Vida de Mãe - Organizando a Rotina-1a Etapa

Eu já fiz um post bem completo sobre como organizei a rotina da Bruna (vejam aqui).
Porém recebo muitos emails com dúvidas principalmente em relação ao recém nascido.

Por isso hoje vou falar em como organizar a rotina no espaço de tempo que considero a "1a Etapa". Essa etapa  vai do nascimento até o dia em que o bebê dorme pelo menos de 6 a 7 horas seguidas a noite.
E tem apenas 1 objetivo; tirar a mamada da madrugada! 
E isso é um trabalho diário de muita paciência onde precisamos ensinar ao bebê como diferenciar o dia da noite e saber que é a noite que ele precisa emendar algumas horas.
Sem dúvida dormir algumas horas seguidas é o meu objetivo maior , nenhuma etapa para mim foi tão complicada quantos os primeiros meses. Pois se não durmo pelo menos 6 horas, sou uma pessoa de péssimo humor.

Estou tentando seguir a mesma "técnica" que apliquei na Bruna e que tanto funcionou aqui em casa. Um "mix" de Nana Nene , Encantadora de Bebês e coração de mãe!
É claro que o que funciona para um bebê não funciona para outro, mas no geral essa técnica que adaptei para minha rotina funcionou bem com todas as minhas amigas que seguiram conforme indiquei. 
Lembrando que não vale para um bebê de baixo peso e que não possa ficar sem mamar, ou mesmo para bebês com cólicas de madrugada. Nesses 2 casos só vale a pena aplicar a técnica depois que engordarem ou pararem de ter cólicas noturnas. 

Essa técnica se resume no seguinte; dar todo o dia a ultima mamada exatamente no mesmo horário, e com no máximo 3 horas de diferença para a penúltima. Pois só dando o ultimo leite todo o dia no mesmo horário você conseguirá identificar cada avanço de sono do seu bebê. E facilita se seu bebê pega chupeta. Ela é essencial para ajudar nesse começo.

Vou explicar em etapas para vocês entenderem bem.

- Comece fazendo o bebê entender o dia e a noite. O dia é claro e barulhento. E isso tem que ser mantido mesmo com um bebê em casa. Eu deixo a Manu na sala comigo o dia todo, seja no moisés, no bouncer, no carrinho... mas a luz esta acesa e os barulhos normais de casa continuam. Se ela quiser dormir, dormirá nesse ambiente. E não deixe passar de 2 horas de sono. Acorde, mude ele de lugar.
Caso você queira deixar o bebê no berço do quarto, não apague a luz ou feche as cortinas , muito menos feche a porta.
Já a noite tudo isso muda. A noite é escura e silenciosa. Por isso mude radicalmente o ambiente em que o bebê está. Hora de dormir não é hora de brincar, conversar, ouvir panela de pressão ou olhar para as luzes. É por no berço e dormir.

- Escolha um horário para dar a última mamada. Não adianta esse horário ser cedo pois quanto mais cedo, menos chance de você tirar a mamada da madrugada. O ideal no começo é por volta das 23-23.30 hs. Mesmo que na sua rotina você durma mais cedo, fazer um esforcinho para deitar mais tarde por alguns meses é bem melhor que passar meses acordando de madrugada não? 
Se você optar em dar a última mamada as 23 horas, sempre dê nesse horário. Mesmo que você ajuste os horários das mamadas do dia encurtando ou prolongando alguns ciclos. Lembrando que a diferença entre a penúltima mamada e a ultima não pode passar de 3 horas. Assim o bebê dormirá bem alimentado.

