Transição do Moisés para o Berço


Como mãe de 2 crianças posso dizer que muitas coisas que eu acreditava serem complicadas ou difíceis de fazer , são muito mais simples e natural do que parecem. 
Ainda bem.
Pois algumas mudanças necessárias para o crescimento da criança quem dificulta somos nós mães, que ficamos ansiosas muitas vezes sem  motivo. 

O post de hoje que é sobre a mudança da Manu do meu quarto para o dela. Do moisés para o berço.

Eu estava muito insegura com essa mudança e fui postergando o quanto pude. Bem mais do que da primeira vez,  pois a Bruna com 2 meses e meio já dormia sozinha no quarto dela, porta fechada e luz apagada , e não me lembro de ter sofrido nada com essa transição. Muito pelo contrário.

Dessa vez foi diferente, não sei se pelo fato de que não pretendo ter mais filhos e sabia que seria a última vez de um bebezinho dormindo ao meu lado ( e isso é uma delícia), mas também por comodidade de uma mãe aqui com preguiça de levantar várias vezes a noite para por a chupeta. Unido à isso, o ocorrido com a Manu no começo desse mês que me deixou mais ainda apegada à ela e insegura em deixá-la longe de mim. 

Porém sabia que daqui para frente não teria mais vantagem ou benefício algum ela continuar dormindo ao meu lado, ainda mais apertada do jeito que estava no moisés. E o quanto antes mudar, mais fácil de se adaptar. 

Então foi domingo que decidi que seria o dia dela dormir sozinha a noite no quarto pela primeira vez .

Confesso que a noite foi muito melhor para ela do que para mim, que quase não preguei o olho de tanta preocupação em saber se estaria tudo bem.
Será que ela está com frio?
Será que ela está se sentindo sozinha?
Será que ela vai estranhar?

Sim, todas essas perguntas simplesmente para colocá-la em um berço que ela já estava acostumada a dormir a  tarde. Levantei inúmeras vezes e fui até ela ver se estava mesmo tudo bem. Mãe sofre com qualquer coisa não?!

A primeira noite ela estranhou um pouco. O moisés é bem apertado, fica aconchegante e eu sempre levantava a capota e ficava bem escurinho. No berço apenas coloquei o segura nenê e acomodei ela ao meio.
Ela se mexeu bastante e demorou para dormir. 
Tentava levantar a cabecinha, cuspia a chupeta e deu umas choradinhas. Não tirei do berço e fiquei uns 40 minutos sentada ao lado, colocando a chupeta esperando ela pegar no sono.
E lá foi ela a noite toda até umas 6 da manhã. 

No dia seguinte eu fiz o "ninho" que já mostrei para vocês aqui (veja post) e deixei o espaço dela dormir bem apertadinho. Em 5 minutos ela dormiu e não acordou nenhuma vez. No terceiro dia idem.
Em todos eles ela só acordou umas 6 e pouco da manhã quando então eu trago para a minha cama, e ela dorme comigo até umas 7 e pouco que é quando ela mama. Fiz isso com a Bruna também e adorava essa horinha que dormíamos juntas. E vou repetir com a Manu pois é muito gostoso e não "mal acostuma" o bebê, pois ele só tira um cochilo na cama dormindo a noite toda no seu próprio berço.

( Manu no escuro e na sua primeira noite já no berço com o ninho)

Estou super satisfeita com essa mudança apesar de ainda estar um vazio ao lado da minha cama e eu ainda não ter dormido bem essas 3 noites. Mas é normal. 
Mãe que é mãe sempre terá um motivo para dormir com um olho aberto e outro fechado.
E daqui para frente porta fechada e luz apagada também para a Manu! E que ela acostume bem com isso como a Bruna que nunca deu nenhum problema na hora de dormir.

Por isso esse post vai para todas as mães que me escreveram dizendo que ainda não tiveram coragem de colocar seus filhos para dormirem sozinhos. Façam isso o quanto antes pois quanto menor o bebê, mais fácil será e menos eles sentem. Mesmo que por alguns dias a adaptação seja difícil. Mas passa. 
Pois imaginem tirar um bebê de 1 ano do seu quarto o quanto ele não irá sofrer??

Depois dessa mudança estou me encorajando para as 2 próximas que também tenho postergado talvez por preguiça ( assumo!) e por medo que algo não dê certo. A primeira é desfraldar a Bruna, e a segunda é tirá-la do berço,  e assim que possível conto o resultado para vocês.

E para vocês , como foi essa transição???

