Problemas de Pele na Gravidez - Entrevista Dra. Fabianne


Eu sofri muito com manchas no rosto na gravidez e que pioraram muito na fase de amamentação. Tomei um super cuidado e usando diariamente protetor 90 , chapéu, e nada de sol, manchei inteira! É claro que por já ter um rosto com muitas sardas, elas aumentaram e se juntaram.
Só pude realmente começar um tratamento mais eficaz após parar de amamentar. E hoje após alguns peelings e 2 sessões de laser, consegui melhorar muito a minha pele.
A minha "Salvadora"  foi  a Dra. Fabianne que hoje vai explicar todas essas mudanças que podem ocorrer durante a gravidez , como evitá-las, e dicas de cremes que podemos comprar sem contra indicação.
Ela inicia a entrevista contando um pouco de como ela se cuidou nas suas 2 gestações.

Você que é mãe de 2 filhos, conte para nós como se cuidou durante a gravidez.
Tive 2 gestações muito parecidas, até os 3 meses fiquei com a pele e cabelos mais oleosos e controlei isto com uso de produtos para pele oleosa, limpeza de pele e peeling de cristal.
Usei muito protetor solar e cremes com viamina C, acido salicílico , kojico, para melhorar a oleosidade e prevenir o aparecimento de manchas. Hidratava exaustivamente minha pele do corpo e por isso não tive estrias, cuidei também para não ganhar peso o que contribuiu para isso. Para evitar inchaço fazia drenagem linfática 2x por semana e usei durante toda a gestação meias elásticas –Sigvaris que foram recomendadas pelo meu Vascular. Para driblar os enjoos que me perseguiram durante os primeiros 3 meses fiz uma dieta balanceada elaborada por uma nutricionista rica em frutas, vegetais e alimentos integrais, fracionando minhas refeições e me alimentando a cada 3 horas mesmo durante o período que ficava no consutorio . Bebia muita agua também.
Fiz atividade física durante toda a gestação e ao final fazia vários exercícios recomendados pelo meu obstetra para melhorar minha pelve para realizar parto normal.O primeiro parto foi mais demorado entrei em trabalho de parto as 15 horas pois minha bolsa estourou e o Felipe nasceu a meia noite, foi super tranquilo, fui assistida a todo tempo pelo meu obstetra e sua equipe que foi ótima, quando as contrações ficaram mais intensas fui anestesiada de modo que podia ate caminhar pelo corredor do centro obstétrico. O parto foi lindo, emocionante, meu marido deu o primeiro banho auxiliado pelo pediatra que acompanha meus filhos ate hoje.
O trabalho de parto da Beatriz foi mais rápido iniciou as 19 horas e ela nasceu a 1 hora da manha , também correu super bem, tive outro parto normal maravilhoso.Amamentei meus 2 filhos por 6 meses, e como voltei rápido para o consultório tirava leite mas  foi super tranquilo. Mantive dieta, drenagem e atividade física o que fez com que eu voltasse rapidamente para meu corpo. Durante o pós parto fiz também suplementação com vitaminas para fortalecer cabelos para minimizar a queda que e natural neste período.
Ser mae e um privilegio, algo divino, não me imagino sem eles!!!

Muitas mulheres reclamam das manchas no rosto que surgem na gravidez. O que são essas manchas e o que fazer para evitar e tratar?
A mulher gravida necessita de cuidados para evitar ou pelo menos amenizar os distúrbios de pigmentação que ocorrem neste período.
Cerca de 90 % das mulheres gravidas irão apresentar e estas são decorrentes das alterações hormonais.
As alteraoes mais frequentes são; aumento da pigmentação dos mamilos , genitália externa, axilas, face interna da coxa , linha central do abdome que pode ser acompanhado de hipertricose ( aumento dos pelos ) que voltam ao normal 6 a 12 semanas após o parto. Ao término da gestação boa parte regride espontâneamanete num período de 3 a 6 meses. Esse escurecimento não tem como ser evitado.


Melasma – mancha acastanhada que ocorre na região central da face e também no buço, e mais comum seu aparecimento ocorrer a partir do segundo trimestre de gestação, devido ao aumento dos níveis de estrógeno e progesterona , acomete 50 a 70% das gestantes podendo ter iniciado neste período ou ser agravado na gravidez.


O que pode ser feito e usado para evitar as manchas ou mesmo ajudar a não piorar?
Para evitar recomenda-se o uso de fotoprotetores com FPS com proteção UVA/UVB no mínimo com FPS 30, que deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar e reaplicado varias vezes ao longo do dia mesmo em dias nublados.Uso noturno de clareadores com acido azelaico, acido kojico e fitico , vitamina C são permitidos. Suspenda o uso de cremes com acido retinoico, tretinoina, adapaleno e hidroquinona!!