- Na hora da última mamada, troque o bebê, apague as luzes, deixe apenas um abajur, não converse mais com o bebê e deixe o quarto em silêncio absoluto. Terminou de mamar é arrotar e por no berço. Mesmo que o bebê durma no seu quarto, o processo é o mesmo. 
Se o bebê ainda estiver muito acordado, pode ficar um pouco com ele no colo até dar o soninho . Não é o ideal, mas esse "mimo" é permitido no máximo até os 3 meses, pois é a idade limite onde podemos usar artificios para o bebê dormir. Após isso vira vício, e então dificilmente você conseguirá tirar. O ideal é não acostumar o bebê com nada que não possamos manter depois como dormir balançando, ou dormir no colo...
Dormindo la pelas 23.30 o objetivo é levar a mamada das 2-3 da manhã para o mais tarde possível até chegar em 6-7 da manhã. 
Só depois disso começa o processo contrário... fazer o bebe dormir mais cedo. Mas essa é a nossa próxima etapa.

- Bebê dormindo, vá dormir imediatamente! Quando o bebê acordar pela primeira vez lá pelas 2-3 da manhã, não tire imediatamente do berço. Espere um pouco, veja se ele apenas acordou ou esta chorando de fome. Tente enrolar um pouco com a chupeta e mantenha mais um tempo no berço. O segredo está em conseguir prolongar a cada dia um pouquinho a mamada, mesmo que sejam alguns minutinhos. Aos poucos o bebê vai acostumando e emendando mais. Tente anotar que horas ele mamou e a cada dia enrole mais uns minutinhos em relação ao dia anterior.

Comecei a fazer isso com a Manu depois de 2 semanas que ela nasceu e estava ganhando peso normalmente. Demora, mais funciona... hoje ela vai das 23 às 5-5.30 sem acordar...depois começa a reclamar, pede chupeta , dorme de novo e vou enrolando até umas 6.30-7 que é quando ela mama atualmente. Até chegar o dia que ela vai até as 7 sem acordar.

Também quero deixar mais do que claro que isso tudo foi um método que descobri pelo bom senso, pelo que eu como mãe achava correto fazer sem prejudicar minhas filhas, mas pensando um pouco no bem estar de nós mães que sabemos o quanto é difícil essa fase sem dormir. 
Nunca deixei nenhuma delas chorando de fome e nem faria isso. Mas sempre fui muito rígida em relação à horários com a Bruna fazendo ela entender que hora de dormir é importante e faz bem. Até hoje quando chega 20.00hs , ela vai sozinha para o quarto, toma o leite e fica no berço com o quarto escuro esperando o soninho chegar. E dorme a noite toda sem interrupção desde os 3 meses.

Vou contando para vocês se a Manu também será assim boazinha. Acredito que em mais 1 mês ela vá até as 6-7 sem acordar, e isso já está ótimo para mim.
Na próxima fase falarei em como fazer o bebê dormir mais cedo e depois como organizar o soninho da tarde. 

O segredo nessa fase tão cansativa é não se cobrar demais e tentar estabelecer essa rotina de horários o quanto antes. Dê um passo de cada vez e celebre cada minuto a mais que seu bebê dormiu a noite,  sempre lembrando que essa fase passa!

E vocês mamães recentes, estão conseguindo fazer o bebê dormir a noite? qual técnica aplicaram?

| Categorias: ,

43 comentários:

  1. Oi Kátia, adoro seu blog. entro aqui todos os dias. Tenho um bebê de 2 meses e ele infelizmente ainda acorda no meio da madrugada para mamar. Quero começar a colocar em prática o que vc falou e estou lendo alguns lvros para isso. Mas tenho uma dúvida: Se meu bebê estiver dormindo antes das 23, 23:30h eu o acordo para amamentá-lo? Por exemplo, se ele dormiu às 21Ç30, acordo mesmo assim? Se puder responder, ficarei be contente. Obrigada
    Cris

    ResponderExcluir
  2. Ai Katia nao sei o que seria de mim sem seu blog. Comecei a te seguir assim que descobri que estava gravida, ha exatamente 1 ano. Hoje a Cecilia esta com 4 meses e gracas a Deus e ao post sobre a rotina da Bruna ela dorme a noite toda desde que tinha 45 dias. Sou como vc, preciso dormir senao viro um zumbi mal humorado.
    Muito obrigada por compartilhar de forma tao real suas dikas.
    Bjs
    Ana Paula e Cecilia.

