Vida de Mãe - Começando tudo de novo

Por mais que eu já tenha uma certa experiência em organizar a rotina de um bebê e acredite muito nas "técnicas" que sempre passo para vocês, não tem funcionado bem com a Manu infelizmente.
Talvez porque eu não consiga seguir tão a risca com ela, só sei que minha
vida virou de cabeça para baixo desde que tirei ela da rotina nos dias de natal.

Acreditem; 2 dias não dormindo após o almoço, mamando conforme queria ( pois estava muito quente)  e indo dormir bem mais tarde a noite, bagunçou tudo.

Até o natal a Manu estava indo bem, dormia umas 21.30, acordava umas 7 e dava 1 ou 2 reclamadas por chupeta de madrugada.
Desde então, na melhor noite eu consegui dormir 1 hora e meia seguida.
Estou simplesmente esgotada.
Ela acorda de hora em hora, chora e é só por a chupeta, que volta a dormir.
Já deixei chorar pois acredito que se for manha, vai passar. Mas com a Bruna dormindo no quarto ao lado, se a Manu chorar muito, vai acordar ela também e aí o caos reinará aqui em casa.

Por orientação da pediatra voltei ao ponto zero, e lá vou eu começar a organizar tudo de novo. 
Ou seja, dar uma mamada as 23 horas para ver se ela dorme mais e melhor.

Então ela mama as 20-20.30hs, dorme e depois mama as 23 de novo. A tal "mamada dos sonhos" !
Faz 4 dias que introduzi essa mamada e melhorou de fato, ela tem acordado menos, mas ainda acorda umas 2-3 vezes. 
Só depois que ela for direto das 23 as 7 da manha eu posso começar a tirar a mamada dos sonhos e ir aproximando das 20 horas naquela técnica que expliquei para vocês ( veja aqui ). 
Antes disso, nada feito.

Confesso que estou desanimada e exausta. Mas vou com paciência e rigidez dessa vez tentando não tirar ela do horario para não perder toda a evolução que ela ganhou.
E com a introdução das frutas e papinhas, acho que conseguirei organizar melhor a rotina dela.

Segundo filho a gente faz o que dá. Não dá para planejar e nem ser tão rigida quanto o primeiro, pois simplesmente não temos tempo e disposição para isso. 
Fica bem no " se der deu, se não der a gente faz depois"... e nessa o bebê também sente.
Eu determino que o banho será da Manu será as 11 da manhã, mas nesse dia a Bruna resolveu grudar em mim e só quer ficar comigo, pronto...o banho passa para outra hora e vou brincar com ela. E assim tem sido.

Então eu que tanto passo as dicas para vocês continuo dando uma dica de mãe e amiga; insistam para tentar ser o mais organizada possível com a rotina do primeiro filho. 
Pois no segundo é bem mais difícil. Imagino com 3 ou 4 filhos... 
Mas tendo pelo menos 1 deles dormindo bem e disciplinado, já ajuda... e muito.

E eu sigo aqui , recomeçando do zero. 

E espero em poucos dias contar para vocês que dormi minha primeira noite inteira nos ultimos meses!

Sonho de consumo!

E vocês foi mais difícil colocar o segundo filho na rotina?



| Categorias: ,

31 comentários:

  1. Olá Kátia!
    Minha filha entra no terceiro mes no próximo dia 20. Tenho dado a última mamada as 23e30, mas tenho que acorda-la neste horário de um sono bem profundo(pelo que parece). Ela reclama de 3 a 4 vezes por volta de 4h da manhã.
    Será que dando a ultima mamada as 22hrs ela pode dormir a noite mais tranquila, nao sendo interrompida do sono das 23e30?
    Obrigada pelas dicas no seu blog.
    Abraços,Uiara

    ResponderExcluir
  2. A Manu está só no peito?
    Talvez seja fome, tente dar uma mamadeira p ela neste horário das 21hs... O meu bb tem 5 meses e meio e mama 160Ml. Eu dou uma mamadeira às 18hs, ele dorme às 19:30hs...11hs dou outra mamadeira, com ele dormindo e vai até

    ResponderExcluir
  3. Continuando... Vai até 5 ou 6 da manhã direto.

