Vida de Mãe - Rotina com um Recém Nascido


Tenho recebido muitas perguntas e dúvidas de futuras mamães em como é a rotina com um recém-nascido, desde os turnos de amamentação, troca de fraldas a horas de sono.
Já contei detalhadamente como foi que consegui me organizar com a Bruna e como consegui que ela dormisse a noite toda em menos de 3 meses e ainda tivesse uma rotina super certinha. Quem não leu, vale a pena ver o post ( aqui).
Hoje vou falar especialmente do primeiro mês com um recém nascido.
Não foram fáceis esses dias para mim. Principalmente porque eu fiquei e ainda estou muito fraca após o parto. Foram uma soma de fatores,  mas o principal é não dormir . Quando o corpo não descansa fico com a resistência baixa e começo a ter um monte de coisinhas, isso porque normalmente nunca tenho nada.
Tive muita sorte da Manu ser um anjinho. Nesse primeiro mês ela praticamente não chorou e ficou quietinha no carrinho entre cada mamada me ajudando muito. 

No geral é muito mais fácil cuidar de um recém-nascido do que parece. Cansativo mesmo é amamentar e acordar de madrugada. Sim, o segundo filho é bem fácil, só que é muito mais dificil administrar o primeiro, e cuidar de dois.
Por isso tenho tentado manter uma rotina com a Manu dentro do possível com outra filha em casa que me solicita o tempo todo. Eu tenho 1 babá que fica o dia todo com a Bruna, então a Manu é 100% comigo. 

A rotina do bebê se resume em algumas poucas atividades; TROCAR, MAMAR e ARROTAR. E como atividades extra: tomar sol e tomar banho.  Na minha rotina ainda acrescento o "mãe canguru", que  acho super importante para o desenvolvimento e tranquilidade do bebê nas primeiras semanas. Todo dia fico com a Manu pelo menos meia hora deitada com ela no meu colo, barriga com barriga, e a cabecinha dela deitada em cima do meu coração. É comprovado que os bebês precisam sentir esse aconchego e que só faz bem. Escutar o coração da mãe também remete o tempo que o bebê passou na barriga e traz tranquilidade. Nesse momento eu também descanso um pouco! Podem reparar que se você colocar um bebê que chora ou está nervoso e irriquieto nessa posição, ele se acalma imediatamente. Super recomendo.

A troca:
A troca das fraldas é uma dúvida que me perguntam muito.
Eu costumo trocar sempre antes de amamentar. Isso porque enquanto trocamos, o bebê acorda e já fica mais esperto para mamar. E também não é bom deitar o bebê depois de mamar pois ele pode ficar enjoadinho e voltar o leite. O que acho importante avisar as mamães de primeira viagem é que o bebê nessa fase quase sempre adora fazer xixi e cocô assim que você abre a fralda. Por isso quando for trocar, deixe um pouco a fralda aberta e espere uns minutinhos. Não arrisque deixar sem uma proteção pois possivelmente o bebê sujará tudo. Fora essa troca de rotina, eu troco quando ela faz cocô nos intervalos ou quando a fralda está muito cheia ou vaza. Então respondendo às dúvidas, vão em média 8 fraldas por dia.


A Amamentação:
Eu amamento durante o dia a cada 3 ou 3 horas e meia no máximo, e sempre dou a última mamada no mesmo horário, as 22.30 ou 23 no máximo. Mesmo que para isso eu ajuste as outras mamadas durante o dia.
Eu acredito que dormindo todo dia no mesmo horário o bebê começa mais cedo a entender o dia e a noite e você começa a perceber quando ele começar a prolongar os intervalos.
Também acho importante você amamentar em um horário onde logo em seguida você também vá dormir. Pois cada minuto é precioso nessa fase para poder descansar um pouco. Então já amamento pronta para ir dormir em seguida.
Durante a noite meu pediatra liberou para deixar ela dormir sem acordar. Porem é de extrema importância cada mãe verificar com o seu pediatra se pode fazer assim com seu bebê. Pois bebês pequenos ou que não estão ganhando peso conforme esperado, não podem passar de 4 horas sem mamar.
A Manu normalmente mama de novo só lá pelas 4 da manhã. Mas isso não significa que ela durma todo esse intervalo, ela apenas não mama. Mas acorda, reclama, faz barulhinhos, faz cocô...mas só chora de fome umas 5-6 horas depois. Eu vou administrando com a chupeta até dar a hora de mamar. E cada dia ela tem ido até um pouquinho mais.
Depois ela mama as 8.30-9 horas e aí começa de 3 em 3.

