Vida de Mãe - Organizando a Rotina - 2a Etapa

Bom Dia Queridas!
Vocês viram que a Manu está doentinha... acabou pegando de todos aqui e como é muito pequena, tive que voltar ao hospital para ver se estava tudo bem. O perigo nessa fase é que a gripe vire uma bronquiolite. Vamos torcer para que não. Mas vida de mãe não é fácil e conta com imprevistos o tempo todo. 

Hoje vou voltar a falar sobre rotina ! Na sequência do post da 1a Etapa onde o objetivo era fazer com que o bebê dormisse pelo menos umas 7 horas seguidas     (veja post completo), chegou a hora de passar para a 2a Etapa!

Tenho 2 objetivos nessa fase:
1- Fazer com que o bebê comece a dormir mais cedo e chegue o mais próximo possível do horário ideal que é por volta  das 20 horas. 
Lembrando que para introduzir isso, o bebê já deve estar há alguns dias acordando sempre por volta de 6-7 da manhã.
2-  Fazer com que o bebê comece a dormir depois do almoço sempre no mesmo horário. Almoço digo, por volta do meio dia. E isso é fundamental principalmente para mães que como eu, tem 2 filhos pequenos. Fazer com que as minha duas tenham mais ou menos a mesma rotina, é meu sonho de consumo atualmente. E preciso organizar isso o quanto antes pois nem sei como será quando a Manu entrar com papinhas e começar a engatinhar. 

Mas como sempre falo, vamos um dia de cada vez não?!

Começando pelo sono da noite, primeiro objetivo.
A Manu definitivamente não dorme tão bem quanto a Bruna dormia. Ela fica até 10 horas sem mamar, mas acorda umas 2-3x durante a noite. É uma resmungada daqui, outra de lá, uma chupeta que caiu....nada de mais. Mas interrompe o sono da mamãe aqui que por comodidade total, ainda mantem ela no moisés ao meu lado a noite.
Sim, sei que preciso urgente colocá-la em seu próprio quarto, ainda mais porque ela nem cabe mais direito no moisés coitada, tem dormido toda encolhida. Mas eu já estava insegura de mudá-la para o quarto, e depois do ocorrido semana passada, por mim ela ficaria ao meu lado para sempre ! Mas me dei até a próxima semana para fazer isso sem falta pois estou me policiando para não ficar neurótica, e depois conto para vocês como foi essa transição.
Mas mesmo dormindo no meu quarto, deixo sempre tudo escuro e sem barulhos sempre que ela vai dormir. Aos poucos quando percebi que ela passou a acordar todo dia mais ou menos no mesmo horário ( 6.30 - 7 hs) fui colocando mais cedo um pouquinho por dia . De 23 horas no início, agora ela mama e dorme as 22hs e quero chegar em 20 horas até os 6 meses. A minha teoria é sempre a de "disfarçar" as mudanças para que o bebê não sinta. Vá aos poucos. Então se hoje seu bebê dormiu as 22, tente amanhã as 21.50 e assim por diante até chegar em 20 horas.
Não queira fazer o caminho contrário, o do bebê acordar mais tarde e dormir mais tarde. Pois a natureza deles é acordar cedo independente da hora que dormem.

Agora o soninho da tarde, segundo objetivo.
Depois que o bebê entrar em uma rotina noturna e entender a diferença do dia e da noite, mesmo que ainda nao seja o ideal, já dá para começar a organizar o sono da tarde. Pois logo mais o bebe vai depender desse sono para descansar e recarregar as energias . E nada melhor que sempre no mesmo horário! Tenho muitas amigas que os filhos nunca dormiram depois do almoço e elas ficam exaustas. Posso quase garantir que esse soninho também é um hábito que se introduzirmos desde cedo, o bebê vai incorporar a sua rotina muito mais fácil.
Para começar a organizar esse sono eu tive que mudar o horário do banho da Manu. Como ela relaxa e capota após o banho, e eu dava a noite, troquei para as 11 da manhã. Então agora ela toma banho ( deixo brincar bastante nessa época de verão), amamento já com o quarto mais escuro, coloco ela no berço, fecho a porta e saio. E tem sido assim ja faz uns 10 dias. Ela dorme por mais de 2 horas! É claro que nem todos os dias ela dorme fácil. Então eu entro, coloco a chupeta e saio. Mesmo que tenha que fazer isso 50 vezes. Não se esqueçam; tenham paciência e determinação!