    É uma sugestão.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Katia! Adoro seu blog e amo as suas dicas :)
    Bem, tenho uma filhota de 50 dias que dorme Super bem a noite, mas tem grande dificuldade de tirar suas sonecas durante o dia: chora horrores e só se acalma depois que caminhamos de um lado para o outro. Já tentei colocar diversas chupetas, mas ela detesta; tentei também deixar adormecer sozinha, porém chora tanto que até vomita.. Por favor Katia preciso da sua ajuda!! A Manu não chora para tirar as sonecas?
    Um abraço! Roberta F.

    ResponderExcluir
  5. Bjs dri

    Ps- meu ipad está travando, por isso as mensagens foram picadas. Hihi

    ResponderExcluir
  6. Kátia,
    Vc acorda ela as 23 horas para dar de mamar?
    Pq meu filho de 2 meses mama por volta de 19:30/20:00 horas e dorme. A pediatra disse q não e para dar leite dormindo, mas se eu não derr uma mamadeira 23 horas ele acorda 4:30 da manha. Se eu dou ele leva até as 6/7 horas da manha. Então eu queria saber: vc acorda a Manu 23 horas para dar de mamar ou dá a mamada dormind?

    Bjos,

    Gabriela

    ResponderExcluir
  7. Ai amiga....assim você me desanima ! hahahaha! Aqui em casa, você bem sabe que não consegui ser tão rígida com os horários como você conseguiu fazer com a Bruna .....tanto que a música que reina por aqui é : ''Liberdade, liberdade....abre as asas sobre nós"( risos) Mas hoje a Victorinha, mesmo dormindo tarde, ela dorme a noite toda, bem e tranquila - a não ser uma ou outra noite, que ela grita por conta de um pesadelo. Ela está na fase dos pesadelos, alias...a Bruna teve essa fase ?!
    Puxa, nem consigo imaginar como seja a vida com dois filhos !!! Como sabe, estou tomando coragem para ter o segundo ainda. Recentemente eu e o Gu, decidimos parar de evitar ! Vamos ver....Agora seja o que Deus quiser ! Quando ELE quiser, ele nos enviará um novo presente - E que venha !!! Graças a Deus tenho você pra me ensinar por aqui.
    Bjs
    p.s: O seu Blog está cada dia melhor e melhor !!!!! E pode acreditar, são palavra de blogueira e que entende bem do assunto. Temas super pertinentes, dicas ótimas como sempre, NADA REPETITIVO ! Só quem é blogueira entende o quanto é difícil abordar sobre tantos temas, e torna-los tão pertinentes como você faz!
    Você é de uma generosidade sem igual - sou sua eterna fã, amiga e admiradora !!!!! MINHAS DIKAS BABY IT'S ROCK !!!!

    ResponderExcluir
  8. Meu bebê tem 3 meses e aré hoje não consegui organizar uma rotina. Ele dorme muito tarde, acorda várias vezes à noite e fico exausta. O soninho dele é muito leve e sinceramente não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
  9. Oi Kátia, adorei este post ! Tenho uma filha de 2 meses, e sofri muito até agora com o sono. Ela tem uma dificuldade enorme de relaxar, fica com olho aberto prestando atenção em tudo! E o maior desespero é ler em livros como o da encantadora de bebês, sites, blogs e ouvir de mães que o filho dorme a noite toda sem problema, e que entraram em uma rotina com facilidade! Seus posts como sempre, super verdadeiros me ajudam e me tranquilizam muito!! Agora já Consigo estabelecer a rotina que eu criei: às 20:30 ela toma um banho de balde no quarto,com as luzes apagadas, depois mama ouvindo uma musica calma e dorme de 22 horas às 3 horas (mama) e só acorda depois às 7 da manhã! Para mim já está ótimo, aos poucos vou tentando fazer ela dormir a noite toda!
    Boa sorte com a Manu! beijos Taiana

    ResponderExcluir
  10. Meninas, adoro os comentários e obrigado pela força.
    Tem muita coisa que eu nao consigo responder para voces e que a opiniao do pediatra é sempre o mais indicado. Cada caso é um caso.
    No meu a pediatra acredita que seria fome,e de fato acho que era pois ela esta acordando menos.
    Qto a amamentar as 23hs, eu tiro ela do berço, no escurinho mesmo, coloco no peito e ela mama. Ja dorme em seguida.
    O jeito é ter paciencia.
    Como dizem todas as minhas amigas, criança igual a Manu é o comum, dificil é ser como a Bruna que com 6 meses dormia 14 horas seguidas e nunca acordou de madrugada!
    ser mãe é isso!
    Beijao

