Vida de Mãe - Rotina !

 
Hoje o post é muito especial e até me emociono em escrever. Ele fala um pouco do que foi esse primeiro ano como mãe na difícil e trabalhosa tarefa de ensinar um bebê a dormir, a comer, a brincar e começar a interagir.

Como a maioria das minhas leitoras estão grávidas do primeiro filho, ou com bebê pequeno em casa, gostaria de passar um pouco da experiência positiva que tive nesses primeiros 12 meses da Bruna , pois sei que toda mãe de primeira viagem fica ansiosa em relação ao que esperar dos primeiros dias do bebê em casa.

Então deixando de lado as dificuldades , cansaço, noites sem dormir e inseguranças, vou tentar passar um pouco de como consegui organizar minha vida e o resultado disso.

Na primeira semana de vida da Bruna, após alguns dias  sem dormir , exausta, e achando que minha vida nunca mais voltaria ao normal , meu pediatra  (muito sábio por sinal !)  me passou apenas 1 dica ; tenha muita calma, disciplina e rotina.  A sua calma é a calma que o bebê irá sentir, a disciplina você precisará para dar conta de tudo e organizar a sua vida para que logo tudo entre nos eixos, e por último e mais importante; rotina !!!
Eu que nunca fui muito calma ou mesmo disciplinada já fiquei com preguiça só de pensar em uma rotina rígida e repetitiva para a minha vida . Mas esperando que isso realmente funcionasse, tentei me organizar dentro da bagunça dos primeiros dias e estipulei uma rotina para a Bruna que se encaixasse no perfil  da minha familia e do meu estilo de vida,  e assim sigo até hoje.
Ter disciplina é seguir à risca essa rotina, todo santo dia.
E garanto que não é fácil para a mãe , pois muitas vezes temos que parar o que estamos fazendo e sair de algum lugar  para atender e respeitar os horarios do bebê. Todos os dias são iguais, repetitivos e cansativos, e pior ainda na fase da amamentação, que é exaustiva demais e exige muito horário e doação. Mas mil vezes fazer isso por alguns meses e conseguir organizar sua vida, a sofrer por  falta de disciplina depois. E tudo passa, ainda bem !
Até hoje com 1 ano a Bruna toma banho no mesmo horário, almoça e janta exatamente no mesmo horário, tira a soneca da tarde no mesmo horário... e a hora de dormir é todo dia igual; as 20 horas no máximo ela mama no quarto escuro, sem barulhos ou interferências,  coloco ela no berço, saio e fecho a porta. E tem funcionado assim ! É claro que também quando ela sai dos horários fica chatinha, chora e reclama bastante, não tem jeito, o bebê sente qualquer mudança.
Quando você faz todo dia a mesma coisa o bebê aprende que aquele horário foi feito para certa atividade, e se sente seguro em ter essa rotina. Nada como você saber que seu bebê dorme ou come em tal horário para poder sair um pouco, ficar um pouco com o marido, ou se programar para almoçar em casa  caso trabalhe fora e saber que vai encontrar seu filho acordado. E mesmo se saio de casa com ela, ou viajo, tento manter o mais próximo da rotina os horarios das refeições e sonecas para ela poder dormir bem a noite sem estranhar.

Hoje me sinto satisfeita pelo primeiro ano dela. Consegui amamentar mesmo com todas as dificuldades ( leia AQUI), consegui fazer ela comer de tudo um pouco, dormir bem e estar super saudável. E isso com certeza foi resultado da tranquilidade que eu e meu marido ( que me ajuda muito !) passamos para ela desde do inicio, e da rotina que estabelecemos e seguimos até hoje.

Lembrando que, o que funciona em uma casa, não necessariamente funciona em outra. Essa foi a minha experiência e não existe fórmula para o sucesso. Acho que cada mãe constrói a sua . Pode ser que para um próximo filho tudo isso que eu contei não funcione, mas o mais  importante é nós mães tentarmos fazer o que o nosso coração mandar, sem querer ser perfeita em tudo .
Mas posso garantir que uma palavra faz parte de 10 em 10 casos de sucesso com um bebê;  ROTINA !!!


****************************************************************************

Aproveitando o gancho do texto, e a pedidos de muitas  mães que me escrevem, segue algumas dicas que funcionaram para mim e para a Bruna e que reuni depois de pesquisar em 3 refêrencias de sucesso; os livros Nana Nene e A Encantadora de Bebês, e o DVD The Happiest Baby on the Block !

- Comece  tentando fazer o bebê perceber a diferença da noite para o dia. Durante as sonecas do dia mantenha o quarto ou ambiente em que ele esteja claro, com os barulhos normais do dia, e a noite deixe tudo escuro e com pouco barulho.