Vocês vão me perguntar, Mas no primeiro post você não disse para deixar em ambiente claro e com barulhos durante o dia???
Sim, isso para o bebê entender o dia e a noite. Agora ele precisa entender que uma das diversas sonecas que ele tira durante o dia será maior e no berço dele. E para isso nada como criar um ambiente.
Mas nada de colocar cortina com blackout, fechar todas as portas.... é só diminuir a luz e deixá-lo quietinho.

Durante o resto do dia ,seja pela manhã ou tarde, o bebê continua tirando as sonecas sempre onde tem barulho, luz, e fora do berço dele. Pois essas sonecas intermediárias vão sumindo conforme eles crescem e só ficará a depois do almoço.
Lembrando para não deixar o bebê dormir muito depois das 19 hs. Deixe cochilar no maximo uns 30 minutos depois acorde, troque de lugar.... assim o bebê não entra em sono profundo um pouco antes de ter que dormir mesmo.

Vocês podem achar que sou super rígida e até meio neurótica com essa coisa de rotina. Mas vou dizer que isso é só no primeiro ano do bebê e ajuda a organizar muito a vida dos pais. Agora com 2 meninas se elas dormirem a tarde e a noite mais ou menos no  mesmo horário é o pouco tempo que posso ter para mim e para meu marido. Pense sempre assim; um pouco de esforço por alguns meses e depois uma vida toda para seu filho ser disciplinado. Pois hoje com 2 anos e 2 meses, a Bruna continua com o mesmo horário que tinha com 6 meses. E ela dormir as 20 hs é ótimo para mim!

A Manu estava indo super bem até a semana passada. Depois do ocorrido e por ficar no hospital 3 dias mais essa gripe forte agora, perdemos um pouco o ritmo e terei que começar tudo de novo. Tenho meio que deixado ela mamar quando quer e descansar mais pois ela precisa para se fortalecer logo.

Mas se seu bebê está ótimo de saúde, o quanto antes você acostumá-lo a dormir bem, melhor para todos na casa não?!

Sei que assim como no outro post, surgirão várias dúvidas, mas é só deixar como comentário que responderei todas!

Um bom começo de semana para vocês e mais uma vez obrigado por todas as mensagens de carinho!

| Categorias: ,

27 comentários:

  1. Katia, esta gripe está pegando todos.

    A minha menina vai fazer 10 meses amanhã. Ela estava numa rotina ótima até começar ir para o berçário e ficar doente semana sim, semana não.
    Resultado: ela dorme pouquíssimo durante o dia e as 19:30, no máximo, dormindo. Ela vai direto até as 05:30 / 06:00.

    Quando estamos na semana doentinha, digamos que 90% das noites, ela dorme a noite toda e os outros 10% ela resmunga um pouco.


    Melhoras para a Manu!!!

    Fabiola

    ResponderExcluir
  2. katia
    aqui estou na luta com a minha Manuela !! ela fara 5 meses dia 12...tira uns cochilos durante o dia, toma a ultima mamadeira 21h e acorda de vez umas 6:30...mas neste periodo acorda 1x pra mamar e 1x onde so a nino e ela volta a dormir !!
    deixa eu te perguntar...onde vc compra lacinho pea sua Manu ? todos q compro caem da cabeca da minha filha, q tem pouquinho cabelo como a sua !! queria tanto colocar lacinho nela !!
    beijoos !