    ResponderExcluir
  3. Katia, Tenho lido seu blog, mas ainda não tinha comentado.
    Eu usei o método da Moms On Call. Como minha filha tinha muita cólica, a solução foi tirar a mamada das 23 horas e deixar a última mamada para as 20 horas. Assim o sistema digestivo dela tinha tempo de se recompor, isto + rotina + enrolá-la foram o segredo do nosso sucesso. Ela está com 08 meses e dorme a noite toda desde os 2,5.

    ResponderExcluir
  4. Katia você fez isso desde os primeiros dias, ou esperou um pouco?
    Adoro seus posts.

    ResponderExcluir
  5. minha filha tem um ano, como faço pra tirar a mamada da madrugada ?? e pra ela dormir e uma luta, simplesmente deixo ela chorando ????
    beijos
    denise

    ResponderExcluir
  6. A situação aqui em casa tá complexa! Meu bebê que até o mês passado só acordava uma vez a noite e estava indo super bem, saiu dos trilhos e agora acorda 3 vezes e está acabando comigo, rsrs!
    Ele está com 3 meses e sempre foi dormir às 20:00, mas agora acorda às 23, às 1, às 3 e às 5, tá batendo o desespero. Hoje de manhã a primeira coisa que lembrei foi seu blog. Vou tentar e te conto se deu certo.
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Meninas, hoje a noite eu respondo a todas essas perguntas eu uma resposta só! bjs

    ResponderExcluir
  8. Katia como é bom saber que existem mães como eu heehheh!! tb coloquei o meu filho na rotina desde o dia que ele chegou da maternidade e desde os 40 dias que ele dorme a noite toda das 20:00 as 07:00 eu o acordando apenas as 23:00 para a mamada dos sonhos!!! me acha mto loca com esse negocio de rotina, mas decidi nao comentar com ninguem e aplica-la no meu filho... ele nunca ficou sacrificado como vc disse que as suas tb nao ficaram mas eh que as vezes vc conta pras pessoas e elas nao entedem e mtas nem acreditam!!!! acredito muito na disciplina em tudo e acho que na educação ela vai desde o sono, alimentação ate se tornar fundamental na educação dos pequenos!!!
    meu bebe agora com 5 meses mama de 4 em 4 horas dai as 19:30 dou banho e a mamadeira pois nao alimento mais pelo peito e ele eh so colocar no berço que ele dorme!! me sinto tao bem em saber que ele esta bem e que eu tb estou bem!!! afinal precisamos estar bem tb neh!!
    sigo seu blog desde antes de estar gravida e adoro!!!
    bjos pra vc e suas bonecas!!!
    gabi

    ResponderExcluir
  9. To louca pra ler sobre as próximas fases! Posta logo, cai? Bia

    ResponderExcluir
  10. A Lulu tem dormido a noite toda, comecei a fazer um ritualzinho ao colocá-la na cama, e ela acordava umas 3 da manhã, depois 4, depois 6... hoje, aos 3 meses e meio, ela mama pela última vez lá pras 20:30 ou 21:00 e só acorda perto das 8:00, uma maravilha!!

    ResponderExcluir
  11. Minha filha tem 3 meses e meio, e há 2 dorme das 22h as 8h. No começo, mamava as 20:00 ou 20:30 e acordava as 2h ou 3h. Aí comecei a acordá-la p mamar as 23:30 ou meia-noite, e ela passou a dormir até 5h ou 6h. Depois ela mesma passou a mamar mais cedo e dormir ate mais tarde. Uma bênção!
    Minha dúvida é qto a dormir mamando, pois nunca consegui que ela dormisse sozinha no berço.
    Bjs,
    Juliana

    ResponderExcluir
  12. Kátia, parabéns pela disciplina e pelo post! Excelentes 'dikas'! Com certeza vou segui - las a risca quando meu bebê nascer =)
    Quero ser tão regrada e disciplinada quanto voê é com suas filhas! Parabéns, mais uma vez
    Beijos, tudo de bom