- Se não estiver muito quente, faça o charutinho com um cueiro para deixar o bebê enrolado, isso ajuda a acalmar e deixa-lo tranquilo.

- Os 3 primeiros meses são os mais dificeis, mas também são os unicos em que você ainda pode mimar o bebê sem que ele vicie. Portanto dê o colinho e aconchego que ele precisa mas nunca faça dormir no seu colo. Acostume desde o inicio que ele tem que dormir no berço.

- Eu sonhava com o dia em que poderia amamentar de 4 em 4 horas ao invés de 3 em 3h. E meu pediatra disse; amamente de 3 em 3 para ela  poder dormir a noite toda. Bebê que dorme com o tanquinho cheio, dorme muito melhor. E mantive de 3 em 3 horas até ela começar a comer sopinha. Foram longos e intermináveis 6 meses que mal consegui respirar. Mas valeu a pena.

- Muitas vezes dei a "mamada dos sonhos" que tanto a Encantadora de Bebes fala ,e realmente dá certo. Faça 1 intervalo menor entre a penultima mamada e a ultima no horario que você quer por o bebê para dormir. Assim você garante que seu bebê vai dormir de barriga cheia e não acordará tao cedo de fome.

- Se seu bebê esta ganhando peso e crescendo e o seu pediatra permitir, experimente começar  a tirar a mamada da madrugada. Para isso você vai precisar de um pouco de paciência e boa vontade. No primeiro dia em que ele acordar tente enrolar um pouco com a chupeta, se ele voltar a dormir não acorde. E se ele chorar enrole uns 5 minutos para dar a mamadeira. A cada dia enrole um pouco mais... você vai ver que logo ele acordará cada vez mais tarde até chegar até de manhã.

- o Banho de Balde ( veja aqui), funcionou muito para a Bruna, todos os dias do primeiro ao quarto mês ela ficava uns 5 minutinhos na agua morninha , antes de dormir. Relaxava e ajudava a dar soninho.

- Não deixe seu bebê entrar em sono profundo depois das 19 horas. Para isso deixe ele na sala, com barulho de televisão ,luz acesa, etc. Assim se ele cochilar vai ser por pouco tempo. Lembro de muitas noites meu marido andando com o canguru pela sala com a Bruna no colo para ela não dormir até chegar a hora certa.

E para terminar, não fique ansiosa em que seu bebê entre em uma rotina e durma a noite toda antes dos 3 meses, pois esse período o bebê ainda está se adaptando, aprendendo a comer, enxergar, dormir sozinho. E cada bebê tem o seu tempo.

Fica só um conselho; naqueles dias de cansaço onde você não ve luz no final do tunel e sonha com uma noite toda de sono lembre que isso tudo passa, e você vai sim voltar a dormir, pode ficar tranquila !!!

E Vocês mamães recentes, utilizaram algum método para fazer o seu bebê dormir e ter horário? Conte para nós se funcionou ou não !



| Categorias: ,

15 comentários:

  1. Adorei o post do seu blog. Aqui em casa fizemos algo bem parecido com o que vc descreveu. A rotina foi fundamental nesse primeiro ano do Lucca! Apesar de parecer bem difícil para nós, mães, no início (e muitas vezes, achamos que será impossível "ter vida" novamente quando temos um bebê em casa), depois que estabelecemos os horários e seguimos, fica tudo mais fácil!
    Carla

    ResponderExcluir
  2. AMEIIIII seu post Katia Ouang, eu sempre estabeleci uma rotina com a Ninoca e sou super firme, já ouvi absurdos por causa disso, mas desde o primeiro dia em casa, ela dorme no bercinho dela, e desde os 4 meses dorme a noite inteirinha, e até hj, ela vai fazer 1 aninho tbm, sou MUUITO chata co a rotininha dela, so tiro quando não tem jeito mesmo!!!!! PARABÉNS pelo post, muuuuito bom!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Amei seu post, aqui em casa é bem parecido, saio da rotina 1 ou 2 vezes por semana e dá tudo certo. Acho legal falar também que quando temos uma rotina é mais fácil saber porque o bebê está chorando.

    ResponderExcluir
  4. Katia parece até que vc descreveu a minha casa rsrsrs...fizemos tudo mto parecido, a unica diferença é o horario de dormir a noite, como moro na Australia e aqui a vida começa mto cedo e termina mto cedo, entao meu bb dorme toda noite as 7pm, e vai até as 6am, ultimamente ele tava acordando as 5am, e estou numa fase de mudanças, tem 2 dias que tenho aumentado a comida e leite durante o dia e nesses dois dias ele tem voltado a dormir até as 6am (graças a Deus rsrs) eu e meu marido nunca ligamos de acordar cedo (hj mesmo as 6:30 já estavamos caminhando na praia) mas acordar as 5am já tava demais, rsrsrs. Parabens pelo blog!! Bjos