    ResponderExcluir
  3. Oi Kátia
    Como disse no seu Instagram, seu método para fazer dormir fez um sucesso enorme aqui em casa. Agora vou começar adiantar o sono à noite e estabelecer o sono após o almoço. Apenas uma dúvida, vou começar a sair com a Luíza, que fará 3meses daqui uma semana. Como vc administra eventuais saídas com os horários de dormir??? Ainda mais que está chegando o Natal.. Bjao Flávia Lordello

    ResponderExcluir
  4. Oi Katia, vc falou que bebes independentes da hora que durmam tem instinto de acordar cedo, mas minha experiencia com meus 2 filhos não é bem assim, meu mais velho quando bebe dormia por volta das 10, eu amamentava as 6, 6:30 e tinha vezes que ele dormia até as 10 da manhã, no minímo até as 8:30.. Com a minha bebe de 9 meses esta sendo mais ou menos assim, confesso que não sou pontual com horário, ela fica cansadinha quase todo dia pela mesma hora, mas é um trabalho para faze- la dormir, ela costuma resmungar por causa da chupeta umas 2 vezes por noite e a mamada faz com o irmão, também dormindo bastante depois!
    Queria dizer que ela ainda dorme no berço de vime no meu quarto, estou adianto essa mudança, não me sinto preparada, mas sei que essa hora tám chegando, depois nos conte sua experiencia!

    Beijoss Carol

    ResponderExcluir
  5. OI Fernanda,os lacinhos da Manu são da laçaroty e eu colo com durex duplo . Tenho que trocar o pedacinho a cada vez que uso. Mas como é bem fraquinho não puxa os fios.

    Flavia Lordello, se eu saio pela manhã sempre volto a tempo delas dormirem. E a Tarde eu espero sempre elas acordarem. Mais pela Bruna que tem o horario mais certinho e fica muito irritada se passa da hora dela dormir. essa é a unica desvantagem. O bebe com rotina nao gosta de sair dela! beijao

    Carol, a Bruna tambem acordava tarde ate 1 ano e pouco , ia direto das 20 as 9 sem acordar. Mas isso é raro ne?

    ResponderExcluir
  6. Katia,
    Minha Laura está com 3 meses e já está dormindo da mamada da meia noite até as 6:30 ou 7 da manha, sempre com uma ou duas acordadas para chupeta no meio da noite. Segui seu metodo e vem dado super certo. Queria tirar essa da meia noite, assim eu tb consigo dormir mais cedo, mas tô na duvida sobre a alimentação dela. A partir de quanto tempo o bebe pode ficar tantas horas sem comer? Vc fez isso com que idade?
    Obrigada e melhoras pra Manu

    ResponderExcluir
  7. Oi Katia,
    Esse negocio de rotina é meio complicado né?! Mas eu estou tentando fazer isso com meu filho Miguel, de 3 meses. O problema é o seguinte, ele tem refluxo oculto, já estou medicando ele, conforme instruções da pediatra, mas ele ainda tem cólicas, então as vezes fico na dúvida, se é o refluxo, se é colica ou se é manha mesmo. Ele está dormindo melhor ultimamente, dorme lá pelas 22h, acorda as 3h e depois as 6h, gostaria que ele pulasse essa acordada da 3h, mas tá dificil! E tem outra coisa, acho que ele fica um pouco encomodado também, porque ele não faz cocô todo dia, agora ta fazendo de 3 em 3 dias e isso acaba comigo, fico morrendo de dó.
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Oi Katia! Adoro o seu blog e sempre pego várias dicas dele :) Amei este post da hora de dormir! Minha Beatriz sempre dormiu a noite toda, desde que nasceu, há 5 semanas. Dava baile nas enfermeiras do Einstein para acordar à noite, rsrsrs. Ela só demora para dormir. Vc tem alguma dica para fazer o bebê dormir? Pode ficar no colo? Pode deixar no bercinho mesmo nessa idade? E agora, como podemos fazer nesta época de Natal? Bjão e obrigada!