O Arrotar:
Arrotar pode demorar uma eternidade, mas é muito importante. Sem arrotar é arriscado deitar um bebê pois o leite pode voltar e fazer com que ele engasgue. Eu mesma já vi isso acontecer aqui em casa diversas vezes mesmo já tendo arrotado. Então sempre após as mamadas, mantenha o bebê em pezinho no seu colo e espere arrotar. Se em 10 minutos não arrotar, já deu tempo do leite assentar e não tem mais risco deitar o bebê. Eu sempre espero uns 15 minutos caso não arrote. É cansativo mas evita uma série de incômodos para o bebê e ainda ajuda evitar o refluxo. De qualquer maneira, mesmo arrotando, todos os lugares que a Manu dorme são bem inclinados. No berço coloco debaixo do colchão na parte da cabeça algumas revistas e no moisés coloco algumas toalhas .  A Bruna dormiu com o berço inclinado até 1 ano de idade e nunca teve nada. 

Tomar Sol:
O banho de sol nos bebês é muito importante. Ele ajuda a  vitamina D que o bebê recebe no leite materno proporcionar a absorção do cálcio. O que é essencial para o crescimento dos ossos.
3 vezes por semana já é suficiente para essa função.
Para tomar sol, o ideal é deixar o bebê só de fraldinha ou com uma roupa bem fininha e branca, para absorver os raios solares , e ser até as 10 da manhã e de 5 a 10 minutos . Depois disso o sol é muito forte.
Quem não tem área externa pode achar um cantinho onde bata sol dentro de casa e colocar o bebê nesse local.

O Banho
Estou repetindo com a Manu o que fiz com a Bruna e muitas mães criticam... dou o banho as 22.00hs, antes da última mamada. Alguns pediatras não concordam, mas o meu liberou com a condição que não esteja um dia muito frio e que não haja um fio de vento no ambiente.Sim, é super tarde, mas o banho essa hora ajuda a acordar para o bebê mamar bem, pois no banho o bebê se exercita e ao mesmo tempo relaxa, o que dá fome. E depois ajuda no sono. Pelo menos aqui em casa funcionou bem assim. Eu monto a banheira dentro do quarto, fecho todas as portas e janelas para não ter nenhuma corrente de ar. Então saindo da água, já troco e não saio mais do quarto. Ela mama e vai dormir.

E esse é o meu dia com ela. O que eu gosto de passar como dica é tentar manter sempre  a mesma rotina. Isso ajuda a colocar o bebê no horário, fazer com que logo ele entenda o dia e a noite e também logo a vida da mamãe se organize. Fazendo sempre tudo no mesmo horário você consegue pelo menos dar uma saidinha caso precise marcar alguma coisa. Mamar em livre demanda é muito ruim, pois enlouquece qualquer mãe e com certeza vai demorar muito mais para o bebê ter uma rotina.
Outra conselho, esse de amiga... o começo é cansativo, a mãe tem que se cuidar, tomar vitamina, comer bem, beber muito liquido para ter leite e tentar descansar. Pois não é facil dormir no máximo 2-3 horas seguidas e ainda amamentar e cuidar de todo o resto.

Mas passa rápido, amanhã a Manu completa 1 mês de vida e eu estou muito feliz. Apesar de cansativo, não tem nada mais gostoso que cuidar de um bebezinho , pois eles crescem rápido demais! Tenho tentado curtir o máximo possível, amassar e mimar muito. Por isso sempre que vocês se sentirem exaustas, lembrem que essa fase passa, e logo mais vocês nem vão lembrar e sentirão saudades do ter um bebê pequenino em casa! É tão gostoso...
Espero que essas dicas de hoje somadas às do post  anterior sobre rotina , sejam úteis e ajudem algumas mamães que tanto me perguntaram como fazer para se organizar nesse comecinho !

| Categorias: ,

25 comentários:

