Desabafo de Mãe

Hoje o post é mais um desabafo.Desabafo de uma mãe esgotada. Fisicamente e psicologicamente.

Estou há 4 noites sem pregar o olho. As 3 primeiras com medo que a febre da Manu subisse muito de madrugada, e essa última com um susto enorme que tive depois uma hipotermia que eu nem imaginava existir.

Após tomar um antitérmico ás 18 horas para controlar a febre, a temperatura dela foi caindo, caindo, caindo até chegar em 33,9 graus.
Somado a isso, um frio como São Paulo nunca teve.
Passei a noite em pânico.
Entre aquecê-la com muitas peças de roupa e dar 2 banhos quentes, o máximo que consegui foi subir para 35 graus.

Mesmo assim, não tive coragem de deixá-la em seu berço.
E na minha cama ela simplesmente não dorme.
Então passei a noite com ela no meu colo, enrolada em um cobertor e rezando para que ficasse tudo bem.

Nós mães sabemos que alguns dias de febre alta são comuns em bebês.
Mas acho que nunca estamos preparadas de fato para isso.
O que nunca imaginei seria passar um nervoso por uma temperatura tão baixa. 
Já fui atrás de buscar informações em como proceder em caso de uma outra hipotermia. Pois no momento em que você vê o termômetro apitar 33,9 graus, você não sabe se coloca mais roupa, se enrola em um cobertor, se dá um banho quente, só quer ver seu filho bem logo. E vem então aquele sentimento de proteção que você quer tirar de você para dar para eles.

O meu desgaste físico acaba desaparecendo quando vejo que minha filha está melhor. 
Só o psicológico que fica tão abalado que acho que envelheço 10 anos a cada noite dessas em claro.

As vezes acho que me desespero demais, que saio correndo para o Pronto Socorro na primeira febre mais alta, que choro quando vejo elas chorando, que levanto a cada resmungada na babá eletrônica, que perco a cabeça e fico sem saber o que fazer... ao invés de ser um pouco mais racional e agir com coerência.

Mas será que é possível isso mediante um mal estar de um filho?

Mãe se conforta muito com o apoio de outras mães. 
E acho que hoje eu preciso um pouco disso, de saber que não sou a única que se sente assim...

Vocês me entendem?

29 comentários:

  1. Caramba!! É por isso que não deixo de ler o seu blog nenhum dia!!!! Nunca havia comentado pq acho um saco ter que me logar p poder comentar, ai acabo passando sem comentar nada, mas diante desse seu post n pode calar pq percebi que SOU NORMAL.Ou pelo menos não sou a única que enlouquece (literalmente) qdo os filhos pequenos adoecem!! Um bj grande e melhoras p a pequena.

    ResponderExcluir
  2. Ká, o meu pediatra me alertou para essa possibilidade... ele me disse que depois de alguns dias de febrão, o termostato do corpo fica meio desajustado, e se a temperatura do meu bb ficasse mais baixa, para eu não me apavorar, pois pode acontecer... e de fato aconteceu com ele tbm!
    Ele sempre me diz para eu parar de ter termotetrofobia!
    Espero que o termostasto da sua pequena se ajuste agora e que você tenha noites mais tranquilas. Eu tbm me apavoro com a febre a resfriados, o Raffa vem para o bercário comigo no trabalho e é muito confortante ver que as outras mães passam por isto!
    Sinta-se acolhida por min, e por muitas... ser mãe não é fácil, mas estamos juntas! e pelo visto nossos bebês tbm.... as viroses moraram 2 meses na minha casa!
    Nath Maia

    Beijos e boa sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo carinho Nath!!! de coração!
      bjs

      Excluir
  3. Oi Katia! Ainda não sou mãe, mas como medica (sou dermatologista, mas trabalho em Hospital Infantil) lhe dou todo o apoio! A hipotermia pode tornar-se grave, e você esta certa em ficar assustada com essa situação. Use bolsas de água quente, cobertores e aquecedores de ambiente para reverter a hipotermia, e caso note alteração no nível de consciência da criança, ou seja, se ela ficar pouco responsiva, letargica (molinha), leve-a imediatamente ao pronto socorro. Outro sinal de gravidade é a cianose das extremidades (mãos e pés ficam azulados).
    Espero ter ajudado.
    Bjs
    Claudia Chaim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Claudia. Mas graças a Deus não chegou nesse ponto! Eu vou sempre ficar atenta, muito obrigado!
      Beijao

