A Primeira Mamadeira



A Manu completou 5 meses e nunca havia experimentado uma mamadeira sequer, nem mesmo com o meu leite. 
Percebi o quanto isso poderia começar a ser ruim não só para ela, mas para mim também.

Imaginem que em todos esses meses eu não fiquei longe dela mais de 3 horas, intervalo entre uma mamada e outra. E nessa última semana que acabei ficando doente e tive que ir ao hospital, fiquei super tensa caso não fosse antedida a tempo de voltar para amamentar.

Logo mais ela vai começar a tomar suquinho e a mamadeira vai fazer parte da sua vida. Mas decidi que precisava o quanto antes ter certeza que ela tomaria leite artificial em uma mamadeira... Isso para poder me deixar mais tranquila e com um pouco mais de liberdade.

Então hoje vou passar algumas dicas de como introduzir a mamadeira para um bebê que nunca tomou, e como isso pode ajudar as mães que precisam sair por mais tempo, ou mesmo voltar ao trabalho em 4 meses.

A Bruna pegou a primeira mamadeira que dei para ela, que foi a Dr Browns. Pois apesar de ter mamado exclusivo no peito até 8 meses, desde o  3o mês dela eu precisei algumas vezes sair de casa por mais tempo para resolver coisas de trabalho, então deixava o meu leite para a babá dar. Também ela não teve problema algum em tomar NAN quando não tinha leite meu. A verdade é que a Bruna nunca me deu problema em nenhuma transição. Sempre comeu de tudo, pegou a chupeta ou mamadeira que tivesse, sempre dormiu a noite toda...

Eu sabia que 2 crianças assim seria muita sorte não?

A Manu simplesmente detestou a mamadeira! Comecei também pela Dr. Browns que considero excelente ( apesar do trabalho para lavar) e tem o bico bem parecido com o bico do seio.
Ela não pegou, estranhou e chorou.
No dia seguinte tentei Avent... nada! Igual ao dia anterior.
No terceiro dia tentei MAM e ela aceitou por na boca pelo menos. Sugou bem pouquinho e chorou.
E fui tentando um pouco por dia até que hoje ela tomou 90ml de NAN!

Então agora estou um pouco mais tranquila que pelo menos descobri o modelo de mamadeira que ela gosta e que na hora da necessidade, vai tomar.

Por enquanto ela continua no peito, mas já fico prevenida caso precise!

A minha dica para quem vai começar esse processo e que é praticamente o mesmo para introdução do primeiro suquinho é:

- Escolha entre marcas de mamadeiras que tenham o sistema anti-refluxo, com liberação do ar. São mais fáceis para o bebê sugar e dão menos cólica.

- Muita paciência e  tranquilidade. Pois qualquer ansiedade que sentimos, o bebê também sente.

- Haja com naturalidade e faça festa caso o bebê sugue, mostrando o quanto é legal.

- Se você vai retornar ao trabalho ou sabe que terá algum compromisso, não deixe para introduzir a mamadeira em cima da hora. Esse processo é imediato para alguns bebês, mas para outros pode levar alguns dias.

- Tente dar a primeira mamadeira no horário que seria para amamentar. Assim o bebê já está com fome e tem mais chance de sugar melhor. Ou mesmo se ele ficar estressado, já mamará no peito em seguida para relaxar.

- Deixe o bebê no carrinho e não no seu colo. Pois o bebê já associa o colo ao mamar no peito. Ou mesmo peça para alguma outra pessoa dar. Tem bebê que não pega mamadeira com a mãe mas pega com outra pessoa.

- Experimente algum modelo de mamadeira e se o bebê não pegar, não insista ou force. Tente outro modelo no dia seguinte e assim sucessivamente.

- Deixe o bico original que vem com a mamadeira, o bico 1. Pois como o bebê não está acostumado , pode engasgar com o fluxo mais rápido dos bicos seguintes. Então deixe com o bico 1 e vá mudando aos poucos naturalmente até chegar no bico ideal para a idade que o bebê tenha.

- Se for dar a mamadeira com leite artificial e o bebê nunca tomou, vá aos pouquinhos, um  pouco por dia para ver se o bebê se adapta bem ao tipo de leite que seu pediatra recomendou sem ter alguma alergia ou mudança no funcionamento do intestino.

Já falei sobre os modelos de mamadeiras e suas vantagens, quem não viu, clique AQUI

A Avent lançou a pouco tempo atrás um novo bico, que é muito mais próximo ao bico do peito, chama Avent Natural Nipple e se adapta a mamadeira  Avent comum. Quem for viajar pode trazer para testar. Eu não experimentei na Manu pois não quero depender de produtos que ainda não tenham por aqui.