    ResponderExcluir
  13. Oi Kátia, tudo bem?
    Estou acompanhando sempre seu blog, principalmente agora que estou em casa cuidando da Laura em tempo integral (por pouco tempo, infelizmente, logo terei que voltar ao trabalho).
    Minha filha está com 1 mes e 1 semana e estou começando a criar meus próprios metodos para fazer ela dormir a noite toda. Com certeza de todas as coisas cansativas de cuidar de um bebe recem nascido, não dormir a noite é a pior. Faz 40 dias que eu não durmo mais do que 4 a 5 horas seguidas e é bem sofrido.
    Mas eu já estou conseguindo obter sucesso! Na maioria das noites desses ultimos 10 dias (desde que ela completou um mes), já consegui fazer ela ormir 5 horas seguidas, o que acho uma glória. Assim, ela mama as 0:00 e mama de novo só as 6 da manha. Como a Laura está mamando peito + mamadeira por recomendação da pediatra, a medica mandou contar as horas da hora que termina e deixar no maximo 5 horas.
    Li seu post sobre a rotina da Bruna nos primeiros dias que estava em casa e usei algumas coisas. Outras, li em livros e outras estou observando minha filha, afinal, ela mostra as preferencias de horários tb.
    Acho que a rotina da casa tb é importante e deve entrar nos metodos e horários, tb.
    Espero continuar tendo sucesso, e breve poder dormir uma noite inteira!!
    Beijos e obrigada por dividir suas experiencias com a gente.
    PS: desculpe pelo comentario imenso... rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  14. Kátia, como faz no resto do dia? Minha filha completa 3 meses amanhã e a rotina dela é a seguinte: acorda umas 5h30 fica acordada até 9, dorme até 9h40. À tarde, fica quase que todo o tempo acordada. 18h dorme até 1h30, acorda de novo às 4h e às 5h30. Tem alguma sugestão de como ajustar esses horários?

    ResponderExcluir
  15. Meninas, eu fico feliz com tantas perguntas, mas nem sempre consigo ajudar pois não sou uma especialista no assunto! apenas criei um metodo que funcionou bem na minha casa. Mas vou tentar responder as perguntas:

    Cris, sim acorda o seu bebê para mamar la pelas 23 horas, assim ele vai dormir alimentado e fica mais facil voce tirar a mamada das 2

    Karol, eu esperei uns 10 dias até ver se a Manu recuperou o que perdeu na maternidade e passou a ganhar o esperado por semana!

    Denise, depois dos 6 meses o bebê nao precisa mais mamar de madrugada. Voce leu o Nana Nene?? eu sou super a favor de deixar chorando com moderação por alguns dias. A gente sofre mas chega uma hora que a criança se rende ao cansaço e desiste. Eu nunca tirei do berço quando a Bruna chorou. Inclusive explico isso no post sobre ciumes onde deixei ela chorando a tarde por 2 dias para ela voltar a dormir a sonequinha de depois do almoço. Seja forte por uns dias que logo voce tera resultado!

    Nina, durante o dia o importante é mamar sempre com uma diferença de no maximo 3.30h. E as sonecas ainda sao irregulares. Nao tem problema se ela nao dorme muito ou dorme demais. O importante é que durma a noite!

    ResponderExcluir
  16. A Lila ta com 2 meses e dorme as 8:30 e agora sao quase 4 e ainda nao acordou... Eu e' que estou desde as 2:45 acordada com os peitos doendo de tanto leite hehehe... Vou tentar incorporar essa mamada mais tarde e dai provavelmente ela vai a noite toda sem acordar...
    Ps: mas eu acho que menina dorme mais e come menos a noite... Com meu filho, hj com 3 anos, nunca consegui fazer ele dormir tanto assim.