  1. Oi Kátia! Primeiro parabéns pelo blog! tenho acompanhado diariamente e gosto muito!!
    Daqui a tres semanas estarei na mesma situação que você! tenho um filho de 2 anos e estou grávida de uma menina, que nasce já já!
    No meu primeiro filho, procurei fazer uma rotina como ele que funcionou bem! porém, nas noites ele mamava de 3 em 3 horas religiosamente, tal como de dia! isso porque ele não pegou chupeta de jeito nenhum, entao quando ele choramingava a noite lá ia eu dar o peito! hoje pretendo fazer diferente sabe... vou insistir nessa chupeta de todo jeito! porque acho que ajuda muito nessas horas!
    me diz uma coisa.... quando a Manu mama as 10:30 pra dormir, qual foi a última hora da mamada e dos cochilos dela?
    outra coisa... como foi a reaçao da Manu com o nascimento da irmã? muito ciúme? to preocupadíssima com isso! meu filho é muito apegado comigo, por mais que tenha uma baba que ele gosta muito, sempre a noite quando chego do trabalho ele fica comigo e eu que coloco ele pra dormir!
    Mariana

    ResponderExcluir
  2. olá Katia! ótimo post! eu estou vivendo a mesma fase que vc, minha filhinha nasceu dia 18/07 mas sou mãe de primeira viagem. estou cansada tb, as noites de sono fazem falta demais mas um bb em casa é uma delícia, tenho curtido muito tb. tenho tentado aplicar a rotina de mamada de 3 em 3 hrs apesar de ceder às vezes e quebrar a rotina.
    Vou pegando as suas "dikas" aqui. bjs

    ResponderExcluir
  3. Ahhh tô doida pra saber tb a reação da Bruna com a chegada da irmã. Em breve (início de outubro) estou no mesmo barco! A minha "mais velha" terá 1 ano e QUASE 11 meses. rs
    Me dá um help com outra dúvida (mais "simples" - rs) vi que vc usou os laços de RN da Laçaroty no site eles sugerem colar com fita dupla-face. Achei meio ousado, rs. Vc "aplicou" como?
    Obrigada, bjs

    ResponderExcluir
  4. Amei o post!
    Estou com um bb de 23 dias, ele eh um amor, estou apaixonada.
    Concordo com vc, o mais cansativo são as mamadas da madrugada.

    Eh o meu primeiro filho e estou taoooooo apaixonada, q encomendarei outro no próximo ano. Eh bom demais!!!!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Meninas, pode deixar que é assunto da semana que vem o ciumes da mais velha!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Kátia, adorei o post!! Meu bebê acabou de completar um ano e dormia muito bem desde um mês de vida, acho que graças a essa rotina estruturada. Até hoje sigo a risca a rotina dele e ele é bem calmo e tranquilo, principalmente se comparado aos bebês de amigas que nao seguem uma rotina.
    Ele dorme ate hoje no colchão inclinado, a unica diferença é que ja comprei o colchão do berço com a inclinaçao, acho mto bom e seguro!
    Suas filhas são muito lindas, parabens! Beijos Giovana

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post!Minha filha completa 3 meses na semana que vem,mas já dorme a noite toda desde 1 mês e pouquinho. Concordo que a rotina é tudo,Katia!Sempre recomendo seu blog para as novas mamães...Vc está de parabéns!!Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Katia, td bem?
    Gosto muito de ler os seus posts com as suas experiências.... Estou com 14 semanas e sempre ouvi dizer que a ROTINA e o mais importante para um bebe e o bom andamento da vida do casal e da casa.
    Vc relata no seu post os livros Nana Nene e a Encantadora de bebes. Para este ultimo livro existem dois exemplares, qual devo ler primeiro? São leituras diferentes do Nana Nene?
    Muito obrigada por compartilhar suas experiências conosco. Adoro seu blog.
    Jana

    ResponderExcluir
  9. Oi Kátia,

    Parabéns pelo blog! Muitas dicas úteis para as mamães.

    Tenho uma linda bebê de 3 meses, e como moro fora do Brasil, por aqui a Livre Demanda é a opção que apoiam e como ela é minha primeira, segui assim. É claro que dá trabalho e é super cansativo, principalmente no começo, porém amamentar é assim mesmo. Quem opta pela livre demanda, perceberá que o bebê já vai se adaptando naturalmente e a cada semana o espaçamento entre as mamadas fica maior. Ela já há algum tempo mama de 3 em 3 horas, às vezes chegando a 3 horas e meia. E durante a noite vai dormir às 7pm após o banho e amamentação e só vai mamar novamente depois de 6 horas.

