Foto do Dia



Hoje a foto do dia é da minha geladeira!!!
Queria mostrar que depois que a Manu ficou internada no hospital eu fiz uma lista de telefones importantes que a babá e a empregada possam precisar em algum momento que eu não esteja presente.

Como eu trabalho em casa e estou praticamente o tempo todo perto das minhas filhas, nunca me preocupei em orientar as pessoas que trabalham aqui no caso de uma emergência. Mas imaginem se eu não estivesse no momento em que a Manu passou mal.... ( vejam a história aqui)

Vamos considerar imprevistos comuns e não tão graves como quedas leves, machucados, febre e acidentes caseiros sem risco, é muito importante que as pessoas saibam como agir. E se não souberem, que entrem em contato com quem possa ajudar.

Por isso hoje deixo anotado os seguintes contatos:

-Ambulância - Se informe no hospital mais próxima à sua casa e que você tenha convênio o numero direto da ambulancia. Lembrando que a maioria dos planos de saúde, inclusive os melhores, não tem cobertura para ambulância particular. Por isso logo abaixo coloque:

-Ambulância 192 - SAMU - O resgate do SAMU costuma ser super rápido em casos graves. O lado ruim é que eles levam para o hospital mais próximo  da sua casa, seja ele super equipado ou não. 

- Telefone do Pediatra - consultório, casa ou celular - Se por algum motivo não conseguirem te ligar, o melhor é ligar para o pediatra.

-Telefone de todos os familiares de confiança, seja celular, casa ou trabalho

- Telefone ou Ramal de algum vizinho conhecido. Acreditem, os vizinhos são super importantes em uma emergência. Pois se você precisar sair correndo e não tiver condição de dirigir, eles podem ajudar e muito. No meu caso quem nos levou para o Hospital foi a primeira pessoa que eu vi na garagem do meu prédio.
Em casos simples como um machucado, uma vizinha que seja mãe com certeza pode ajudar a desinfetar e fazer o curativo.

- Telefone de 2 ou 3 Farmácias no seu bairro que tenham delivery - Caso você esteja fora e alguem precise comprar um remédio. 

- Telefone de alguns pontos de táxi próximos a sua casa - Se não for nada grave mas seu funcionário precisar levar a criança à um Pronto Atendimento antes de você voltar, é sempre bom ter telefones de taxi ou mesmo motoristas de confiança.

Além disso é bom deixar uma cópia da carteirinha do plano de saúde e de vacinação.

Eu estou pesquisando alguns cursos de Primeiros Socorros pois acho super importante fazer, e assim que eu parar de amamentar vou me inscrever em um.
E uma coisa que me questiono sempre é; Por que esses cursos que fazemos  nos hospitais antes do primeiro filho nascer, perdem tanto tempo em ensinar a dar banho no bebê, limpar o umbigo e o ouvido, e não colocam na grade o item Primeiros Socorros?!

Acho um absurdo os hospitais se preocuparem mais em dar uma boneca para nós simularmos um banho, do que ensinar como proceder em um caso de engasgo, que é algo que ocorre com certa frequência nos bebês pequenos e que assusta muitas mães, não acham?

E vocês já fizeram um curso de Primeiros Socorros?? Recomendam algum?

4 comentários:

  1. Katia, li o sufoco que vc passou com sua filha e fiquei impressionada pois passei exatamente a mesma coisa com o meu filho quando ele tinha 3 meses... ele apresentou exatamente os mesmos sintomas que a sua filhota, tambem fiz todos os exames e nao deu nada de errado, a explicação que o médico me deu é que ele deve ter sentido alguma dor e como chorou muito "sobrecarregou" o coraçãozinho e o organismo dá uma "apagada" para que o corpo se recupere do esforço... nunca tinha visto nenhuma criança ter o mesmo que ele teve, fiquei muito impressionada com a sua experiência idêntica a minha... bem fique tranquila que nada mais vai acontecer com ela... o meu filho nao teve mais nada e esta super bem!!! Ana Paula

    ResponderExcluir
  2. Se quiser alguma informação pode me enviar email anapaulamaia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Renata B. P. de Freitas7 de fevereiro de 2013 às 16:04

    Oi Kátia!! Li o post sobre o sufoco que vc passou...fiquei muito comovida...tenho uma bebê de um mês e consigo imaginar o seu desespero...
    Essa dica de deixar os telefones emergenciais na geladeira foi ótima pois na hora do desespero muitas vezes não conseguimos achá-los.
    Sempre acompanho o seu blog e só agora resolvi comentar.
    Parabéns pelas filhas lindas e por vc ser uma super mãe!! Abraço.

    ResponderExcluir
  4. PARABENS Katia!
    Pensei a mesma coisa quando li seu post. Fiz uma porcaria de curso em um hospital de Curitiba, ficavam horas e horas falando de banho e outras coisas mais simples e nada de primeiros socorros, que é o mais importante.

    ResponderExcluir

 
Minhas diKAs Baby © Copyright 2011 | Design por Katia Ouang. Codificado por Delikka.