    ResponderExcluir
  17. Kátia, obrigada pelas dicas.Meu bebê tem um mês e ainda não consegui estabelecer a rotina, mas estou começando e percebo que ele responde bem a isso. Realmente ficar sem dormir acaba com a gente.

    ResponderExcluir
  18. a Alissa tem 2 meses e não tive muitas dificuldades pra faze-la dormir "bem" a noite,
    desde o comecinho fiz como vc, de dia dorme na luz e baruho, a noite em ambiente tranquilo e luz apensa do abajur
    hoje ela dorme todos os dias as 21:00 e vai até umas 3:30, acorda com fome, mama e dorme de novo até as 7
    minha luta está sendo faze-la dormir mais tarde, porque acho que 6 horas de sono para um bebê de 2 meses está ótimo
    essa noite consegui faze-la dormir as 22, ai ela foi até as 5:30, 7 horas e meia de sono direto, fiquei ate preocupada e fui no quartinho dela de madrugada pra ver se tava tudo bem hahaha
    e o melhor foi que ela mamou e dormiu de novo até 7:30
    vou começar a tentar tirar essa mamada e faze-la ir ate as 6, 7, mas as vezes acho que ela ja está fazendo demais, vamos com calma, né?
    obrigada pelas dicas!!
    beeijos

    ResponderExcluir
  19. Katia
    vou tentar usar suas tecnicas!
    vc ainda enrola a sua Manu (tbm tenho uma Manu heheheh) ? eu ainda enrolo ela numa mantinha, mas nao sei se isto ainda faz efeito !!
    beijos e obrigada !

    ResponderExcluir
  20. Oi, Katia

    Desde o primeiro dia em casa você colocou a Manu para dormir no berço ou deixou ela dormindo perto de vc no moisés ou algo assim e só depois de uns dias colocou no berço? Obrigada por compartilhar dicas tão preciosas! Bjs

    ResponderExcluir
  21. olá!Adoro seu blog! Parabéns pelo trabalho!
    Me tira uma dúvida ... Você dorme no mesmo quarto com a Manu??

    ResponderExcluir
  22. Fernanda eu nao enrolo mais... na verdade ela é tão calminha que não precisei usar mais depois do primeiro mes. Mas super recomendo até uns 3 meses!

    ResponderExcluir
  23. Hebe e Cristiane, a Manu dorme no moisés do lado da minha cama, e 2 ou 3x por semana a minha babá dorme no quarto com ela para eu não ficar tão cansada, pois mesmo ela fazendo um intervalo de 7 horas entre a ultima mamada e a primeira do dia, ela vai acordando depois de umas 4 horas de sono, resmunga, tem que por a chupeta...tem dias que ela acorda a cada 10 minutos entao fico morta. Mas na maioria das noites é comigo no meu quarto. Quando ela começar a ir até as 6 da manha sem acordar mudo definitivo para o berço.
    Beijao

    ResponderExcluir
  24. Katia
    mt obrigada pela resposta !
    esta noite vou experimentar colocar a minha Manu pra dormir sem enrolar na mantinha e tentarei coloca-la pra dormir mais tarde um pouco (ela dorme 21h) ! ela ta comecando a pegar chupeta agora, vou tentar enrola-la com a chupeta de madrugada ! amanha venho contar como foi !! =)
    mt obrigada pelas dicas !! sao super valiosas (e olha q sou mae de 2a viagem, com o 1o fiz rotina super certinha, ate hoje ele tem rotina, ele tem 2a e 3m !! mas as vezes sinto dificuldade de conciliar a rotina dos 2 ! hehehehe
    beijos e mt obrigada pelas dicas !

    ResponderExcluir
  25. Katia
    acho q eu tenho q mudar as sonecas do dia tbm !!
    este horario agora minha filha morre de sono, agora mesmo esta dormindo ! eu tento segurar pra dar banho 20h...mas como vou tentar mudar o horario pra mais tarde, penso q se a acordar agora ela ficara muuuito enjoadinha ate mais tarde ! o q vc acha ?
    bjss

    ResponderExcluir
  26. Kátia, vc só dá peito ou mamadeira tb?