    ResponderExcluir
  11. Oi Kátia
    Imagino o cansaço que deva estar sentindo. Tem hora que tbm fico exausta aqui. Desde que as cólicas da Luíza acabaram estabeleci a rotina de sonho que vc explicou aqui porém com diferencial, sempre na ultima mamada dou além do peito uma mamadeira extra, além de deixar o intervalo entre a penúltima e ultima mamada com no máximo 2 horas. Ou seja, barriguinha cheia, noite inteira de sono, sem interrupção. E a mamãe descansada. A pediatra disse que posso parar mas minha intuição diz que ainda nao. Tomara que a Manu volte rapidinho à rotina e obrigada por compartilhar suas alegrias e dificuldades. Bjao Flávia Lordello

    ResponderExcluir
  12. Flavia, que bom que deu certo! o ideal é manter uma rotina e nao mudar!
    Qto ao dormir, a minha Manu dorme ate que rapido a noite...o que eu sempre faço é deixar ela mamar o segundo peito até quase dormir... ela fica bem cansada e como deixo o quarto bem escuro e em silencio, quando ela esta quase dormindo eu tiro do peito e deixo no colo ate arrotar. coloco no berço em uma posição que ela gosta e saio. Ela sempre segura uma naninha ou um paninho .... vc ja tentou?

    ResponderExcluir
  13. Me indica seu pediatra pelo amor de deus!!!
    Olha o desespero para dormir!!!
    Meu primeiro filho acordava 3x a noite até os 4 anos!!!!
    Precisava dormir pelo menos 2 anos seguidos para ter coragem de ter o segundo,
    Agora estou gravida de 7 meses e super tensa com o soninho do neném e estou sem pediatra.
    Tks!!!
    Leio o seu blog quase todos os dias e ADORO

    ResponderExcluir
  14. Oi Kátia
    Eu deixo a Luíza mais acordada no arroto para ter certeza que ela vai pegar no sono no berço. Com ela a experiência de dormir arrotando nao dá certo. Ela até dorme mas acorda rápido. Assim coloco no berço, tbm dou uma fralda e fico no escuro ao lado do berço, em silêncio, até ela adormecer. Após tiro a chupeta e saio do quarto. Assim ela nao fica chorando qdo a chupeta cai. Com isso ela tem dormido a noite toda. Bjao

    ResponderExcluir
  15. Esqueci de assinar o post anterior. Bjao Flávia Lordello

    ResponderExcluir
  16. Katia, primeiramente quero dizer que amo seu blog ! tenho uma bebê com o mesmo tempo que a sua Manu, então sempre que tenho alguma duvida, corro aqui para ler !! Vc já olhou a gengiva da Manu ? Pq a minha Giovanna estava super inquieta, com sono leve e acordando mtas vezes a noite querendo a chupeta .... até que na semana passada sairam os 2 dentinhos de baixo ! Pode ser isso que esteja incomodando tanto a sua pequena... bjão ! Gabriele.

    ResponderExcluir
  17. Oi Katia! Adoro o blog e leio todos os dias. Gostaria de saber se você troca a fralda da Manu durante a mamada noturna e se você a acorda de manhã para tomar banho de sol. obrigada, Adriane.

    ResponderExcluir
  18. Gabriele , pode ser mesmo!
    mas ainda nem sinal de dentinho...

    Adriane, eu nao troco não na mamada das 23, para nao mexer muito nela... e banho de sol dou quando dá....eu nao dou conta de descer logo cedo rsrsrsr, entao as vezes ela toma sol onde tiver aqui no apto mesmo. Mas desço bastante a tarde ! bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi Katia,
    acho muito legal essa sua determinação com a rotina e horários das filhotas.Cada família tem as suas características e é super importante tudo ser natural e de comum acordo com o maridão.Lá em casa é um pouco diferente, tenho um menino de 5 anos e outro de 4 meses. Tento manter uma rotina para os dois mas sou mais flexivel ,pois acredito que devemos lidar com os imprevistos e as necessidades do dia a dia, se preciso dormir um pouco mais tarde, estar em ambiente com barulho ou mesmo viajar com eles tento trazer a segurança para eles nestas situações. O mais velho sempre dormiu super bem, desde 1 mes no bercinho e com 1 ano e meio ja estava na caminha.Com o mais novo estou no mesmo esquema, ele dorme a noite toda desde 2 meses e preciso acorda-lo de manha pois o leite já esta vazando demais. Tento controlar minha ansiedade se a rotina esta muito diferente pois acredito que devemos estar bem e seguras para as crianças tambem ficarem. Isso contribui para nosso bem estar e saude. Leio sempre seus posts ,eles nos ajudam muito a pensar sobre os detalhes, bjs

