Vida de Mãe - Planejando o Segundo Filho



Fotos Rachel Guedes - Projeto Família

Depois de várias leitoras me pedirem esse tema pelo Instagram, resolvi escrever sobre a decisão de ter ou não ter o segundo filho.

Eu sempre quis ter dois filhos. 
Porém depois que a Bruna nasceu, confesso que tive momentos em que pensei em parar por ali.
Afinal de contas eu tive uma menina, algo que sempre sonhei, e estava 100% realizada como mãe. E não entendia como seria possível amar um outro filho como eu amava a Bruna.
Além disso minha vida estava ótima.
A Bruna foi um bebê muito fácil, dormia a noite toda sem acordar desde os 3 meses, comia de tudo, nunca  ficava doente... Então a chegada de um bebê na minha vida só me completou.
É claro que minha rotina mudou 100%.
Mas estava tudo ok, já que eu tinha uma babá que me ajudava com a Bruna para eu poder continuar trabalhando e poder curtir a minha filha sem ficar tão cansada e estressada com as obrigações do dia a dia. 

Quando a Bruna fez 1 ano começamos a conversar a respeito do segundo filho. Mesmo porque eu demorei alguns meses para engravidar da primeira vez, então agora com menos tempo e 1 filho em casa eu pensei; vou parar de tomar pilula pois com certeza vou demorar 1 ano para engravidar.
A verdade é que eu não tinha a minima pressa e estava de fato desencanada.

O meu marido sempre quis mais 1 filho e nunca cogitou ter apenas a Bruna.
Eu estava na dúvida. 
Sabe quando você não quer mexer em time que está ganhando?
Sim, pensamento egoísta. Mas passou sim pela minha cabeça não querer outro filho. 

Um dia acordei um dia com uma cólica bem estranha. Diferente do que eu sempre tinha.
Foi então que vi que estava atrasada 1 dia e me caiu a ficha que eu poderia estar grávida.
Pensei : "ah, nao é possível, passei por atrasos de até 5 dias,  inúmeros testes negativos, não vai ser de primeira que vou engravidar..."

Passei na farmácia, comprei o teste mais barato, e confirmei: positivissimo!

O primeiro positivo a gente nunca esquece, chora de emoção, de felicidade. É uma sensação que não cabe no peito.

O segundo também, mas eu chorei de medo, de insegurança.
A real é que eu não achei graça nenhuma nesse positivo.

Como assim grávida de novo!????
Depois de alguns minutos de pânico respirei, e entendi... não tinha mais volta, eu estava sim esperando outro filho. Resolvi agradecer a Deus e Nossa Senhora de Fatima que tanto me ajuda e pedir só que viesse com muita saúde e que desse tudo certo. E então encorporei que havia sido mais uma vez abençoada. 

Vale ressaltar que a segunda gravidez não é facil quando se tem um bebê de 1 ano em casa. Você tem que pegar no colo, correr, abaixar, dar atenção e está enjoada, indisposta, com sono.... e a barriga cresce conforme cresce o trabalho que a primeira criança dá.


Mas até aí tudo bem. Não muda muito sua vida pois você mal lembra que está grávida, e de fato o tempo passa bem mais rápido.

Muitas pessoas dizem ter sentido uma mudança radical com a chegada do primeiro filho.
Para mim foi com a chegada do segundo.
Quando nasceu a Manuela, aí sim eu senti uma mudança radical na minha vida.

Depois de alguns dias em casa com ela, exausta, fraca, e com a Bruna tendo chiliques de ciumes o dia todo eu me perguntei: O que fui fazer da minha vida???

Tudo muda radicalmente a não ser que você seja das poucas privilegiadas que tenha uma babá para cada filho e folguista aos finais de semana. Se não, se prepare para se ocupar o dia todo.

E olha que nem tanto para a fase inicial, e sim para agora onde as duas me consomem com uma energia sem igual.

Durante a semana me divido com a babá e aos finais de semana com o meu marido. E como ainda tenho que trabalhar, simplesmente não existe tempo nenhum para mim.

Para eu conseguir marcar uma manicure tenho que me programar com antecedência.
Para eu almoçar com uma amiga, tenho que ver se minha mãe pode vir ficar com uma delas, enquanto a babá fica com a outra.
E assim vai...
E com o trabalho das babás cada vez mais caro e com carga horária reduzida, não temos mais ninguém a noite e nem aos finais de semana. Ou seja, sem um jantarzinho, sem um cineminha, sem uma manhã no cabelereiro.
Sim, é uma fase, e logo vai passar. Tenho plena consciência disso.

Mas hoje eu digo que vivi o ano mais cansativo e intenso de toda a minha vida. 

