uma aos 6 meses e outra com 38 semanas, fugia das câmeras de qualquer jeito. Assim com vc, depois do parto inchei ainda mais, não sabia o que era joelho e tornozelho, minha perna era uma coisa só....além de todo a fragilidade de um pós-parto, as dores da amamentação e um estado emocional sensível, um físico desagradável era tudo o que nós mulheres não precisávamos. Mas enfim, ossos do ofício. A amamentação não foi fácil no início, o Erich não sabia pegar o peito e às vezes demorava 3horas pra que ele conseguisse mamar 15 minutos cronometrados!!!! Depois de uns 15 dias as coisas começaram a se encaixar, ele aprendeu a pega e as dores dimínuiram, apesar de eu ver estrelas na primeira sugada! Quanto a cicatriz, também foi igual seu caso, sou filha de chinês e consequentemente ficou horrível. Até hoje (Erich fará 1 ano domingo) uso contractubex e skimatix, melhorou, mas ainda está feia. Aliás se vc puder me dar dicas sobre o que vc fez eu agradeço! meu e-mail é paty_leung@hotmail.com . Achei ótimo seu post para não nos sentirmos tão culpadas em não adorarmos o estado de estar grávida, e vermos que outras pessoas passam pelo menos e tem o mesmo sentimento. Um beijo Kátia, a Bruna e a Manu estão liiiiiiiiiindas! Patricia Leung

    ResponderExcluir
  39. Da gravidez eu ate gostei, nao senti tantos problemas, tive um enjoo pessimo ate os 4 meses, fora isso foi tudo tranquilo..Agora, amamentacao.Foi um caos. Eu nao tinha ideia de como as maes sao julgadas sem do nem piedade pelas outras pessoas por nao conseguir amamentar. Gente, eu fiquei chocada com a atitude tao ruim das pessoas. O pior e que as maes que conseguem amamentar nao entendem que isso foi um presente de Deus para elas e em vez delas agradecerem todos os dias ficam judiando de quem nao conseguiu. Eu sai da maternidade com meus dois seios totalmente esfolados e roxos (sim, roxos como hematomas!!!) pois meu bebe pegava com muita forca e meus bicos sempre foram muito sensiveis. A cada mamada ele vinha com muita fome e mordia com forca o que ja estava totalmente destruido. Fora isso, ao comecar a mamar, dava 5 minutos ele dormia. Era uma confusao danada pra manter ele acordado, pois ele se sentia aconchegado e dormia sem mamar suficiente. Contratei uma enfermeira especialista em amamentacao para me ajudar e ela realmente me ajudou, mas ele dormia sempre. Durante a madrugada ficavamos horas tentando que ele comesse e passando Lansinoh no bico do meu peito que pingava e sangrava ao mesmo tempo. Comecei entao a tirar com a bomba pra ele conseguir tomar meu leite ja que no peito estava dificil. E assim foram meus dias, peito esfolando cada vez mais, ele dormindo em seguida e depois a bomba. A rotina era tao intensa que eu nao dormia pois na hora que ele acabava no meu peito, eu colocava pra arrotar e depois ele dormia..mas ai eu ficava mais uma hora tirando com a bomba, limpando o peito, passando pomada, etc..e vinha a hora dele mamar de novo. Pra piorar tudo eu peguei fungo nos bicos do peito por causa do protetor de peito. Sendo assim fiquei duas semanas com uma coceira imensa, quase arrancando a pele do corpo, passando mais pomada e depois tirando direto com a bomba pra nao passar o fungo pra boca dele. Com essa confusao toda meu leite diminuiu bastante. Depois do primero mes vi na consulta que ele tinha ganho apenas 50g. Sai de la chorando pois tive um esforco descomunal pra amamentar, ficando praticamente 24h acordada tentando de tudo pra ele engordar so isso. O medico entao passou o complemento para fazer ele ganhar peso. Eu continuei com a rotina de peito+ bomba + complemento ate o fungo ir embora e meu peito melhorar. E assim fui ate dizer adeus pra bomba e ficar somente com peito + complemento. Cada vez que uma mae me via dando o complemento pra ele, fazia aquela cara de bunda e falava da maravilha que foi amamentar o filho exclusivo no peito .Quanta crueldade. Nao sei de onde essas maes tiram que a mae que nao consegue amamentar e ruim, preguicosa, maldosa, etc..Tive algumas amigas com o mesmo problema e me ligavam chorando de desespero. Uma insistiu so no peito ate os 3 meses e o filho nao ganhou peso algum, o pediatra obrigou ela a dar o complemento.
    Acho que as pessoas deveriam entende principalmente com maes de primeira viagem que a amamentacao pode ser SIM dificil. Eu sou prova disso. Tomei alfafa em homeopatia, comi milho, tomava milhoes de litros de agua, paguei uma fortuna com enfermeiras, virei a noite tirando leite em bomba e horas com ele no peito esperando sugar...e nada...Eu consegui ir ate o quinto mes com ele parte no peito e parte na mamadeira e me sinto vitoriosa. Fiquei feliz em chegar ate o quinto mes, pois achei que nao iria passar do primeiro. Assim mesmo, quando vou conversar com alguma mae sobre isso e falo que foi com complemento, vejo aquela cara nojenta de rejeicao...Maes que amamentaram tranquilamente seus filhos, sejam mais humanas!!!! Voces tiveram uma sorte muito grande e deveriam ser muito gratas a isso. Nao pisem e nem humilhem quem nao conseguiu, mas voces podem ter mais filhos e passarem pela mesma coisa! Fica ai meu desabafo, pois sinceramente, agora como mae vejo como algumas mulheres sao competitivas e crueis umas com as outras.
    bjs, Dani