    Apesar de ser livre demanda, temos uma rotina estruturada desde que ela nasceu, de banho e botar para dormir no mesmo horário sempre e também cochilos durante o dia. Portanto é possível amamentar em livre demanda e manter uma rotina, sim. :)

    Uma curiosidade que tenho... Todos os médicos que converso são contra a chupeta. Eu não ofereci chupeta para a minha, com certeza seria mais fácil se oferecesse, principalmente nos momentos que ela tem vontade de sucção que não necessariamente seja fome. Mas a dúvida é, sua filha mais velha apresentou algum probleminha de dentição ou fala por ter usado a chupeta? Alguém por aqui com essa experiência para compartilhar?? :)

    Abraços,
    Aline

    ResponderExcluir
  10. Katia...suas dicas são ótimas...meu bebê já tem 9 meses, mas eu segui mais ou menos esta rotina quando ele era RN. Você parece ser super calma, o que ajuda bastante, tambpem, e passa esta tranquilidade para o bebê....Suas filhas são lindas...Parábéns....Dayane Morgon
    Ah, já faz tempo que acompanho seu blog, mas é a primeira vez que deixo comentário!

    ResponderExcluir
  11. Sempre tive rotina com minha primeira filha e nao funcionou! Acordava muito a noite! Creio que eles já nascem com essas características.

    ResponderExcluir
  12. Olá,sou fonoaudióloga e digo que a chupeta às vezes ajuda, sim. Sobre a dentição, algumas crianças tem maior propensão a ter alterações, por diversos fatores. Tirando a chupeta antes dos 2 anos, eh mais difícil ter problema nos dentes ou na fala. Espero ter ajudado! Dayane Morgon.

    ResponderExcluir
  13. Ká,
    lindo post, lindo trabalho amiga! Tu é uma mãe maravilhosa !!!! Tenho mega orgulho de ti. Um bjo enorme e muito carinhoso pra vocês 3.
    Mi

    ResponderExcluir
  14. Olá Katia, conheci seu blog recentemente em uma busca no google, comecei a ler e acompanhar, estou achando muito boas as dicas. Tenho uma bebê de 4 meses e segui exatamente a rotina que você segue, e minha filha é super regrada e dorme toda a noite. Acho muito sensato o que você posta, pois dá a sua opinião mas deixa claro que é para seguir a orientação do Pediatra, pois cada criança tem uma necessidade. Sou médica e gostei muito da sua postura. Parabéns pelo blog! Ah comprei no posh little e amei também... Obrigada pelas dicas...
    Bjs
    Patricia

    ResponderExcluir
  15. Nossa...adorei esse post...
    minha filha nasce dia 03/09 e estou mt ansiosa...até fico lendo dicas!
    Será que vc poderia fazer um post sobre alimentação na amamentação.
    O que é bom e o que não é bom comer...
    Tenho visto cada site com uma informação diferente...

    Parabéns pelo blog e pelas suas duas fofuras!

    ResponderExcluir
  16. Kátia,
    Vc nem imagina como estou feliz e mais tranquila depois que li esse post! Muuuito obrigada! Já comentei aqui um outra vez e adoro suas dicas. A minha Beatriz nasce em 28 dias e mesmo já tendo uma outra menininha de 7 anos, estou bem ansiosa em como será minha rotina agora com duas meninas em casa. Minha sogra me deu um livro que estou lendo sobre como fazer o bebê dormir a noite toda em 3 meses... Estava um pouco insegura mas agora com seu depoimento e claro com conselho da pediatra vou tentar sim. Beijos! Daniele de Castro

    ResponderExcluir
  17. Estou nesta fase também..... veja o blog picnicchic.blogspot.com, tem várias dicas para as mamães.