Passo o dia descabelada correndo atras das meninas, levando a pediatra e passando noites em claro pois sempre uma delas está com alguma coisinha. Porque sim, elas ficam doentes e uma passa para a outra e assim vão se revezando dia a dia...
Muitas vezes percebo que o dia passou, eu nem almocei e sequer tive tempo para me olhar no espelho.

E a história se repete na casa de todas as mães que conheço que estão com dois filhos pequenos. Não tem uma que não reclame do cansaço,da falta de tempo, e da vaidade deixada de lado.

Tudo isso ok.

Mas para mim o pior é a culpa. Vivo perseguida por uma culpa em achar que não consigo dar a atenção devida para cada uma delas. Isso porque sou das poucas privilegiadas que conseguem trabalhar em casa e ganhar um dinheiro. Vejo os dias passarem, elas crescerem e quero parar o relógio para curtir com calma cada uma delas, dentro de suas vontades e expectativas. E muitas vezes estou tão cansada que não consigo achar mais graça em nada que elas fazem e até perco a paciência. O que me traz ainda mais culpa depois.

Então hoje se eu pudesse voltar atrás, acho que engravidaria até antes da Bruna ter feito 1 ano. Pois não teria mudado muita coisa em relação à logística do dia a dia, e mais cedo eu teria um pouco de liberdade e poderia começar a pensar um pouco em mim. E no caso de irmãos, quanto menor a diferença, melhor para eles e mais fácil para os pais. Assim já vai todo o trabalho de uma vez, usa a mesma estrutura de casa, roupas, alimentação, babá... 
Pois hoje se eu não tivesse a Manu, acho que teria preguiça de começar tudo de novo.

Agora o lado bom e animador de tudo isso.
É extremamente prazeroso cuidar do segundo bebê.
Pois você percebe o quanto é fácil, e que trabalho de verdade vem quando o bebê começa a engatinhar.
Eu cuidei sozinha da Manu pois a baba ficava com a Bruna. Dei todos os banhos, troquei todas as fraldas, acordei todas as noites e confesso que não me incomodou em nada. Muito pelo contrário. Continuei trabalhando com ela ao meu lado e mesmo quando ela já sentava, deixava no tapete com um monte de brinquedos e lá ela passava algum tempo se divertindo.
E você percebe que sim, o bebê pode aprender a brincar sozinho e que você não precisa estar perto o tempo todo.
Você percebe que sim, o bebê pode ficar no carrinho, na cadeirinha, no bouncer ou no berço, sem você ter que pegar no colo o tempo todo.

Acredito até que tenha curtido muito mais a fase bebê da Manu por não ter inseguranças e saber como o tempo voa e não volta mais. 
E fique tranquila, você vai amar tão loucamente o seu segundo filho como se fosse o primeiro. Pois cada criança é uma, e a experiência se renova, se multiplica. 
É bom demais.

Quando pensar em ter um segundo filho, cada mulher tem que saber administrar o seu tempo e suas possibilidades.

Tem mulheres que trabalham com emprego fixo e precisam dar um  tempo até engravidar de novo;
Tem mulheres que são mais velhas e não pode esperar tanto tempo;
Tem mulheres  que querem administrar os custos até poderem ter outro filho, Tem bebês que deram muito trabalho e os pais não podem ouvir falar de outra criança por enquanto.... enfim. 

Não tem regra, e em cada casa funciona de uma maneira.
Pois acredito que também deva ser uma delícia depois de un 3-4 anos você não lembrar mais de uma gestação e do que é ter um bebê em casa e poder começar tudo de novo. Sentir a emoção de um teste positivo, montar o enxoval, preparar tudo.E poder fazer isso com o primeiro filho um pouco mais independente , sem ser tão pequeno e entendendo o que é ter um irmão, facilita. Todas as minhas amigas que tiveram filhos com mais de 3 anos de diferença disseram ter sido bem tranquilo e repetiriam a experiência.

Como tudo tem o seu lado bom e seu lado não tão bom assim...

Hoje sou uma mãe 100% realizada. Apesar de todo o cansaço e falta de tempo, sou abençoada por ter duas crianças com saúde e todo dia vivenciar uma novidade. Além de poder sentir o amor por cada uma delas crescendo e me completando de uma maneira deliciosa. 
E já sinto muitas saudades de um bebezinho pequeno comigo...
Não existe mais possibilidade alguma de eu ter o terceiro filho, mas tenho certeza que se eu fosse mais nova, ia acabar tendo um temporão!