E agora já vou fazer meu "estoquinho" de mamadeiras MAM para suquinho e leite e estou adorando, pois na minha opinião é a mamadeira mais higiênica e fácil de lavar por soltar o fundo e não acumular sujeira nessa parte.

E vocês, como foi a introdução da primeira mamadeira?

7 comentários:

  1. Minha filha esta com 3meses e eu tive que dar mamadeiras para ela com 20 Dias, não tive a sorte de poder amamentar, ela pegou sem nenhum problema a mamadeira avent, ficou um mes entre mamadeiras e peito mas meu leite secou e hoje ela esta so na mamadeira.

    ResponderExcluir
  2. oi Katia!
    a Alissa toma mamadeira com meu leite desde os dois meses, também comecei a dar antes de precisar, pra não ter problemas quando realmente fosse preciso..
    ela também se adaptou bem a MAM, tanto mamadeira quanto chupetas
    só achei desnecessário você introduzir o NAN agora.. eu sempre tenho leite materno armazenado, caso aconteça algum imprevisto, é chato tirar com a bombinha, mas acho que vale a pena!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Kátia tudo bom? Tbm acho importante a introdução da mamadeira antes de qq imprevisto para não correr o risco de no momento que precisarmos nossos bebês não aceitarem mas gostaria de dar uma dica valiosa principalmente para mães que necessitam adicionar o complemento juntamente com o leite materno. Utilizo com a Luíza o copo valvulado da Nuk que apesar do nome trata-se de uma mamadeira porém com o bico que o bebê precisa do mesmo esforço de sucção do leite materno para abrir o furaquinho. Isso é importante para o bebê não perder o interesse pelo bico da mãe e por isso mais indicado para bebês menores. Acredito que alguns bebês nao gostem mas vale a tentativa e o esforço mas a Luiza pegou de primeira. Tem mais uma indicação, esse bico nao interfere na dentição e pode ser substituído pelo copo futuramente. Fica a dica. Bjao Flávia Lordello.

    ResponderExcluir
  4. Oi Katia, amamentei meu primeiro filho por 2 anos, ele nunca usou mamadeira, com 6 meses introduzi o copo de transição e ele aceitou super bem, mimha bebe de 9 meses segue pelo mesmo caminho, até hj mama e faz uso do copo para sucos e água. Confesso que tive a sorte de amamentar ambos exclusivamente pelos primeiros 6 meses, o que me deixou tranquila para conduzir o resto, não é fácil estar disponível a cada 3 horas, mas acho que vale muito a pena! Queria deixar claro que não sou contra o uso da mamadeira, mas como dentista que sou penso que se pode evitar o uso melhor, pois assim vc evita um hábito que pode ser prejudicial para os nossos pequenos!

    Beijos Carol

    ResponderExcluir
  5. Oi Kátia, a minha Manu vai fazer 6 meses dia 19 e ontem pela primeira vez dei a mamadeira com a fórmula, pois no final do mês ela irá para a escolinha, mas ela fez uma cara muito feia quando sentiu o gosto do leite.
    Vou passar essa semana tentando dar para ver se ela aceita.
    Como é difícil essa transição!!! Tem crianças que gostam de primeira.
    Com a água foi a mesma coisa, fui tentando vários dias e hoje ela toma numa boa na mamadeira.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Kátia.....muito explicativo seu post...gostei bastante. Você até parece uma fono!? Hehehe.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Kátia, meu bb tem a idade da Manu. Eu voltei a atender de leve no meu consultório, tiro leite materno e deixo para a minha mãe dar o mamá pra ele. Morria de medo dele gostar mais da mamadeira do q do meu peito... Rsss Por isso, pesquisando na internet, achei a mamadeira Calma da Medela, vc conhece? Assim que vi, amei seu sistema! Comprei e meu bb pegou de primeira! Ela só libera o leite qdo o bb faz a sucção, assim como no peito. Olha a descrição dela:

    "Permite que os bebês mantenham o comportamento natural de alimentação que aprenderam no peito.
    O bebê pode beber, respirar e fazer pausas com regularidade.
    Dá apoio a uma fácil transição do peito para a mamadeira e vice-versa.
    Um tamanho do bico é suficiente para todo o período da amamentação, tal como na natureza. (o bico é de tamanho unico)
    O único sistema de alimentação para o seu bebé - recomendamos a introdução de uma mamadeira quando a amamentação estiver estabelecida."

    Bjss

    ResponderExcluir

 
Minhas diKAs Baby © Copyright 2011 | Design por Katia Ouang. Codificado por Delikka.