    ResponderExcluir
  5. Ka, aqui em casa tambem seguimos uma rotina bem organizada. Tudo no mesmo horario.....mas nao posso negar que as noites ainda nao sao perfeitas. Sophia esta com 8 meses e ainda da bastante trabalho de madrugada. Ela nao mama, mas acorda toda noite umas 2 vezes. Algumas (raras) vezes eu nem preciso pega=la no colo. eh so vira-la e dar uns tapinhas no bumbum, mas a maioria das vezes ela cai no berreiro e dai nao tem jeito, tenho que pega=la e ficar por uns 10 minutos.....Ainda tenho esperancas que as noites serao mais longas..e mais tranquilas. Como dizem, cada bebe tem seu jeito e seu temperamento. Minha pequenina eh super agitada e ligada no 220V, ate nas madrugadas!!!
    Bjao p. vc e p. Bruninha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ligia... minha bebê tem 10 meses e até agora acorda de madrugada, mesmo com rotina, boa alimentação, etc. Como você disse, cada bebê tem seu jeito e seu tempo (e temperamento). Vamos esperar que minha bebê passe a dormir a noite toda em breve... assim espero. Hoje sua filha tem uns 3 aninhos, é isso? Como estão as coisas?

      Excluir
  6. Kátia, que post ótimo!! Aqui em casa em casa em funcionado mais ou menos assim tb! Só não consigo ser tão rígida com os horários, se um dia ele estica mais a soneca tenho dó de acordar para seguir com os horários, então acaba saindo um pouco fora!!! Faço tudo no mesmo período mas não exatamente nos mesmos horários, e ainda assim tem funcionado!!!! Parabéns pelo blog e por ajudar tantas pessoas com suas dicas!!! Super beijo!!!

    ResponderExcluir
  7. Adorei as "dikas"!! Em menos de um mês minha pequenina dará o ar da graça e as colocarei em prática! Parabéns pelo blog!

    Karla Vicenzi

    ResponderExcluir
  8. Nossa meu bebe ta com quase 3 meses e estou sofrendo na hr de dormi a noite ele luta contra o sono ta indo dormi mais de meia noite tem dias que me da maior baile nao sei oq faze nao sei se e normal to meia perdida nao sei oq faze

    ResponderExcluir
  9. Karine, tenta deixa-lo no berço, mesmo que ele nao durma...alguma hora o cansaço irá vencer. Mas ele é muito pequeno ainda, logo logo vai entrar no horario!!! Beijos

    ResponderExcluir
  10. Katia,
    Adorei o seu blog. Minha pequena está com 5 meses e até então eu não tinha a menor idéia de como cuidar de um bebê. Mas procurei desde o início estabelecer a bendita rotina com ela e deu muito certo. Ela é uma bebê super tranquila e "previsível" e isso é maravilhoso para mim. Só não consegui ainda tirar a mamada da noite dela, mas tenho fé que depois que ela começar a comer papinha mês que vem eu vá conseguir. Super beijos

    ResponderExcluir
  11. Uau! Que belo post!
    Meu filho acabou de fazer 3 meses! E tenho que confessar.. ele é um anjinho!! Heheh.. Nao teve uma colica, e desde que tem um mes e meio entrou no horario (pelo menos no horario de noite). Durante o dia ainda é meio "imprevisivel" quando vai dormir e quando vai acordar.. Mas mama de 3 em 3 horas SEMPRE! Só antes da ultima mamada da noite, as vezes acaba ficando menos tempo.
    Ele faz a ultima mamada as 19:30. No comeco ele acordava 22:30, 1:30, 4:30 e 7:30.. Hj ele dorme das 19:30 até as 5:30, 6:00 sem mamar!! As vezes da uma resmungadinha por volta da 1:00 ou 3:00 da manha, mas consigo controlar com a chupeta!! Acho importante todas as mamaes terem bastante disciplina e paciencia em ouvir o bebe resmungar um pouquinho..! Bebe resmunga, chora e é NORMAL! Nao significa que ele está com fome! Entao mamaes que estao no primeiro mes, tenham paciencia, logo menos as mamadas da madrugada diminuem!!! Beijossss!

    ResponderExcluir
  12. Lembrando que Dr Karp, autor do the happiest baby on the block nao recomenda nem o livro da encantadora e muito menos o Nana nene, a unica dica em comum é rotina, o resto sao visoes super diferentes sobre comportamento e necessidade do bebe.

    ResponderExcluir
  13. Amei o post, dicas maravilhosas, estou com 8 meses de gestação e estou anotando as dicas para colocar em prática! bjs

    ResponderExcluir

 
Minhas diKAs Baby © Copyright 2011 | Design por Katia Ouang. Codificado por Delikka.