Então hoje quero saber de vocês que tem 2 ou 3 filhos, como foi a experiência e qual intervalo entre eles? Alguém teve um temporão?


| Categorias:

19 comentários:

  1. adorei o post, Me identifiquei muito. Aqui sao duas tbn, uma bb de 10m e uma mocinha de 8a. Estou esgotada, a bb acorda muito noite e de dia eh muito ativa, ja corri pro ps 2x cm ela, porque caiu e fiquei preocupada. Alem delas cuido da casa inteira sozinha.
    Enfim, vai passar, elas vão crescer e vou sentir saudades ate do cansaço.

    ResponderExcluir
  2. adorei o post, Me identifiquei muito. Aqui sao duas tbn, uma bb de 10m e uma mocinha de 8a. Estou esgotada, a bb acorda muito noite e de dia eh muito ativa, ja corri pro ps 2x cm ela, porque caiu e fiquei preocupada. Alem delas cuido da casa inteira sozinha.
    Enfim, vai passar, elas vão crescer e vou sentir saudades ate do cansaço.

    ResponderExcluir
  3. Lindo relato. Confesso que achei que antes de vc falar que teria o segundo filho antes da Bruna ter um ano, achei que falaria que jamais teria o segundo! Fiquei com medo! rsrs

    Parabéns pela coragem de relatar as partes "chatas"!
    Espero que comigo seja mais tranquilo!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. ai que lindo Katia, obrigada por compartilhar de uma maneira tao sincera. estou partindo para o segundo, seus textos me inspiram. bjks. R.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Katia! E tenho uma filhinha de 1 ano e 4 meses e neste mes nascera o meu filhinho. Nos eu relato, vc mencionou a ciumeira da Bruna. Como vc lidou com isso? A minha filha jah eh muito ciumenta e estou precupada qdo o bebe chegar! Beijos, Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati, dá uma lidinha nesse post:
      http://www.minhasdikas.com/2012/09/vida-de-mae-chegada-do-segundo-filho.html

      espero que te ajude! beijao

      Excluir
    2. Oi, Katia!!!

      Muito obrigada pela dica do post!!! Eu até chorei de emoção, culpa, etc Nesse periodo ficamos muito sensíveis!!!

      Obrigada por todas as dicas do blog!!! Seu trabalho é maravilhoso!!!
      Parabens! Super beijo, Tati

      Excluir
  6. Q post maravilhoso!
    Quero dois!!!
    Bjs dri

    ResponderExcluir
  7. Ter dois filhos é maravilhoso. Dá um trabalho surreal, eu também fiquei acabada por uns 2 anos. Hoje, com 4 anos e 2 anos, ficou bem mais fácil. Dá para cuidar dos dois juntos, dar comida, banho, bronca, tudo junto, é uma delícia. E ver os dois brincando juntos é uma gracinha.
    Eu também tinha o maior medo de não amar o segundo como foi no primeiro, mas o amor multiplica, é uma coisa sem igual.
    Acho que irmão é um dos melhores presentes que a gente pode dar para um filho, é um amigo de todo dia, uma convivência linda.

    ResponderExcluir
  8. Katia,me emocionei muito ao ler esse relato! Já te contei po email e pelo insta (desculpa te ter como amiga, as vezes me esqueço que só eu te conheço e acompanho sua vida, enquanto vc nem sabe nada a meu respeito)Enfim! Tenho uma filha de 7 anos, e demorei muito a pensar em ter outro filho já que fui mãe aos 20 anos e precisava dar um foco na construção da carreira que não estava consolidada, e também por ser mãe de uma menina já me sentia muito realizada! Esse ano tomei coragem de parar com a pílula e engravidei de primeira. Uau!!! Fiquei maravilhada, tudo parecia como a primeira vez já que havia 7 anos que tinha engravidado. Enfim chegou o dia do segundo ultra, ansiedade total para ver meu bebe e por fazer o exame de sexagem fetal para saber o sexo, infelizmente soube que o coraçãozinho dele tinha parado de bater. Porém meu colo do útero estava fechado e eu tive um aborto retido, o bebe morre mas o organismo não libera espontaneamente! Acho que meu coração é que não liberava ele. Tive que aguardar 15 dias para ver se o meu organismo liberava, como não aconteceu tive que me internar e induzir o parto natural e fazer a curetagem! Meu coração quebrou e ainda estou de repouso arrasada! Ansiosa que passe logo esses 3 meses para eu tentar engrevidar de novo e preencher o vazio que esse deixou! Parabéns pelas princesas que amo e pelo trabalho! bjo Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol,voce é uma leitora super querida.
      Espero que logo voce se recupere desse vazio. Deus ira te abencoar com uma nova gravidez. Vc sabe que engravida rapido e alem disso tem uma filha para te dar forças.
      Um grande beijo

      Excluir
    2. Obrigada Katia! Fiquei sinceramente feliz com seu carinho e pelo fato de me conhecer! Amem!!! Eu creio q Deus está no controle! Muito bom falar com vc! Bjo grande nas meninas e para vc tbm!❤

      Excluir
  9. KA, TD ISSO SEM CONTAR A GRAVIDEZ Q NAO VEMOS GRACA NENHUMA EM O OCORPO SE TRANSFORMAR COMO NA PRIMEIRA.......
    AMEI O TEXTO
    XOXO
    RENATA

    ResponderExcluir
  10. Ka!!!!

