Entrevista - Menu Materno

Quem me acompanha aqui no blog sabe que passei por todas as dificuldades possíveis com amamentação. Principalmente com a Bruna, minha primeira filha. Isso por falta de experiência, uma orientação errada na maternidade e uma produção de leite em excesso.


Quem me " salvou" de todos os apuros que passei e que foi essencial para que eu não desistisse foi a enfermeira Patrícia, da Menu Materno.
Não sei dizer quantas vezes a Patrícia veio em casa depois que a Bruna nasceu para me ajudar a enfrentar as dores, empedramentos e mastites.
Então essa é daquelas pessoas que passaram pela minha vida e com certeza eu nunca mais vou esquecer.
Mais do que isso, indico ela para todas as mães que me procuram e que precisam não só de uma orientação, mas também de uma pessoa doce e amiga naqueles momentos onde nosso humor não é dos melhores e estamos super inseguras, pois só quem passou pela dor de desempedrar um peito na mão sabe o que eu estou falando.

Fiz algumas perguntas para a Patrícia em relação à amamentação e que podem ser úteis para as gravidinhas e mamães recentes.

Qual é a importância de uma boa alimentação na fase da amamentação?
A alimentação adequada possibilita equilibrio nutricional da mulher que necessita produzir leite e manter uma saúde boa para cuidar de seu filho. As mulheres que não se alimentam adequadamente podem apresentar tontura e fraqueza devido ao desgaste físico que a amamentação proporciona.

Quando você costuma ir na casa das suas clientes? 
A consulta inicia-se na gestação com o objetivo de orientar a gestante sobre o preparo das mamas e orientações sobre problemas comuns na amamentação. Treino sobre posicionamento e pega corretos do bebe também ajudam a minimizar os problemas na hora de amamentar.
A segunda visita pode ser feita na maternidade, seguida de uma visita após alta hospitalar.


Qual a dificuldade mais frequente que as mães encontram nos primeiros dias da amamentação?
É comum apresentar machucado no bico e empedramento no peito. Complicações como mastite podem ocorrer caso a mulher não cuide da mama corretamente.

O que é a mastite e porque ocorre? Como a mãe deve agir aos primeiros sinais?
Mastite é a inflamação associada à presença ou não de infecção na mama. A mãe sente a mama dura, vermelha, dolorida e pode apresentar a febre acima de 38 graus por mais de 2 dias, o que confirma a infecção.

O que é o empedramento e porque ocorre? Como a mãe deve agir?
Entre o segundo e terceiro dia ocorre a descida do leite, momento que há maior produção de leite na mama. Essa situação provoca enchimento repentino da mama, percebida como mama dura e volumosa. A presença de dor decorrente do excesso caracteriza o q as mulheres chamam de empedramento. 

Como amenizar os incômodos do bico rachado? Todas as técnicas de passar a buchinha no banho, ou tomar sol antes do bebe nascer funcionam mesmo?
Não recomendamos mais o preparo do bico com buchinhas pq aumenta o risco de machucar e não tem estudos q mostram sua eficácia. O melhor é aprender a colocar o bebe corretamente no peito e evitar a pega incorreta. O uso de lanolina purificada HPA pode melhorar a sensibilidade à dor e acelerar a cicatrização.

Isso de algumas mães terem pouco leite e terem que complementar com LA, é possível estimular e aumentar a produção com uma boa orientação?
A produção de leite está diretamente relacionada ao estímulo da mama pelo bebe, logo, a baixa produção de leite pode estar presente entre mães cujos bebes têm dificuldades para mamar. Uma mamada incorreta pode não satisfazer o bebe ou mesmo fazer com q ele não ganhe peso corretamente, motivo frequente para a introdução de leite artificial.

Quais as dicas que você pode passar em relação a não desanimar com as dificuldades da amamentação.

Amamentar é um ato aprendido. O preparo para a amamentação é fundamental para evitar problemas. Uma vez identificados, a correção imediata abrevia o sofrimento desnecessário, pois é possivel amamentar sem dor!

Por quanto tempo o leite materno pode ser armazenado no freezer? E na geladeira?
O leite humano pode ser armazenado por 15 dias no congelador ou freezer e 12 horas dentro da geladeira.