    ResponderExcluir
  9. minha filha vai fazer 4 meses essa semana e é dorminhoca igual a Bruna rs
    o problema é que anda dormindo tarde e acordando tarde, dorme por volta de 11:30, até as 8, acorda, mama, e dorme de novo até umas 11, confesso que acho ótimo ter a manhã livre, e costumo dormir junto com ela rs, mas sei que esse hábito de acordar tarde não é bom para a criança, daqui a pouco ela precisará desse tempo para gastar energia..
    ela tira várias sonequinhas durante o dia, mas a depois do "almoço" ´´e sempre mais longa, com certeza é pq também dou o banho nesse horario, e a noite dou o banho no ofurô

    Katia, não tem haver com o post, mas gostaria de saber se Manu ja come frutinha ou bebe suquinho, Alissa só mama no peito, mas estou pensando em conversar com o pediatra pra liberar alguma coisa na proxima consulta,

    beijos e saúde pra suas princesinhas!!!

    ResponderExcluir
  10. ANa Paula, desde que a Manu nasceu ja fui ensaiando tirar a mamada da madrugada... o que voce pode fazer é ir dando cada dia um pouco mais cedo assim ela nao percebe e logo vai eliminar essa mamada. Se ela ganha peso bem não precisa mais mamar de madrugada.

    Marciele, com refluxo e colica de fato nenhuma tecnica funciona pois a prioridade é o bebe ficar bem, seja la o tempo que ele durma. Mas tenha paciencia, é uma fase e logo ele nao tera mais nada.

    Anna Flavia, dormir no colo nao é a melhor opção pois voce fica refem disso. Nao acostume com nada que você nao consiga manter depois. Ela nao pega chupeta? deixa quietinha no berço, uma hora eles dormem.

    Larissa, se a sua filha só mama no peito pode ficar sem agua, chas ou suco ate os 6 meses e é a melhor coisa. Evita alergias alimentares e até essa fase o bebe não precisa de mais nada. Nao precisa começar a ter trabalho de espremer, coar e fazer suco agora, voce tera que fazer isso com 6 meses de qq maneira !bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Kátia, a minha Manu vai fazer 5 meses dia 19 e dorme das 23hs até as 7hs. Até os 3 meses ela chorou muito e por isso ela só dorme no colo ou no peito, isso anda me incomodando, pois com 6 meses ela vai para a escolinha e sei que ela vai sofrer. O pediatra pediu para eu ler o livro O sono do meu bebê e com a orientação dele aplicar a técnica.
    Espero que a gente não sofra tanto.
    Bjs
    Detalhe ela nã pegou a chupeta.
    Gostaria de orientação para ela pegar a mamadeira, pois na escoliha não vai ter jeito e quando ela sente o bico de silicone ela já faz cara feia.

    ResponderExcluir
  12. Kátia,
    Primeiro: saúde p Manu, tenho certeza q ela bem.
    Segundo: adoro seu blog, leio todos os dias.
    Sou mãe de primeira viagem e estou com um bebê de 1 mês e 9 dias. Confesso q os primeiros 15 dias foi desesperador!
    Mas, enfim, o meu problema com Gabriel é o dormir. Ele só dorme no colo desde e inicio e se é colocado no berço dá escândalo! Ele não fica com a chupeta o tempo todo, pois larga toda hora. Ele dorme bem à noite, inclusive eu é q pegou dar de mamar, pois no inicio perdeu peso e a pediatra mandou acordar de3 em 3 horas. Agora ele normalizou o peso, então estou deixando por çonta dele, se ele chorar eu Douro peito e o complemento.
    Assim, o meu grande problema é olhar ele p dormir. Não consigo deixar ele chorando horrores no berço! Como eu faço? Tem alguma iça p mim?
    Bjos,