    Adorei o texto, tenho um filho de 3 anos, que vai completar 4 em Agosto e sou do Grupo das mães que resolveu esperar um pouco mais para ter o segundo. Quis exatamente essa experiencia de curtir MUITO o primeiro, 100% só ele, para depois poder me dedicar ao segundo da mesma maneira que foi com o primeiro, curtir a gravidez, enxoval, e etc... Consegui nesse intervalo ter um tempo bom com o marido, como gostamos muito de viajar, fizemos varias viagens com meu filho e foi tudo muito tranquilo, com mais uma criança seria muito complicado. Mas confesso que agora bate uma certa preguiça de encarar tudooo de novo...Mas vou ser do grupo das mães do temporão. Acho ate pq eu fui uma filha temporão , com diferenca de 10 anos do meu irmao mais velho e 8 anos do irmao do meio...fui durante muito tempo ""filha unica" mas hj já temos uma relação de igual para igual,irmão vai ser sempre irmão...independente da diferença de idade! E acredito muito que cada familia sabe o que é melhor, no meu caso seria muitoo complicado ter perto, pq tbm não queria deixar meu filho de lado e não poder aproveitar ele, acho que me sentiria muito culpada. Mas como vc mesma disse cada caso é um caso!!!

    Bjss

    ResponderExcluir
  11. Katia, eu sempre quis mais de 1 filho, nunca pensei em ser mãe de filho unico. Hoje meu primogênito tem mais de 5 anos e daqui 3 meses vai nascer seu irmãozinho ou seja, os dois terão 5 anos e 4 meses de diferença de idade! Posso te garantir que esse espaço de tempo entre um e o outro foi ótimo porque deu para curtir cada etapazinha do 1°, cada gracinha, cada mudança, cada conquista, deu tempo de descansar bastante e só agora nos sentimos preparados para o 2° filho. O 1° está radiante com a chegada do irmão, está acompanhando tudo desde o pré natal, as mexidas do bb na barriga, os preparativos, tudo, tudo uma delicia! Por aqui ainda não pintou ciúmes vamos ver quando o bb nascer mas por enquanto está tudo bem tranquilo! Essa é a minha experiência e queria dividi-la com vc!! beijão adorei seu post!
    Valquiria à espera do Léo e mãe do Gui

    ResponderExcluir
  12. Adorei o relato! Minha filha está com 7 meses e ainda estou na dúvida se engravido logo ou espero ela completar 2 anos. Por ora morro de medo do início; achei muito cansativo! Mas acho que é como você disse... de repente é melhor ter todos de uma só vez. Estou bem confusa! De qualquer maneira, parabéns pelo texto! Adoro quando compartilha seus sentimentos e não fala apenas do lado bom - que é muito bom!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Katia, tenho 2 filhos, um menino que faz 6 anos no mesmo dia da Manu, e uma menina de 1 ano e 3 meses, como vc pode ver a diferença é grande, não me arrependo nem um pouco dela, meu filho esta muitoo mais independente, faz praticamente tudo sozinho, claro que precisa de supervisão, mas não tenho 2 bebes em casa, que imagino deve consumir muito mais! Tenho uma baba que vem 2 dias inteiros e 3 dias meio periodo, mas eu que faço toda função de buscar e levar meu filho em todas suas atividades e me sinto privilegiada por ter pudido parar de trabalhar depois da segunda gravidez. Escolhi esse momento para me dedicar a eles, participar de tudo, pois como sabemos é um tempo que não volta mais! Vale resaltar que tive meu filho bem cedo, sou um mãe nova, 27 anos e super realizada com a maternidade, sei que esse fato me ajudou com a espera para ter o segundo..

    Beijoss, Carol

    ResponderExcluir
  14. Ainda estou grávida da segunda baby mas já estou como vc sem tempo pra nada e com uma culpa enorme... Mas o amor é incondicional e arrependimentos nao existem de forma alguma!

    ResponderExcluir
  15. olá, ..minha nora está gravida de 7 meses..... o enxoval ela comprou com suas dicas ...ah...foram dicas preciosas...seu blog e delicioso de ver...e eu adoro também fuxicar nele..
    lindo ! lindo!
    bjsbjs
    Vivian Cattaneo

    ResponderExcluir

 
Minhas diKAs Baby © Copyright 2011 | Design por Katia Ouang. Codificado por Delikka.