Cite alguns Protetores Solar que você costuma indicar:
AVENNE 50+ EMULSAO
CETAPHIL DEFENSE
PHOTOAGE FPS 60 DERMAGE
PHOTODERM MAX FPS 100
SUNMAX FPS 60
ANTHELIOS 60 XL FLUID
SKINCEUTICALS ULTRA DEFENSEHELIOCARE 90 GEL


E para pele Oleosa:
MINESOL OIL CONTROL
AVENNE CLEANANCE SOLAIRE
ANTHELIOS 40 AC
HELIOCARE 50 GEL
E filtro com base :
HELIOCARE COMPACTO
AVENE 50 + TINTED
PHOTODERM MAX 100 TINTO


Porque a pele fica muito mais oleosa e com acne na gravidez?
Na gravidez mulheres que nunca tiveram espinhas podem vir a apresentar , isto geralmente ocorre no primeiro trimestre pois o aumento nos niveis de hormônio, principalmente a progesterona,  estimulam as glândulas sebáceas e deixam a pele mais oleosa e com cravos e espinhas. O comportamento das glândulas sebáceas é imprevisível. Para tratar use sabonetes, adstringentes e hidratantes oil free, atenção com as maquiagens que se forem muito oleosas podem piorar o quadro, cremes noturnos com acido salicilico são permitidos e ajudam a controlar a oleosidade. Recorra também a limpeza de pele e peeling de cristal que é permitido e promove a remoção das células mortas, estimula o colágeno e deixa a pele mais receptiva a acao dos cremes .


Outro incômodo neste período e uma vermelhidão que pode acometer nariz e bochechas que ocorre por aumento do fluxo sanguíneo estimulado pelo aumento dos níveis de estrógeno que levam a uma maior formação de telangectasias ( vasinhos finos ) o que provoca vermelhidão e edema no local ( comum ver pessoas com o nariz inchado e vermelho) o que muitos chamam de rosácea da gravidez. Este quadro também é imprevisivel e regride após 6 a 7 semanas do parto.


Sugestão de produtos:
CLEANANCE GEL AVENNE
ACTINI SABONETE LIQUINO DARROW
DERMOTIVIN CONTROL ( limpeza)
EFFAKLAR ADSTRINGENTE LA ROCEH POSAY
MINESOL OIL CONTROL
CLEANANCE SOLAIRE (uso diário)
CLEANANCE K ( uso noturno)

Quais as mudanças que podem ocorrer nos cabelos?
Cabelos geralmente ficam volumosos e bonitos.O crescimento é intenso pois ocorre um prolongamento da fase de crescimento ( chamada anagena) principalmente no terceiro trimestre.Os fios na fase de queda ( telogena) caem para 10% no segundo e terceiro trimestre e aumentam para 30% após o parto,  o que gera o Efluvio telogeno que é uma queda de cabelos normal que ocorre após 3 a 4 meses após o parto .No entanto e aconselhável acompanhar esta fase e se possível fazer uso de vitaminas para amenizar a perda excessiva de cabelos principalmente naquelas mulheres com histórico de calvície feminina na família.


Um dos maiores medos da gestante são as estrias. Como cuidar para evitar o surgimento e o que fazer caso elas apareçam?
Geralmente aparecem a partir da 24 semana de gestação ( 6 e 7 mês). Seu aparecimento também esta relacionado com as alterações hormonais e ganho acentuado de peso, e um fator importante e a genética da paciente . É fundamental realizar uma hidratação intensiva com uso de sabonetes glicerinados durante o banho, óleo de banho antes do ultimo enxague, e hidratante corporal 2x ao dia ,aplicar principalmente ao redor das mamas ( não aplique nos mamilos), abdome, lateral do abdome, interno de coxas e quadril.
Caso aparecam estrias durante a gestação procurar um dermatologista e iniciar tratamento com ácidos apropriados para esta fase.No pós parto pode-se associar o laser o que garante um resultado excelente nas estrias recentes ( vermelhas).


Óleos para gestação
OLEO DE AMÊNDOAS DOCE, SEMENTE DE UVA E VITAMINA E
OLEO TONIC CLARINS

Hidratantes com ureia:
NUTRAPLUS
ISOUREA LA ROCHE POSAY
COLD CREAM AVENNE
MATERSKIN
HIDRAMAMMY
CETAPHIL ADVANCED

E as celulites tambem aumentam nessa fase ?
OS hormônios da gestação e a própria pressão abdominal aumentam a retenção hídrica o que colabora para o aparecimento das ondulações . Para minimizar e melhorar faça drenagem linfática manual o que ajuda a drenar o liquido para os gânglios linfáticos e desta maneira eliminar as toxinas.

E quem ainda não curtiu a página do blog no Facebook, corra lá pois na semana que vem vou anunciar um concurso como nenhum outro blog fez, e que a Dra. Fabianne também participará  com um premio que deixará alguma leitora muito feliz, digo muito mesmo. E as primeiras a saberem sobre o concurso serão as que curtem no face !!! Aguardem essa super novidade !

Fabianne Lucas de Andrade
Tre Dermatologia
| Categorias:

3 comentários:

  1. amei as dicas dos cremes, ja vou colocar na minha lista de compras em miami !
    Adorei!
    Bia.

    ResponderExcluir
  2. Achei que na gravidez não fosse possível usar ácido salicílico nem uréia.

    ResponderExcluir

 
Minhas diKAs Baby © Copyright 2011 | Design por Katia Ouang. Codificado por Delikka.