    Gabriela

    ResponderExcluir
  13. Ei katia! Leio a algum tempo mas ainda nao tinha comentado no blog. Confesso que estava ansiosa pelo segundo post da série! Desde que chegou em casa, minha Maitê dorme bem, de meia noite as seis... Hoje fica de 23:30 as 07hs sem mamar, tranquilo! Porém, a partir das 4:30, 5hs, começa a acordar, resmungar, chupeta cair, etc... Meu marido levanta e vai enrolando... Da a chupeta, troca fralda, nina... Ai ela vai de 40 em 40 min até umas 7:30 no máximo. E dorme muito durante o dia tambem! Nao reparei se a mais longa é depois do almoço, vou prestar atenção e direcionar pra isso! Queria tirar a mamada da meia noite desde a consulta de dois meses, mas a pediatra nao deixou, pois ela nasceu com baixo peso... Vamos ver agora, completando 3 meses! Enfim, só queria mesmo era contornar essa acordada a partir das 4 da manhã. Vc tambem passa por isso, tem alguma técnica pra eliminar essa interrupção do sono?

    Beijos, Kelly (desculpe o anônimo, mas no celular nao tava aceitando identificação)

    ResponderExcluir
  14. Oi Katia!
    Tenho essa pergunta desde o primeiro post de tirar a mamada de madrugada: deixando o bebe dormir ate 630/7h da manha sem amamenta-lo, nao prejudica a sua producao de leite? Como vc faz? Eu imagino que a producao iria diminuir ate o leite secar?
    Me desculpa, mas isso eh uma duvida minha desde o primeiro post!
    Muito obrigada,
    Mari

    ResponderExcluir
  15. Daniela, vai tentando aos poucos a mamadeira. Experimenta a Dr Browns, é a que mais se aproxima do bico do peito e é uma otima mamadeira apesar do trabalho para lavar. Avent tb é boa, Mam e Nuk tem bico mais diferente.Mas experimente uma de cada vez, quem sabe ela pega a primeira que voce tentar. Fica tranquila que todos os bebes acabam pegando! Bjs

    Gabriela, obrigado pelo carinho. Voce ja tentou fazer o ninho baby que ensinei aqui no blog? é uma boa ajuda...o bebe no inicio fica inseguro em espaços grandes, entao deixe ele mais protegido, ou com o ninho ou em um moises. Outra coisa que ajuda é assistir o "The Happiest Baby on the Block", esse dvd é otimo, vc conhece?

    Kelly, sim , com certeza... a Manu tb acorda e fica reclamando, aí conforme vai chegando a hora de acordar mesmo ela vai diminuindo os espaços entre as reclamadas. A gente fica exausta, eu ponho a chupeta varias vezes. Mas tente nao tirar do berço que ela vai acostumando e uma hora vai parar de resmungar... beijao

    Mari, de jeito nenhum! por sinal, eu acordo com o peito explodindo de leite... O corpo vai se adaptando aos horarios do bebê. Fique tranquila que quando a gente descansa e dorme, o corpo relaxa e produz mais leite. A Bruna chegou a dormir 14 horas seguidas e eu nunca perdi o leite. Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi katia, obrigada! A mamadeira que eu uso é a Dr Browns, mês que vem vou iniciar as frutinhas e o suco e vou começar com a mamadeira, daí vou insistir para ver se ela pega.

    Muita saúde para a sua Manu, tudo vai dar certo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Graças ao seu primeiro post, minha filha já dorme após a mamada das 23h até às 6h!
    Com o calorão que anda fazendo aqui em SP, passei a dar 2 banhos por dia na Maria, mas ela relaxa tanto que pega num longo sono a tarde que tem atrapalhado o noturno :(
    Antes ela dormia umas 2 horinhas, agora chega a 3/4 e mesmo a acordando, ela volta a dormir rapidinho.
    Kátia, você passou pela crise dos 3 meses? Procurei post sobre o assunto no blog e não achei!