      Excluir
  4. Oi querida, logo logo passa, assim como você sou uma mãe super preocupada, graças a Deus a Valentina nunca ficou com febre, a única coisa que ela teve foi uma bronquiolite, nunca tomou antibiótico, mas te entendo perfeitamente, sou igualzinha a você ou até pior, mas prefiro pecar pelo excesso do que ficar pensando que poderia ter feito mais e não fiz, mas como dizem depois que somos mães o nosso coração começa a bater fora do peito e com o tempo melhora, logo logo sua gatinha fica bem e você volta a rotina, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Ju, sabe que a Bruna nunca teve essas febres e tomou o primeiro antibiotico com mais de 2 anos e meio.
      Depois que entrou na escola que passa tudo para a Manu, e ela por ser menor e mais fragil, acaba ficando pior.
      É duro. Muito obrigado pela força
      bjs

      Excluir
  5. Vamos chorar ou rir juntas. A Heloisa acorda de 05 a 06 vezes por noite desde o feriado de Corpus Christi por causa do nariz e a cada duas ou três noites ela resolve que quer brincar entre 03 e 04 da manhã. Pois como ela fica de pé, o nariz não fica obstruído. Eu levanto as 05:30, pois entro as 08:00. Eu não preciso nem dizer quão zumbi eu pareço. Meu trabalho exige viagens constantes na Ponte Aérea, mas até agora consegui segurar em viagens no estilo bate e volta, mas acho que semana que vem não vou escapar de ter que dormir lá. Imagina como eu estou???

    Beijos and let's keep our chins up : )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiola, posso imaginar.
      eu sofreria muito em ficar longe.
      Mas se Deus quiser ate a semana que vem ela estara melhorzinha!
      beijao e obrigado por rir e chorar junto comigo!

      Excluir
  6. Katia sou igualzinha a voce. Já passei noites com a bebe no colo também, tomando golinhos de nescafé para espantar o cansaco e rezando para que melhorasse. E é sempre assim, a hora que gracas a Deus ela melhora, vem o esgotamento. Tente descansar e se cuidar, capriche na sua alimentacao, logo tudo fica bem. Bjs e boas energias p vc e para as piticas. Re.

    ResponderExcluir
  7. Katia que antitermico que deu para ela? Te pergunto porque morro de medo quando tenho que dar para a minha, uma vez dei tylenol e baixou bastante, fiquei assustada. Bj. Re.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Re, é dificil acontecer isso com Tylenol. Eu dei outro. Qualquer coisa me mande um email minhasdikas@gmail.com
      Eu nao posso dar nome de remedios no blog.
      Beijao

      Excluir
  8. Carolina Aratangy De Bolle24 de julho de 2013 09:55

    Nossa Katia!!!!IMPOSSÍVEL UMA MÃE NORMAL SER RACIONAL!!!! Nossos filhos são TUDO para a gente. E quando vc vê aquela "coisinha" tão indefesa, que não consegue falar o que esta sentindo e depende totalmente de vc, sofrendo é muito difícil.
    Muitas vezes, vou além... Me cuplo muuuito quando a Maria esta com o nariz escorrendo, ou quando ela pegou estomatie, ou quando teve otite e teve que tomar antibiotico. Ficou me martiriz, pensando se não estou cuidando bem dela, se não sou uma boa mãe. Tentando imaginar de que crinça ela pegou aquilo. Quando chego na sala de brinquedos do prédio e percebo que têm alguma criança gripada, dou meia volta e saio correndo... kkkk.
    A Maria não vai para ecola ainda, mas aqui no prédio é como se fosse uma escola ou até pior. Meu condominio é muito grande e têm muuuuuita criança. Eu não tranco a Maria em casa e como diz meu pediatra, uma hora ela vai pegar. Mas, fico com muita dó porque ela ainda não têm nem um ano e quando vejo algumas mães falarem que seu filhos nunca pegaram nada até 1 ou 2 anos, me sinto ainda pior. Penso, ai meu deus o que estou fazendo de errado????
    Percebo que eu dou desculpas para as pessoas ou tenho vergonha de falar que a Maria esta com o nariz escorrendo denovo. Minha sogra vira e mexe perugunta " Nossa denovo a Maria esta doente".Quero morrer quando isso acontece.... Enfim... desabafei também. Todas nós mães somos um pouco neoróticas. Bjão e que a Manu melhore logo e que esse inverno passe logo para nossos bebês não ficarem mais doentes!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Carol,a gente se culpa por tudo o tempo todo.
      Mas a real é que não temos muito como interferir na saude delas. Fiz tudo igual para as duas. A Bruna nunca teve nada até poucos meses atras. A Manu ta teve um monte de coisinhas.
      Obrigado pela força! Beijos para vc e para a Maria!