    ResponderExcluir
  20. Olá Katia!!
    Primeiro quero dizer q amo seu blog! Estou com um poblemão aqui em casa, minha filha de 40 dias qdo mama fica se contorcendo no peito e de uns dia pra cá ela tem feito mamadas muito longas de quase duas horas, não fica esse tempo todo no peito, mas ela mama um tempo fica um pouquinho no colo e depois começa a pedir de novo, e só depois de quase duas horas que acaba dormindo. Geralmente acontece nas mamadas da atrde e noite, vc tem alguma idéia do que pode ser? Estou desesperada por ajuda...
    Bjs
    Cris

    ResponderExcluir
  21. Cris, vc ja conversou com o pediatra sobre isso? ela deve estar com colicas por isso esta se contorcendo...
    agora quanto a mamar pouco e depois pedir de novo eu realmente nao sei... seria bacana o seu pediatra ver como voce esta amamentando, as vezes o bebe nao pega direito entao suga pouco...tem varias enfermeiras tecnicas em amamentação que ajudam muito. Eu super recomendo a Patricia do menu materno: www.menumaterno.com.br Ela pode ir na sua casa, ver como a baby esta mamando e pode te ajudar.
    beijao

    Aline, concordo com voce e acho otimo isso que voce faz, mas aqui a Bruna é tão regrada que se sai do horario ela sente bastante.
    beijao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katia!
      Falei com o pediatra e ele disse q poderia ser refluxo, pois qdo falei com ele ela tinha vomitado uns dois dias seguidos, mas agora ela não vomita mais e continua se contorcendo...Mto dificil...E com relação as mamadas longas ele disse que era normal, pois no fim do dia costumamos ter menos leite...!!...Você já ouviu isso??Eu fiquei bem decepcionada com o parecer dele, tanto q estou procurando outro pediatra....Vc teria algum pra indicar??
      Vou entrar em contato com a enfermeira que você indicou quem sabe ela consiga me ajudar....
      Obrigada pela atenção!
      Bjs
      Cris

      Excluir
  22. Ou Kátia, tbm passo pelo mesmo dilema pois tenho uma filha de 2 anos e a outra de 3 meses...
    A pequena tava dormindo as 22 e acordando as 6, p mim perfeito, pq as 7 eu arrumo a mais velha p a escola. Depois das festas de final de ano e 15 dias fora de casa, td desandou!
    E pra ajudar comecei o desfraldamento na de 2 anos... Voltou para o trabalho daqui a 45 dias e não tenho a menor idéia de como vai ser... Vamos ver né!
    Abraço

    ResponderExcluir
  23. Katia, adoroooo o teu blog e confesso que assim que ligo o computador, sempre passo por aqui antes de tudo.
    Bem tenho a Rafaela de 2 anos e 10 meses e estou gravida do Gabriel de 19 semanas... tenho vivido um drama aqui em casa que nao sei se aconteceu contigo mas ve se tens alguma dica: A Rafaela nao quer mais ng, tudo tem que ser comigo, banho, sono, brincar, tudo é a mamãe. meu marido sempre foi um pai presente, e ate tenta mas ela faz aquele drama todo, chora que chega a fazer ansia de vomito e acaba me convecendo... so que simplesmente ja estou exausta, e fico imaginando o depois com um bebê na casa... tenho conversado bastante com ela, mas nao sei ate que ponto esta entrando na cabecinha.. vc passou por isso na gravidez da Manu.bjao! Andreia D'avila