18 comentários:

  1. Fiquei com uma duvida no seu post, você deixa o quarto da Manu totalmente no escuro ou com um abajur? Estou me preparando psicologicamente também para essa transição, que deve ser mais difícil para a mãe do que para nossos bebês.

    ResponderExcluir
  2. Camila - Mamãe da Julia20 de dezembro de 2012 às 05:57

    Que fofa sua Manu ;)

    Quando minha Juju chegou da maternidade, logo no primeiro dia foi para o berço e digo que nunca aconteceu nada e deu super certo. Tenho uma babá eletrônica como a sua com imagem e deixava (aliás deixo até hoje) ligada com o volume no máximo e cada resmungo dela eu corria para o berço e enfim passou-se 1 aninho assim, quando ela por conta própria decidiu que não queria mais dormir a noite toda (coisa que desde os 4 meses já fazia também) e lá fomos nós entender o que está acontecendo novamente e para minha surpresa, a briga era exatamente com o berço! Com 1 ano já andava e sempre foi muito ativa e ficar no berço para ela era um martírio, já que dependia de nós para entrar e sair, logo compramos uma mini cama dessas bem pequenas e baixinhas (praticamente o colchão no chão pois não tem pés) e pronto! Ela ama a cama e voltou a dormir direitinho... acho que a transição da Bruna para a cama vai ser bem mais tranquila do que imagina, ela vai amar entrar e sair quando quiser ;) Agora as fraldas, também estou tomando coragem. Ela já me deu todos os sinais (não faz mais xixi de noite, fica super incomodada quando a fralda está suja, tenta tirar sozinha a fralda todo o tempo e avisa quando fez xixi ou cocô), portanto minha empreitada de Ano Novo será minha pequena de 1 ano e 7 meses sem fraldas até o Carnaval e vamo que vamo!
    Bjs e boa sorte!
    E um ótimo Natal para vc e toda sua família

    ResponderExcluir
  3. Kátia, a Manu dorme desde às 23h, direto? Me bb dorme às 20, dou mama dormindo às 23 e muitas vezes ele só mama de manhã,mas acorda várias vezes!!!!Resmunga, quer a chupeta.... Não sei mais o q fazer.... Alguma sugestão?

    ResponderExcluir
  4. Oi Kátia
    Quando a Luíza fez 2 meses eu achei que era a hora certa para dormir no berço, no quarto dela. E foi um sucesso. Com certeza eu que sofri pois ela adorou o espaço já que o carrinho estava bem apertado. Fiz tbm o ninho que aprendi com vc, aliás esta tbm foi uma dica ótima que aprendi com vc e ensino para todo mundo. Boa sorte com as outras mudanças. Bjao Flávia Lordello

    ResponderExcluir
  5. Ai, ai a minha ainda não ocorreu.Minha bb tem 1 ano e 7 meses.Dormi durante o dia no quartinho dela e a noite comigo.Quando saio com meu esposo a noite e a babá coloca para dormi,chego e deixo no quartinho dela.Mas confesso que não durmo tranquila.Não sei o q fazer, até pq meu marido ama ela dormi no quarto com a gente.É nossa princesinha e sinceramente já relutei muito entre o certo e o que meu coração manda.Resolvi seguir o coração.É issso.
    Quanto ao seu susto; chorei só em imaginar a cena.Poxa!Ainda bem que tudo deu certo.Fique com Deus e que o menino jesus traga muita paz, saúde e felicidades para sua família.

    ResponderExcluir
  6. Ai, ai a minha ainda não ocorreu.Minha bb tem 1 ano e 7 meses.Dormi durante o dia no quartinho dela e a noite comigo.Quando saio com meu esposo a noite e a babá coloca para dormi,chego e deixo no quartinho dela.Mas confesso que não durmo tranquila.Não sei o q fazer, até pq meu marido ama ela dormi no quarto com a gente.É nossa princesinha e sinceramente já relutei muito entre o certo e o que meu coração manda.Resolvi seguir o coração.É issso.
    Quanto ao seu susto; chorei só em imaginar a cena.Poxa!Ainda bem que tudo deu certo.Fique com Deus e que o menino jesus traga muita paz, saúde e felicidades para sua família.

    ResponderExcluir
  7. oi Katia, adorei seu post. pergunta: vc fecha a porta do quarto dela e do seu? sem baba eletronica? pergunto, pois a Maria que tem 3 meses sempre dormiu no quarto dela e no berco, pofem nao consigo me desligar da baba e deixo aporta do quarto dela e do meu aberta.