    ResponderExcluir
  27. Meninas, eu só dou peito, a Manu nunca tomou mamadeira nem com o meu leite!!!
    Fernanda, tente ir mudando aos pouquinhos, cada dia 10 minutinhos, assim ela nao sente!
    bjs

    ResponderExcluir
  28. Obrigada, Katia! Estou gravida de 28 semanas e tenho pensando muito onde minha bebê vai dormir no comecinho. Antes era radical, dizia que ela iria direito para o berço e que eu iria dormir na cama da babá no quarto dela, mas pelo que tenho ouvido e lido, estou vendo que na prática não é tão fácil assim... Depois a transição para o berço é tranquila? Como foi com a Bruna? Bjs

    ResponderExcluir
  29. Katia, adoro o blog. Tenho um bebê de 3 meses e meio, o Guilherme. Desde que ele tinha 20 dias de nascido comecei a fazer um ritual na hora do sono da noite. Às 19hs ele toma banho, mama e vai dormir às 20hs. Ja fiz de tudo para ele dormir mais tarde, mas ele fica muuuuito enjoado e chora demais como se estivesse super estimulado. Acho que quando as sonecas do dia estiverem mais regulares ele não vai ficar tão chatinho rs. Ele só tira sonecas de 30min durante o dia... Mas hoje ele dorme das 20hs as 3hs da manhã direto, mama (pediatra ainda não me deixou tirar a mamada da madrugada) e dorme ate as 6:30-7hs da manhã.

    ResponderExcluir
  30. Katia, meu nome é Daniela. Fui eu quem fez o comentario como anonimo. Não sei o que aconteceu... Esqueci de assinar! Rsrsrsrs um beijo e para béns pelo blog!

    ResponderExcluir
  31. Obrigada por compartilhar suas experiências.

    ResponderExcluir
  32. Hebe, na verdade a transição para o berço é tranquila, mas como toda adaptação pode ter algumas dificuldades. Por isso que ensinei fazer o "ninho" aqui no blog vc viu??
    O ninho ajuda o bebe nao estranhar o berço pois ele se sente mais protegido em um espaço menor...tenta depois me fala!
    Beijao

    ResponderExcluir
  33. Katia, bom dia. A orientação do meu pediatra e para acordar o bebe em até 4 h, ainda que ele durma a noite toda para evitar a hipoglicemia.. Ele tem 1 mês de vida. Qual a orientação do pediatra da Manu? Outra coisa, não quero dar chupeta com medo de prejudicar a amamentação, como foi no seu caso? Eu só amamento, desde que ele nasceu. Obrigada

    ResponderExcluir
  34. Adriane, é por isso que eu deixo bem claro que cada mãe tem que consultar seu pediatra. As minhas duas filhas nasceram grandes e depois ganharam peso super bem. Para bebes pequenos ou prematuros nao pode deixar sem mamar.De maneira alguma a chupeta prejudica a amamentação...pode prejudicar os dentes bem mais para frente, mas a curto prazo ajuda a trazer conforto para o bebe. As minhas 2 chupam chupeta desde o dia que vieram para casa e nunca deixaram de mamar. A Bruna mamou só leite materno ate 8 meses e a Manu ainda esta só no peito. bjs

    ResponderExcluir
  35. Olá Katia!!

    Nos encontramos hj na pracinha e adorei te conhecer pessoalmente!!
    Adoro todas as dikas do seu blog, que já se tornou uma leitura diária para mim, e oráculo, para momentos de panico!! rsrs
    A stella desde a primeira semana já dorme no mínimo seis horas, então fico aguardando ansiosamente as proximas etapas, principalmente o soninho da tarde, que estou perdidinha!!!

    bjos
    vera
    www.partyinc.com.br

    ResponderExcluir
  36. Parabéns pelo blog!! Esse post vai virar a minha biblia quando minha filha nasce...rs...