    ResponderExcluir
  18. Kátia, amo seu blog! Já aproveitei muitas dicas. Tenho uma nenemzinha de 1 mês e estou na livre demanda, quero começar a pôr rotina. Como você faz para que a Manu comece o soninho no berço? Minha filha só dorme no braço e depois passo para o berço, o que muitas vezes faz ela acordar e tenho que pôr no braço novamente. Beijo

    ResponderExcluir
  19. Nina, tenta colocar ela em outra posição, as vezes de lado ela fica mais confortavel. Ou tambem tente fazer um charutinho com uma manta ou cueiro, deixar ela enroladinha,para se sentir segura. Voce tem que acostumar desde o inicio, se nao mais para frente é bem mais dificil.
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Aline, meu filho mais velho, que hoje está com 7 anos, usou chupeta até 2 anos e 7 meses - e não foi muito fácil convencê-lo a largá-la. A fala dele é perfeita! Desde 1 ano e 7 meses já conversa como gente grande, com uma dicção exemplar. Quanto à dentição, agora que estão vindo os dentes permanentes, percebo que os debaixo estão um pouquinho tortos, mas a dentista disse que não dá pra relacionar esse fato exclusivamente ao uso da chupeta, e que, por outro lado, também não dá para descartar a influência do uso dela. A minha mais nova, que hoje tem 1 ano e 10 meses, também usa chupeta. Já percebo nela uma dificuldade maior com a fala. E, quanto à dentição, os dentinhos de leite que já nasceram são perfeitos... mas é muito cedo ainda para dizer como ficarão. Em resumo, optei pela chupeta em ambos os casos e continuarei com a opção para minha terceira filha que nasce na semana que vem. E, confesso que, apesar da experiência, não consegui concluir se o uso da chupeta afeta de fato a fala e a dentição das crianças. A única coisa que conclui é que a tal "pepê", como diz minha filhota, ajudou muito a tranquilizar os dois bebês que tive em casa... e de quebra a mamãe aqui!
    Bom em resumo relatei tudo isso apenas para fazer uma constatação que acho que as mães que tem mais de um filho acabam fazendo todos os dias: cada criança é uma criança!!! E a conclusão disso tudo é que o que funciona com um, nem sempre funciona com o outro, ou funciona mas de forma uma pouquinho diferente. O que faz bem a um, nem sempre faz ao outro... e o que faz mal também!!!
    Não acredito em fórmulas prontas! Assim, creio que o melhor que nós como mães temos a fazer é reunir todas as informações que conseguirmos sobre os assuntos que giram em torno da criação de um filho e fazer nossas PRÓPRIAS escolhas, ouvindo sempre e sobretudo o coração! Os caminhos nem sempre são retos, planos e asfaltados...e não existem caminhos certos ou errados... nossas escolhas são nossas escolhas e, se estamos conscientes delas, a travessia é sempre mais fácil!

    Kátia, adoro seu blog, seus relatos e suas dicas são muuuuito úteis!!!

    bjs,

    Fernanda Lobo

    ResponderExcluir
  21. Kátia, já estou ansiosa pelo post sobre o ciúme da sua mais velha! A minha Manu chega na próxima terça e estou louca para ver como a Mariana vai reagir!!! bjs
    Fernanda Lobo

    ResponderExcluir
  22. Katia, esse post é antigo mas como meu bb tem só 18 dias eu fico lendo e relendo todas suas dikas, que acompanhei durante toda a gravidez.
    E tenho uma dúvida enooorme: a Bru e a Manu sempre qceitaram mamar só de 3/3 horas? Meu pequeno é super preguiçoso - não adianta deixar ele pelado, pq antes disso ele já cuspiu o bico do seio pra longe! - e talvez por isso ele mame de 2/2 horas. As vzs chora antes disso, já que por vzs mama apenas por 8 min. Com isso, estabelecer qualquer rotina me parece impossível nesta fase!
    Desde o início as meninas mamam bem? E como vc conta o intervalo: desde o fim da mamada ou do início da última até a próxima?

    ResponderExcluir
  23. Obs: esqueci de assinar o post! Bjo, Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, elas sempre mamaram de 3 em 3hs. Voce conta de quando começa o primeiro peito. Elas sempre mamaram bem e nao se preocupe quanto ao tempo pois com menos de 1 mes a Manu ja mamava uns 4-5 minutos no maximo em cada peito.
      Beijao

      Excluir
  24. Minha filha tem 18 dias... não consigo que ela mame de 3 em 3 horas :( ela chora, não pega a chupeta. Não sei o que faço. Sobre dormir no berço, é quase impossível. Ontem de dia e a noite, acho que ela teve cólica, que não conseguia dormir mais que 45 minutos seguidos e eu tive que ficar com ela no colo o dia inteiro. Tá muito complicado, estou muito cansada :(

    ResponderExcluir

 
Minhas diKAs Baby © Copyright 2011 | Design por Katia Ouang. Codificado por Delikka.