    ResponderExcluir
  8. Meninas, é claro que eu coloco babá eletronica! inclusive uso 2, a Angel Care e uma de camera. Logo mais vou falar sobre isso. Eu fecho sim a porta e apago a luz!

    ResponderExcluir
  9. a Alissa dorme no quartinho dela desde que vim da casa da minha mãe pra minha, ela tinha pouco mais de um mês
    minha baba eletrônica não tem câmera, o que complica um pouco a minha vida pq a cada resmunguinho eu levanto e vou ver o que é, mas ela dorme tão bem que não costuma nem resmungar
    ai de manhã, quando meu marido sai pra trabalhar, geralmente é quando ela acorda, ele a leva pro nosso quarto, dou mama e ela fica na minha cama comigo até acordar de vez, é muito gostoso!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Katia! Aconteceu com minha filha praticamente a mesma coisa que com a sua, sendo que a minha ainda era prematura... Um sufoco! Que me deixou insegura e com receio de deixa la dormir sozinha no quarto... Estou sem baba, e reluto em contratar uma, pois tenho receio de deixar alguem dormir com minha filha e cuidar dela... Mas estou sem vida... Enfim, vc tem baba? E, pq ela nao dorme com sua filha? E qto tempo tem a Manu?
    Se alguem souber de uma baba boa que ame bebes... Por favor me indiquem!! Obrigada! Duda

    ResponderExcluir
  11. Duda, sempre tive baba mas nunca dormiu no quarto com elas. Eu nao gosto muito, prefiro que fique comigo ate estar dormindo a noite toda. A Manu esta com 4 meses e meio.
    eu tb sou bem neurotica, por isso tenho 2 babas eletronica para Manu e uma delas é a Angel Care, voce conhece??

    ResponderExcluir
  12. Conheço sim... Mas fico achando que vou ficar paranoica com isso! Vc ta gostando? Acha que vale a pena? A minha filha só tem 2 meses... Estou pensando em muda-la pro quarto mes que vem!!!! Agora fiquei mais aliviada ja que a Manu tem 4meses... Ainda tenho salvação! Bjs Obrigada!!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Kátia!
    Tenho um bebê de 2 meses e um menininho de 2 anos, o João Pedro e o Miguel, respectivamente. Vou passar o João para o berço daqui a pouco, pois ele é um bebê grandão e o Moisés está começando a ficar apertado, só que optei por colocar os dois no mesmo quarto. O Miguel já tem uma rotina de banho/ sono às 20h. O João Pedro mama por volta das19:30, depois às 22:30 e neste intervalo coloco o Miguel para dormir. Como você faz com a rotina das suas pequenas nesta hora? Alguma dica para eu colocar os dois o mesmo tempo par dormir? Bjs, Lea

    ResponderExcluir
  14. Oi Katia. A Manu toma banho de sol? O banho da manha e a ultima mamada da noite sao de que horas? Estou tentando criar uma rotina para meu bebe. Beijos

    ResponderExcluir
  15. Coincidentemente, no dia do seu post, também tentei fazer minha bebê de 3 meses dormir no berço, mas foi uma frustração enorme.
    Na primeira noite, foram 3 horas e muito leite voltado e nada dela ficar. A segunda noite foi bem parecida, como Natal e Ano Novo estavam próximos e a rotina iria mudar, acabei deixando pra agora. Vamos ver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pra contar, passadas as festas, ontem mesmo voltei a operação Maria Carolina dormindo sozinha no berço. Está sendo beeem melhor que a tentativa anterior e frustrante. Ontem foi 1 hora e umas 40 vezes de põe e tira do berço. Hj, foram 10 minutinhos e só 8 põe e tira! Não acredito até agora

      Excluir
  16. Kátia, a Manu segura bem a chupeta? tem alguma técnica para ela segurar bem na boca e dormir? outra pergunta, você dá o mamá, arrota e já coloca ela no berço sozinha, e se ela chora? vc pega? a minha bebe estou tentando acostumar a dormir sozinha (ela ainda dorme no carrinho, mas estou querendo colocar no berço, ela tem um mês e dez dias, acha que ainda é cedo?), mas ela chora e acabo pegando para ninar...alguma dica?

    ResponderExcluir
  17. Fernanda, a Manu deixa cair a chupeta o tempo todo, é dificil...mas tem que ter paciencia.
    ela mama, arrota e ja vai para o berço com o quarto escuro, eu fico esperando ela dormir e nao tiro do berço! beijao

    ResponderExcluir

 
Minhas diKAs Baby © Copyright 2011 | Design por Katia Ouang. Codificado por Delikka.