Banho de Balde



Há quase 2 anos eu mostrei para vocês o baldinho que dava banho na Bruna ( veja aqui)
Nessa época o blog não era voltado para o mundo da maternidade, então eu não entrava muito em detalhes quando publicava um post sobre bebês.
Então hoje vou repetir o post bem mais detalhado e contar como essa experiência foi ótima com a Bruna e tem sido com a Manu. 

Antes da Bruna nascer eu achava que o balde nada mais era que um produto inventado por alguma marca  infantil para ganhar dinheiro com as mães consumistas. 
Engano meu.
Ele de fato funciona. Porém isso depende do seu bebê, as minhas duas adoraram mas conheço bebês de amigas que não paravam de chorar dentro do balde.

Muitas mães ficam inseguras em usar o balde com bebês muito pequenos. Mas a verdade é que ele pode ser usado com segurança desde o nascimento até quando o bebê couber nele de fato, que é por volta dos 6 meses. A Bruna com 4 e meio  já  não cabia mais mas adorava ficar toda encolhida lá dentro.

O ponto está em você achar uma maneira de segurar o bebê lá dentro para que ele possa relaxar . Pois  não tem a maneira correta e sim, a que cada bebê se sente confortável . O importante é apoiar a cabecinha e pescoço até o dia que o bebê tenha firmeza para segurar sozinho. Mas já adianto que para isso temos que sacrificar nossos braços e costas pois a posição para segurá-los não é das melhores !

Eu costumo sentar no chão ou em uma cadeira atrás e pego por baixo das axilas, assim você consegue segurar o bebê e ainda sustentar a cabecinha. Depois de 2 meses e pouco o bebê já quase não precisa que segure pois como ele está maiorzinho, a posição que ele fica encaixado já o sustenta por si só. Então por volta dos 3 meses é uma delícia pois você senta o bebê dentro do balde deixa ele curtindo e nem precisa mais segurar.

O Balde vem com um adesivo para você marcar a altura certa de colocar da água. O correto é ficar na altura do peito, uns 3 dedos abaixo do início do pescoço. Para marcar o ponto certo você terá que medir aos poucos . Na primeira vez que for usar, coloque um pouco de água, uns 2 palmos, e sente o bebê bem devagarzinho, se passar da linha do peito, peça para alguém tirar com um copinho. Se for pouco, coloque mais um pouco. Depois do banho, ao retirar o bebê, cole o adesivo na altura da água. Pronto, é até esse ponto que você colocará e assim não precisar medir mais depois.

O banho de balde é ótimo no inverno para o bebê ficar quentinho, ou no verão quando precisamos dar 2 banhos no bebê para ele poder dormir fresquinho.
Quando está muito quente, dou um banho de banheira na Manu na hora do almoço onde lavo a cabecinha e  todo o corpo com sabonete, e a noite dou no balde só para refrescar e relaxar , já que não dá para lavar a cabeça e o corpo nele por falta de espaço. A não ser que uma outra pessoa te ajude enquanto você segura o bebê.

Ainda não gravei a Manu no balde, mas adoro esse filminho abaixo de quando a Bruna tinha 3 meses e meio e sempre ficava no balde antes de dormir e adorava! E aqui em casa era uma diversão assistir como ela se divertia, relaxava e dormia a noite toda!!! 




Um detalhe importante; não use qualquer balde para fazer o banho. Os baldes feitos para isso são desenhados para receber o bebê com segurança e no formato que o bebê consiga apoiar as costas certinho e principalmente, que não corra o risco de tombar e virar.
Existem 2 modelos no mercado, o Tummy Tub e o Wash Pod , ambos encontrados facilmente em lojas especializadas para bebês.

E vocês, já deram o banho de balde nos seus bebês? Eles gostaram?

9 comentários:

  1. Olá,
    Minha filha é quase da idade da Manu, nasceu no dia 30/07. Comprei o balde a pouco tempo e dei o primeiro banho dia desses. Ela adorou! Sempre acompanho o blog e adoro suas dicas...
    Kelly

    ResponderExcluir
  2. Oi, querida!
    Passei uns dias sem vir aqui e adorei as dicas que eu ainda não tinha lido! Gosto demais do seu blog!
    Sempre comento que é um dos meus favoritos!
    Me deu uma saudaaaaade da Bruna pequeninha, curtindo o banho de balde dela!
    Beijos,
    Iza
    WWW.roteirobaby.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Minha filha fez 2 meses e também AMA o Wash Pod. Eu faço como vc, dou o banho na banheira antes da soneca da tarde e o de balde antes de dormir, ela relaxa tanto! Ontem ela tomou as vacinas e ficou super enjoada, chorou o dia inteiro, achei que ela fosse chorar no balde também, mas foi a única coisa que funcionou, ela se acalmou e conseguiu dormir!
    Bjos,
    Erika

    ResponderExcluir
  4. O meu (que agora está com 1 ano e 3 meses) sempre amou o balde, que usei desde a chegada da maternidade até enquanto ele coube.

    ResponderExcluir
  5. Tenho o maior arrependimento de não ter dado esses banhos de balde na minha Ana Luiza! Mas a correria com um recem nascido e sem ninguém para ajudar me fez ficar adiando o dia de estréia do banho e quando vi ela já não cabia nele mais... No próximo essa será uma meta a cumprir! :)
    Bjs
    Débora
    www.personalbebe.com.br

    ResponderExcluir
  6. Tb estou dando banho de balde no Lucas que esta com 4 meses e " estamos" adorando... No inicio realmente o mais dificil wh achar um posiçao para segurar o pescocinho do baby mas, com a pratica vamos pegando o jeito...
    Faco que nem vc, dou o " banhao" na banheirina e o balde pra relaxar... Acho que eles curtem muito.
    Bjs,
    Flavia

    Mães Online: www.maesonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Katia, o Gu ta adorando os banhos no balde! Consigo lavar a cabecinha e rostinho sem muita dificuldade, na verdade peguei prática.
    Bjs Heloisa

    ResponderExcluir
  8. Estou usando mais o balde agora que está mais quente e a Isabela fica mais firme, costumo dar um banhinho de balde para refrescar no meio do dia.

    ResponderExcluir
  9. Comprei 1 balde na loja de R$ 1,99 e estou usando, muito bom, o bebe se sente muito confortável!

    ResponderExcluir

 
Minhas diKAs Baby © Copyright 2011 | Design por Katia Ouang. Codificado por Delikka.