      Excluir
  9. Oi, Katia! Já tinha ouvido falar de hipotermia no 4moms e agora sempre fico atenta qdo dou remédio de febre pras meninas (Elisa - 2 anos e 10 meses e Cecília de 1 aninho)... Realmente o Tylenol não costuma dar isso, o ibuprofeno que geralmente dá, né? Mas não se sinta sozinha nesse drama! Eu tbm fico fora de prumo qdo as meninas adoecem e, infelizmente, elas vão e voltam de resfriados desde o outono, apesar de nunca ser nada mais sério... Não durmo e fico um verdadeiro trapo no dia seguinte... Mas, veja pelo lado bom, logo logo as minhas e as suas terão passado por isso e as noites em claro serão apenas uma lembrança... Em compensação, a alegria de vê-las juntas, de cada gesto de carinho, de cada demonstração de crescimento é mto gratificante... Não esqueça do seu projeto de se cuidar para cuidar bem das suas princesas... Tente revesar com o marido pra pelo menos durante 1 noite vc conseguir dormir... Coma bem e dê toda a atenção e carinho que seu coração acha que vc tem q dar... Isso mostra pras suas filhas que vc sempre está lá para elas... E, aos poucos, tente se preocupar menos com as coisas q não merecem atenção, mas continue sempre alerta aos perigos! Melhoras pra vc e sua pequena! Vc é uma ótima mãe, não duvide disso nunca! Só de ler o seu blog eu já sei! Beijos! Karla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karla , muito obrigado pelo carinho!
      Dormir esta um pouco complicado por enquanto, mas vai passar!
      beijos para as pequenas e para vc!

      Excluir
  10. Como te entendo, de fato meu filho que tem 1 ano e 2 meses nunca ficou doente, exceto ao exantema súbito que o fez ter uma febre de 40,8, as 4:15 da manhã estava eu ligando chorando pra minha mãe não sabendo o que fazer...quase morri, pois ele não acorda á noite e neste dia ele resmungou (tão bonzinho) e assim foram 3 dias de febres altíssimas com hipotermia alternando até que no terceiro dia as bolinhas se espalharam no corpo todo. Mãe sofre...mas um sofrimento recompensador, logo sua pequena estará risonha novamente! Beijos Tati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa tati, que susto hein?
      obrigado pelo carinho
      bjs

      Excluir
  11. Parabéns pela sua dedicação exemplar! Tudo isso vai passar, e vocâ vai poder colocar no "curriculo matter" mais tarde todas essas experiências.

    Daqui, torço para que tudo se estabilize o mais rápido possível e que você mantenha a serenidade, com a graça de Deus.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Kátia! Comecei a ler seu blog no ano passado, quando engravidei do meu pequeno e hoje acesso todos os dias. Te entendo perfeitamente também e fico aliviada de saber que a preocupação que sinto não é privilégio da minha maternidade recente. Meu bebezinho está com dois meses e anda sofrendo com um refluxo muito chato. Passei um mês inteiro praticamente passando as noites em claro, velando o sono dele, pois ele teve dois episódios de engasgo durante o sono noturno. Felizmente ele está melhorando e eu tentando confiar mais em Deus, entregando a vida do meu filho nas mãos dEle. Desejo melhoras pra sua princesa! Um abraço, Luciana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, eu imagino, pois refluxo é muito chato mesmo.
      Muito obrigado pelo carinho viu!]bj

      Excluir
  13. Não so te entendo como sou assim... vivo esgotada... agora então estou explodindo de dor de cabeça porque não durmo direito... minha pequena ficou tossindo durante 20 dias e não parava com antialergico nem xarope, ou seja fiquei 20 dias sem dormir uma noite inteira, no maximo 3 horas ou 4 horas e não initerruptas... vida de mão dedicada não é fácil!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É dificil né Lu.
      A Bruna tambem ficou dias tossindo a noite toda... parou so com antialergico...
      melhoras para ela tambem
      bjs

      Excluir
  14. Super entendo, sou mãe de 1ª viagem e sou exatamente assim, não durmo se vejo minha baby incomodada com qquer coisa, fico o tempo todo levantando pra ver se está td bem. Enfim sempre fui muito nova aparentemente pela minha idade, mas agora já nem sei mais, to ficando acabada, hushsuhauah...

    ResponderExcluir
  15. Catia gostaria de sugerir um tema que tenho muitas duvidas, sobre a alimentacao da Manu. Como vc comecou a introduzir outros alimentos e a rotina a partir da nova alimentacao.

    ResponderExcluir
  16. Oi... descobri teu blog pelo blog da Amiciperamici... e amei... e olha... quem tem filhos está sempre alerta, sempre pronta pra guerra....kkkk... mas é verdade, pois precisamos estar preparadas pra tudo e mesmo assim nunca estamos preparadas o suficiente...

    Bjokas


    Paty

    ResponderExcluir

 
Minhas diKAs Baby © Copyright 2011 | Design por Katia Ouang. Codificado por Delikka.