    ResponderExcluir
  24. Oi Katia!!! A minha Manu dorme, por vontade própria, umas 20, 20:30, há 2 meses, mas ainda tenho que dar essa tal mamada dos sonhos, será que um dia elas vão conseguir dormir as 20 e ir ate as 7 da manhã mesmo???? A minha Manu tb vem acordando na madrugada, tb to um caco, mas acho q ja pode ser dentinhos e o narizinho dela esta escorrendo, mas nao tem febre, to morrendo de medo dela estar gripadinha.
    bjosss... Vivian

    ResponderExcluir
  25. Andreia, e sem querer te desanimar, vai piorar quando nascer. O primeiro filho sente muito, é normal. Por isso temos que tentar dar muita atenção nessa fase. Eu tambem estou exausta. Tem dias melhores outros muito cansativos, mas tente nao se cobrar tanto, faça o que for possivel e a Rafaela vai se adaptando aos pouquinhos. Todas as mudanças nao podem ser radical. Beijao

    Vivian, espero que sim, espero que elas durmam o quanto antes. Aqui essa noite acordou as 3, 4, 5 e 6 acordou de vez. Tambem estou exausta mas esperançosa que vai melhorar. Tenta nao tirar do berço quando acorda e mantem a rotina. Beijao

    ResponderExcluir
  26. Adoro seu blog, leio sempre... Algumas dicas de compras nao consigo aproveitar pois moro nos EUA mas acho tudo muito interessante anyway... Meus assuntos preferidos sao comportamentais e de rotina, como neste post.
    Acho que o problema da manu e' a chupeta! Isso se chama poor sleep association, exatamente o mesmo problema que estou tendo com a minha filha Lila de 5 meses... Elas precisam da chupeta pra dormir e de nos pra colocar a chupeta de volta...
    Andei pesquisando e achei um artigo bem interessante:
    http://www.babysleepsite.com/sleep-training/pacifier-newborn-infant-sleep/
    Alias, esse site e' muito bom... Eles vendem pacotes de consultoria mas também tem uma área gratuita e se tu se cadastrar recebera emails semanais bem interessantes.
    Boa sorte pra nos! Que breve tenhamos mais horas de sono! :-)

    ResponderExcluir
  27. Ola Katia,
    Minha filha quando completou 5 meses deu uma reviravolta no sono da noite. Ela continua tomando banho as 19:15, mamando as 19:30 e dormindo em seguida. Dai eu a acordava as 23:30 para a mamada dos sonhos e ela acordava entre 5 e 6:30, de repente ela voltou a acordar de 3 em 3 horas e só voltava a dormir se mamava (no peito). Daí passei a achar que era fome (pico de crescimento, etc) e passei a dar uma mamadeira de NAN as 23:30, e não mudou muito....vc acha que devo voltar a dar o peito as 23:30?

    Adoro o blog!
    bj

    ResponderExcluir
  28. Depois da reviravolta do sono aos 3 meses, minha bebê voltou a dormir tranquilamente a noite toda, graças a Deus! Apesar da última mamada ser às 23h/ 23h30, ela tá pegando no sono lá pelas 12h30, mas aí vai direto até às 7h, 7h30. Meu humor melhorou consideravelmente com isso.
    O que fiz foi voltar com o banho às 19h e não mais às 17h, mantê-la acordada até a mamada das 23h e a noite dar mamadas mais 'substanciais'.
    Agora vou por em prática a sua dica de passar essa mamada pra cada vez mais cedo.
    Minha dúvida é o sono do dia, quanto a Manu dorme durante o dia?
    Camila

    ResponderExcluir
  29. Katia,
    Minha filha está com 7 meses e dorme das 22/23h até 7/8h da manhã. Uma bênção! Mas as sonecas do dia estão sendo uma guerra! Ela luta contra o sono e chora sempre. Como tenho um problema na coluna, acostumei ela a dormir de dia no carrinho, e não no colo, mas tenho ficado preocupada com o choro, principalmente agora que voltei ao trabalho.
    Vc tema lguma sugestão?
    Bjs e obrigada!
    Julia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Julia, a Manu tb briga com o sono durante o dia... nao quer dormir, fica irritada. Só dorme depois do almoço... esse eu acostumei a colocar ela no berço, fechar a porta e deixar quietinha
      Bjs

      Excluir

 
Minhas diKAs Baby © Copyright 2011 | Design por Katia Ouang. Codificado por Delikka.