A Patricia junto com a sua sócia, Kelly, além de toda orientação com amamentação, nutrição da mãe e retorno ao trabalho,  elas  assessoram as mamães nos cuidados com um recem nascido, furam orelha e treinam babás.
Inclusive foi a Patricia também que furou a orelha da Bruna e da Manu com todo o carinho e cuidado!
E não sei se vocês lembram da história que publiquei aqui sobre Relactação ( veja), foram as sócias da Menu Materno que ajudaram a tornar possível.

Por isso para vocês que estão grávidas ou que tenham amigas esperando seu primeiro filho, lembrem que uma boa orientação é peça fundamental para o sucesso na amamentação e para não desistirem tão cedo!

Menu Materno - www.menumaterno.com.br



Veja também esses posts relacionados à amamentação:
| Categorias: ,

3 comentários:

  1. Kátia,

    Eu também pude contar com uma inestimável ajuda para amamentar a minha pequena. Ela foi minha doula e anjinha da guarda. A Enfermeira Dóris, do GAMP (http://www.gampcursos.com.br/), com toda calma e tranquilidade, me ensinou, em apenas 1 hora, no dia em que meu leite desceu, a forma correta de pega, o que foi fundamental para o sucesso do aleitamento materno exclusivo por 7 meses. Eu não me sentia confortável para amamentar na posição tradicional e ela me apresentou diversas outras posições, até que encontrei a minha preferida: a invertida. Depois que adquiri mais confiança, a minha bebê mamava de todos os jeitos. O meu peito nunca rachou, o leite nunca empedrou e todos os momentos maravilhosos deste longo processo de aleitamento estarão para sempre na minha memória.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Nossa!como foi difícil amamentar meu bebê! Foram dois longos meses de bico do peito ferido e muita dor!! Mas graças a Deus no fim deu tudo certo e hoje aos 8 meses meu Arthur ainda mama!!!
    Fiquei indignada, pois no hospital eles não ensinam nada direito pra gente. Também tive que chamar uma enfermeira em casa para me ajudar. Mas quem mais me ajudou foi uma amiga minha que já tem filho e também amamentou. Ela me ensinou a ordenhar e a desempedrar o peito.
    Sem dúvida a alimentação é fator determinante para uma boa produção de leite. Até hoje quando acho que meu leite está ficando pouco eu como muita coisa com milho e é incrível como o peito enche!!!
    Por isso não desistam mamães!! Se você deseja amamentar seu bebê mas está sofrendo com as dores, tenha paciência que essa fase passa e depois é só curtir esse momento tão maravilhoso que só nós mães podemos proporcionar aos nossos bebês!!
    Beijos e boas mamadas!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Katia

    acompanho bastante o seu blog e já me ajudou muito! Principalmente na na rotina do meu filho.
    Sobre amamentação, acho que hoje em dia existe uma espécie de ditadura do aleitamento materno, fazendo muitas mulheres se sentirem pressionadas a irem até as últimas consequencias pra conseguir fazer o aleitamento materno exclusivo! E te falo por experiência própria, isso faz muito mal a uma quantidade enorme de mulheres!!
    O leite materno é o melhor alimento para um bebe? Sem dúvida!! Não há nada melhor!! Mas dizer que toda mãe tem leite para o seu filho e que se o leite não está suficiente é porque tem algo errado no processo, não é verdade!! Sou prova viva disso! - só pra constar sou super saudável e não tenho nenhum problema hormonal.
    Fiz de tudo que você possa imaginar, chamei enfermeira especializada, variava as posições do bebe, usei o "mama tutti", tomei remédio pra estimular a produção, usei spray de ocitocina e tudo que consegui ganhar foram; empedramentos, choros contínuos meu e do meu filho, muito stress e no final uma mastite que quase me matou de tanta dor!! E acredite nada adiantou, meu filho continuou precisando de complemento.
    Minha vida e do meu filho só melhorou quando resolvi deixar tudo de lado e dar o que eu tinha de leite e complementar o resto com mamadeira. Pronto!! Nossos problemas se foram!! Ele tem agora 2 meses e meio e está lindo, fofo, gordinho, saudável e super esperto!! E eu nunca mais tive peito empedrado e estou muito mais calma!
    Tenho usado a mamadeira Nuk, indicada pelo meu pediatra, meu filho não perdeu o peito e o momento de amamenta-lo se tornou um momento de muita alegria e prazer pra nós dois!

    ResponderExcluir

 
Minhas diKAs Baby © Copyright 2011 | Design por Katia Ouang. Codificado por Delikka.