Como estimular o seu filho


Muitas mães me escrevem pedindo dicas de brinquedos ou brincadeiras para crianças a partir de 1 ano.
Eu sou super a favor de estimular a criança a ser o mais criativa possível. E para isso não é necessário 1 milhão de brinquedos caros e cheios de recursos como luzes e sons.
Ensinar desde cedo seu filho brincar com coisas simples é a melhor coisa para não ficar refém da tecnologia. Pois mais para frente não teremos como escapar dos ipads, computadores e afins.
Eu errei bastante com a Bruna, não vou negar que cheguei a comprar muitos brinquedinhos caros que ela brincou 2x e deixou de lado. Pois de fato depois que ela apertou um botão ou acendeu a luz algumas vezes, não tem mais o que fazer.

Por isso hoje aqui em casa eu tenho alguns itens que considero o kit básico de brincadeiras e que além de não custar caro, pode gerar inúmeras atividades. Fiz um " Top 10" brincadeiras que a Bruna mais gosta e na próxima semana o post será ; como estimular os bebês pequeninos!

1- Mesinha com cadeiras
Para começar qualquer brincadeira criativa, nada como a criança ter a sua própria mesinha com cadeiras que possa sujar ou riscar sem problemas. Assim ela fica na altura certa e confortável. A mesinha da Bruna é de plástico e fica na varanda, então nem me preocupo caso chova ou molhe. 

2- Massinhas
Eu amo massinhas. E a Bruna brinca com elas desde 1 ano. Já nessa fase eu expliquei que não poderia por na boca e logo ela entendeu. Mas fique atento e só brinque com elas se seu filho estiver preparado para entender que não são um alimento!Você pode comprar as massinhas avulsas e de várias cores e os acessórios para fazer bonequinhos e o que você imaginar. Uma dica boa é que na Hi Happy tem um kit da marca própria deles, que vem vários potinhos e é bem mais barata que outras marcas. 

3- Papéis , Canetas,  tintas e Giz de Cera
Apesar dos acidentes inevitáveis e ter metade da sua casa rabiscada, um pedaço de papel e algo que escreva é o melhor estimulo desde cedo para a criança aprender a ter coordenação motora e se familiarizar com as cores e formas. Gosto do giz de cera mais grosso para o dia a dia, as canetinhas também grossas, e as tintas guache para pintar com o dedo e com o pincel.
Aproveite para pegar tudo que sobra na sua casa e usar de papel; caixas velhas ou sacolas basta abrir e cortar com uma tesoura que viram um papel enorme. 

4-Blocos coloridos:
Existem milhares de modelos de bloquinhos tipo Lego à venda em baldinhos. Tenho vários aqui e a Bruna adora brincar. Estimula a coordenação para aprender a encaixar e proporciona várias brincadeiras. Desde construir castelos, torres, casinhas e o que a criança imaginar. Dá para brincar no banho e também levar fácil  se você for viajar.

5- Balões
Um saquinho de balões comum é uma delícia. Custa muito pouco e você pode brincar sem risco dentro de casa. Pode jogar como se fosse bola e também desenhar em cima com canetinha de escrever em plástico que não borra.

6- Plantar feijão ou milho
Está aí algo bem simples de fazer e que é super bacana para a criança aprender a cuidar da sua plantinha desde cedo. O feijão cresce absurdamente rápido, então todo dia tem novidade no desenvolvimento. Basta deixar alguns grão de molho em um copo de água durante 1 dia e depois colocar em um potinho com algodão úmido. Pronto, no dia seguinte já vai começar a crescer. 

7 - Livrinhos de Colorir
Esses livrinhos que vendem em banca de jornal ou na saída de supermercado são uma ótima opção e custam baratinho. Mas para quem tem paciência e uma impressora em casa, é muito fácil encontrar qualquer imagem na internet e imprimir para colorir. 

8 - Cabaninha no berço
Coloque um lençol por cima do berço e asas a imaginação! toda criança ama transformar seu berço em uma cabaninha. Coloque alguns bichinhos e aproveite essa brincadeira para aqueles dias que você precisa de seu filho "parado" por um  tempo enquanto arruma o quarto ou precisa fazer alguma coisa.

9- Músicas
Ouvir muita música, cantigas de roda ou sons diferentes é super importante. É nessa fase que a criança começa a dançar e pular e isso ajuda a gastar bastante energia!

10- Livros
Sempre falo o quanto adoro livrinhos. Mesmo sem saber ler ainda, a criança aprende a inventar sua própria história só vendo imagens. E a Bruna também adora que eu conte uma historinha antes dela dormir.

E vocês mamães, o que fazem para brincar com os seus filhos???






7 comentários:

  1. Oi Katia,
    Também da turma de mães que adora estimular os filhos. A Beatriz já vai para escola e eu vi o quanto isso foi ótimo para ela, mas como ela vai apenas meio período, pedi para a nova babá que à tarde não deixe ela ficar o tempo todo na frente da televisão, que é para descer no play do prédio, colocar música e etc.
    Adorei ler as 10 dikas, pois algumas vieram para complementar as coisas que faço em casa.
    Adorei a cabaninha no berço... Vc já fez com a Bruna?
    Beijos,

    Simona

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dikas Kátia! E concordo plenamente com vc. Nesse quesito menos é sempre mais! :)
    AL adooooora se fantasiar e dançar, que é mais uma brincadeira estimulante e não precisa de muita coisa, basta imaginação e música!
    Beijos
    Débora
    www.personalbebe.com.br

    ResponderExcluir
  3. Em qual escola você pensa em colocar suas filhas?
    :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Katia, e o que fazer para estimular um bebe! (estou sem interrogação). Tenho uma bebe de 2 meses e não sei o que fazer com ela quando está acordada... Beijos e obrigada! Carol

    ResponderExcluir
  5. Katia, estou na mesma situação que a Carol. Meio perdida com atividades para meu bebê de 2 meses! Bjo Erika

    ResponderExcluir
  6. Meninas, vou falar sobre como estimular o bebe pequeno na semana que vem!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, querida! Aguardamos ansiosas. Beijos

    ResponderExcluir

 
Minhas diKAs Baby © Copyright 2011 | Design por Katia Ouang. Codificado por Delikka.