    ResponderExcluir
  40. Dani, eu te entendo 100%. em breve terei um post sobre isso que conta toda a dificuldade e a pressao da sociedade em relação á isso.
    beijao

    ResponderExcluir
  41. Katia, que bom!!! Aposto que muita gente vai sair do armario e falar que nao conseguiu tambem (pois muitas mentem com medo de serem esculachadas). Desculpe o desabafo tao grande, mas estava engasgado aqui faz tempo (e desculpe tambem a falta de acentuacao, mas meu teclado esta desconfigurado).
    beijos e parabens pelo otimo blog, Dani

    ResponderExcluir
  42. Eu tem odieiii a gravidez engordei 24kilos fiquei horrorosa e achava q nunca mais ia ser eu mesma, agora q minha filha fez 1 anões q voltei ao meu peso e servirem eu era ainda melhor, melhor em tudo, como pessoa, no trabalho etc. Mas to pensando em engravidar de novo e morendo de medo de passar td de novo...bj ma

    ResponderExcluir
  43. olá, gosto mt do seu blog q conheci qdo já estava grávida de 6 meses, eu engordei bem pouco durante a gravidez somente 8 k, como tive mt enjoo até o 5º mês emagreci mt no começo, as vezes me sentia linda outras nem tanto, no finalzinho me achaava uma bolha.
    minha filha está com 2 meses agora e estou pesando menos q antes da gravidez, as calças ficam largas e a blusas não fecham nos seios rsrsrsrrs, sem bunda...durante a gravidez cuidei um pouco com alimentação e agora cuido um pouco com aliemntação mas nada radical.bj

    ResponderExcluir
  44. Olah Katia.. Comecei a ler seu blog por acaso, fuçano na internet e AMEI!!! As dicas são ótimas, super úteis e seus desabafos super reais.. Agente consegue se entender melhor, tudo que estamos passando e sentindo... Parabens pelas filhas maravilhosas e obrigada por partilhar conosco essa experiencia... Estou de 24 semanas do meu primeiro bebe - o Davi.. Uma gravidez até agora bem tranquila, tem dias que gosto e outros que nem tanto deste momento de gravidez, mas desejei tanto passar por isso que só agradeço a Deus pela oportunidade...

    ResponderExcluir
  45. Estou com 32 semanas da minha segunda gravidez. A primeira foi de Gabriel, hoje com 4 anos, eu me sentia horrorosa, odiava me olhar no espelho e meu nariz foi absurdamente grande. Dessa vez, grávida de uma menina, estou me sentindo ainda pior, tenho vontade de chorar todos os dias, mesmo sabendo que isso faz muito mal ao bebe, pois tudo que sentimos passa para eles.
    Enfim, minha auto estima está baixíssima!

    ResponderExcluir
  46. Olá Katia, já faz um tempo que você postou sobre uma pomada que auxilia na cicatrização da cesárea, a Scarguard, mas já procurei em vários locais no Brasil e não encontrei. Você poderia me informar onde consigo localizá-la mais facilmente?
    Adoro seu blog, suas dicas são muito úteis para o dia a dia da minha pequena Luiza. Obrigada! Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza, nao fui eu nao quem falou sobre essa pomada... vc deve ter visto em outro blog
      bjs

      Excluir

 
Minhas diKAs Baby © Copyright 2011 | Design por Katia Ouang. Codificado por Delikka.