    ResponderExcluir
  18. Oi meninas, eu passei por essa crise. O pediatra da Manu tinha me orientado. Quando a criança vai chegando aos 3 meses ela passa da fase de adaptação da saída do útero para a vida real, pois ela já encherga melhor e começa a ver as coisas e as pessoas. A Manu ficou um pouco irritada e atrapalhou o sono do dia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi katia, acompanho sempre o seu blog, adoro! A minha bebe tem 5 semanas e estou com uma enfermeira que esta me levando a loucura com essa coisa de rotina, as vezes eu acho que ela eh muito novinha pra ser acordada quando esta naquele sono gostoso...fico muito dividida e nao sei o que fazer, vc começou com a bruna e com a Manu desde os primeiros dias de vida a estabelecer uma rotina? Vc as acordava para tomar banho, por exemplo? Super obrigada e parabens pelo blog. Bjs da Carol

    ResponderExcluir
  20. Carol, durante o dia eu sempre acordei tambem...nunca deixei passar de 2 horas de sono. Mas a noite nunca interrompi o sono para acostumar desde o começo. Mas só pude fazer isso pois minhas duas filhas nasceram grandes e ganharam peso normalmente. Aproveite o privilégio de ter uma enfermeira para dormir a noite e deixar ela te chamar so quando a baby acorda. De dia é bom ter rotina sim. É chato, mas vale a pena. Beijao

    ResponderExcluir
  21. É essa mesmo que a Daniela relatou, a minha está chegando aos 3 meses por isso meu questionamento.

    Bom saber que vocês interrompem o sono, apesar da dó, colocarei em prática.

    Obg ;)

    ResponderExcluir
  22. Katia, adoro seus posts! estou com uma duvida, minha filha de 2,5meses acorda sempre as 7-7:30 para a primeira mamada e depois tipo 8:30 ela dorme ate a próxima mamada (10:30-11am)... isso tem atrapalhado um pouco para sair (com ela) e para colocar na rotina essa soneca longa da tarde que sou super a favor... mas os horários nao estão ajudando muito... qual sua sugestão, por favor? Bjos e obrigada! Vanessa

    ResponderExcluir
  23. Katia, tenho mais uma duvida... o que vc faz com a Manu apos a primeira mamada das 7:30am? pergunto porque quero organizar minha manhã com a Valentina para introduzir o banho das 11 depois a mamada e ai a soneca longa da tarde tao importante. Como é sua manha ate ela tirar a longa soneca? Muito Obrigada!!!! Beijoss, Vanessa

    ResponderExcluir
  24. Vanessa, ela mama umas 7 e pouco e depois vou para a sala com ela no carrinho e faço tudo que eu preciso. Depois brinco um pouco com ela, as vezes passeio um pouco, mas ela da umas cochiladinhas tambem. As 11 e pouco ela toma banho, mama e dorme. É normal o bebe dormir bastante nessa fase inicial, so nao é legal ela dormir 2 horas direto pois com certeza vai atrapalhar o sono da tarde. Deixe ela cochilar no maximo meia hora e depois acorde, brinque, enfim... faça sua programação normal pela manha mesmo que ela vá junto. Pois a tarde na hora de dormir mesmo aí nao pode interromper.
    beijao

    ResponderExcluir
  25. Katia,
    Tenho dois filhos, o Miguel com 2 anos e 2 meses e o João Pedro com 2 meses. O João ainda dorme no Moisés no meu quarto e o Miguel tem uma rotina de banho/ cama já definida, por voltadas 20 h. O João mama às 19:30 e depois às 22:39 e nesse intervalo , coloco o Miguel para dormir . Ele está bem ciumento com o irmão, e deu para querer que eu fiquemos quarto até ele dormir... Enfim, quero transferir o João para o berço, que fica junto com acama do Miguel e fazer mais ou menos o mesmo horário. Qual a sua dica?
    Bjs
    Léa

    ResponderExcluir
  26. Ai, Katia... que bom que eu reli esse texto. Meu Miguel já dorme das 8 da noite às 6, 7 da manhã faz um mês e pouco - ele faz 5 meses dia 3 de maio - mas minha dificuldade estava sendo organizar os horários durante o dia. Bom saber que essa soneca profunda que ele tem à tarde é a essencial. Agora é tentar me organizar para fazer o máximo possível de manhã, já que raramente tenho com quem deixá-lo à tarde.

    ResponderExcluir

 
Minhas diKAs Baby © Copyright 2011 | Design por Katia Ouang. Codificado por Delikka.