    Bjs

    ResponderExcluir
  37. Oi, Katia
    Mais uma vez obrigada pela resposta! Vi sim o post sobre o ninho e achei muito legal! Há dois meses estive em Buenos Aires e vi o ninho já pronto em uma loja de bebês execelente, que fica em Palermo, a Espacio Maternelle. Olha só: http://www.maternelleonline.com.ar/shop/item.php?id=PRAR1016074.
    Não sei porque não vendem o ninho aqui no Brasil...mas também é super tranquilo de fazer, como vc mostrou. Bjão

    ResponderExcluir
  38. Olá Katia.. sempre acompanho o blog, adoro as dikas rs mas essa ai tive que comentar é muito bom ler posts assim.. estou de seis meses de gestacao e me preocupo muito de como será as mamadas de noite.. muito interessante tudo que disse espero que de certo comigo! Parabens pelo seu trabalho.. Karol

    ResponderExcluir
  39. Adorei o post! A minha Helena está com 54 dias, mas como ela nasceu com apenas 2 kg, agora que poderei iniciar alguma rotina e intervalos maiores entre as mamadas! Realmente ficar sem dormir é dose, estou exausta!

    ResponderExcluir
  40. Adorei a dica, vou colocar em prática.

    Atualmente, venho sofrendo para tirar minha baby do colo, ela acabou de completar 1 mês e já está viciada. É só colocar no carrinho ou no berço que ela chora até perder o fôlego :(

    ResponderExcluir
  41. Oi amei as dicas vou tentar,a minha Emauela está com 22 dias e estou super cansada,tenho outra filha de 9 anos que as vezez não quer entender as mudanças,sei que é dificiué que vai pasar mas asvezes da um desespero .

    ResponderExcluir
  42. Oi Katia! "Descobri" teu bolg ontem e simplesmente amei!!!!! Parabéns por compartilhar textos tão ricos em informações e acima de tudo práticos, reais. Tenho uma Manu também, com quase dois meses, ontem segui a dica da mamada dos sonhos às 23hs, com a mamada anterior com menos de 3 hs e foi um sucesso, ela foi até umas 6 hs sem acordar, ficou resmungando um pouco, mas peguei para mamar novamente eram quase 7hs. Ela nunca teve um padrão a noite, as vezes dorme muito bem, as vezes mama de 3 em 3 horas, as vezes de 2 em 2 horas, agora vou seguindo essa tua dica para ver se conseguimos criar uma rotina. Minha dificuldade hoje é fazê-la dormir, tenho que ficar com ela no colo para que ela consiga pegar no sono, e aí sim ficar no berço (ela dorme no berço desde 1 mês), ontem mesmo, dei de mamar as 23hs, até ela arrotar e pegar no sono, ela foi chegar no berço 1h30min. Tento deixar ela acordada no berço sozinha, mas não demora muito para ela começar o chorar e o choro dela é muito alto e bravo demais, até assusta, quem não conhece deve até achar que ela está sofrendo algum maltrato, rs, então, não consigo deixá-la chorando, até porque acordaria o prédio inteiro e ela vai ficando mais irritada, puxando o cabelo e soltando a chupeta. Você tem alguma dica? Obrigada!!!!!

    ResponderExcluir
  43. Oi Katia! Eu sigo o Nana nenê (autor: Gary Ezzo) desde que minha filhinha nasceu, em outubro/12. E desde o primeiro dia! Pois com 1 mês e meio ela já estava dormindo 7 a 8h seguidas sem mamar à noite, uma maravilha! Com 2 meses já passou pra 9 a 10h seguidas sem mamar, sendo que dorme direto umas 12h, pois dou uma última mamada às 21h com ela dormindo (nem troco fralda). Dorme umas 18:30h e vai até umas 6:30 do dia seguinte. No total, ela mama 5 vezes ao dia desde os 2 meses. Realmente dá certo!
    bjs

    ResponderExcluir

 
Minhas diKAs Baby © Copyright 2011 | Design por Katia Ouang. Codificado por Delikka.