Vida de Mãe - O primeiro dia na escola

Será que sou a única mãe que está sofrendo com a adaptação de um filho na escola ou vocês também passaram por isso ???

Hoje me peguei em lágrimas observando a Bruna de longe na adaptação com um aperto no coração... Uma insegurança, uma sensação que ninguém entenderá ou saberá cuidar da minha filha como eu.

Sei que tudo isso é besteira e que logo eu nem vou lembrar que senti isso.

Mas voces podem imaginar como é uma mãe que optou por largar um emprego e trabalhar de casa para ver todos os passos e progressos do filho sem sair 1 minuto do seu lado.
Vendo o tempo todo se a fralda está cheia, se está com fome, sede, frio, se comeu direito, se limpou o nariz, controlando o que pode ou não colocar na boca...

Observei ela brincando sozinha em meio a algumas crianças que nunca viu antes com uma carinha de carente ,colocando tudo que via na boca, me deu vontade de correr lá e falar:

Não coloca isso na boca filha !
Vamos lavar a mão!
Você está com sede? quer a sua água?
Você fez cocô?
Você está com calor?
Você quer a sua naninha?

Ou mesmo falar para a professora:
Olha ela não gosta disso desse jeito, ou não come isso, gosta de tirar a fralda assim que faz xixi....enfim...

E nada disso está mais ao meu alcance e eu terei que controlar essa ansiedade.

Apesar da Bruna ter entrado tarde para a escola com 2 anos e 4 meses, e já ter todas as suas manias, hábitos e vontades bem definidos, chegou enfim a hora dela caminhar com seus próprios pezinhos e começar a interagir com um mundo diferente do da casa dela.

Sim parte da minha angústia essa semana tem fundamento. 
Ela não estava tão feliz e a vontade ali. Parecia um bichinho inseguro agarrado na mãe, dizendo: Não me abandone. 
E por algumas vezes eu atrás da porta vendo ela chorar sentida e pedindo para a professora: Eu quero a minha mamãe...

E isso é claro que mexe com a gente. E como !

Mas são mais uns dias e depois só alegrias virão e tenho certeza que ela mesma vai descer do carro e dizer; Tchau mamãe , até mais!

Afinal de contas, todos nós passamos por uma adaptação em escolas e sequer temos traumas ou nos lembramos como foi!

A vida é assim.

As crianças crescem muito rápido. 
E nós mães sempre achamos um motivo para transformar o simples no complicado, pois quando percebemos que não temos mais o controle de tudo com nossos filhos , dá um certo vazio. 

Hoje foi um desabafo de um dia importante, onde me emocionei vendo minha filha que há poucos dias era um bebê, se preparando para ficar algumas horas longe de casa e começando a construir sua vida escolar.

Como sei que logo mais essa sensação estranha vai desaparecer e que assim que ela estiver adaptada nem vou lembrar que senti isso, queria deixar registrado esse relato! 

E mais uma fase começa. 


E vocês leitoras, também passaram por isso ou me acham muito exagerada?


| Categorias:

13 comentários:

  1. Não acho exagero porque sou assim também! Sou super emocional e sofro junto com a minha filha em tudo. O único detalhe é que ela já está com 13 anos....rs
    Eu acho que isso acontece a vida toda, sempre em situações diferentes. No ano passado por exemplo tive que ver minha filha sofrer por causa de uma amiga na escola que estava com ciúmes dela com outra menina e fez quase todas as amigas delas em comum se virarem contra ela.

    Parece besteira, mas dá uma tristeza porque eu sempre ensinei ela a ser amiga de todos e por seguir isso estava passando por essa situação.

    Bom, eu achei que nunca ia passar, fui dando meus conselhos, de longe, sem interferir (pelo menos lutando com todas as minhas forças para isso...rs) e as coisas foram se encaixando.

    Hoje isso serviu para ela entender quem era amiga mesmo, quem era apenas colega e foi importante para ela. De qualquer forma, dói...rs

    Já estou me preparando para sofrer junto na próxima, só não sei ainda qual será...rs

    Beijos e boa sorte!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Katia!! Eu não tive escolha, ou seja, eu voltei a trabalhar quando a Helo tinha 05 meses e meio.
    Eu senti muito, mas como ela era pequena e é uma criança muito simpática não teve problemas nenhum.
    Hoje, ela está no "auge" dos seus 11 meses e quando chegamos na frente da escola pela manhã, ela começa a bater os pezinhos e dar gritinhos de felicidade.

    Como dizem os americanos: Stay Strong : )

    Fabiola

    ResponderExcluir
  3. Ola, tenho certeza que vc não é a unica que esta passando por isso, eu estou na mesma situação, só que meu bebê esta com 6 meses!! Esta semana esta sendo a sua segunda semana no berçario, sexta passada foi o primeiro dia dele sozinho, sai de la aos prantos..mas esta semana ja esta mais tranquilo, ele ja sorri para as Tias e joga os bracinhos, que para mim significa que esta se adaptando. Temos que ser fortes e pensar que esta etapa é mais um preparo deles para a vida, já que não estaremos junto deles 24 horas. Vc vai ver, semana que vem ela ja vai estar mais adaptada e vc mais tranquila! Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  4. Ká eu tb chorei horrores na adaptação da Helena, dói mesmo, mas ela vai estar amandooo a escolinha daqui a pouco! super beijo <3 Ana www.girlsfromalphaville.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ka, eu sou a unica na mãe que não teve coragem ainda de deixar de vez o filho na escola, lá se vão 3 tentativas e não consigo mesmo, ele já tem 4 anos e 7 meses e cada vez que o tempo passa mais dificil fica por isso seja forte, porque vc pode adiar hoje como eu fiz mas que fica dificil mais ainda depois isso com certeza então fica firme amiga!!!
    beijos...

    ResponderExcluir
  6. Querida Katia, estou vivendo exatamente a mesma situação. As aulas da Gaby vai iniciar segunda feira 04/02 e meu coração está em pedaços. Quando decidi ser mãe, sai de um excelente emprego para me dedicar exclusivamente para este ser que preencheu meu coração desde o exame de urina com as duas "listrinhas" ! Ai meu Deus, e se passaram 3 anos com todos os cuidados diários, de tantas dúvidas, culpas e alegrias e agora tenho que deixar minha princesa começar a viver a vidinha social dela... rsrsrs...nossa tô péssima e feliz, assim como você deve estar se sentindo , com um medo horroroso de ninguém entender minha flor e ainda mais sem saber por onde começar sem ela aqui em casa 24hs....Enfim, mãe quando amorosa é tudo igual mesmo... esta é a dor por amar tanto ! Bjs e estamos juntas !!!!

    ResponderExcluir
  7. Kátia, vendo o seu relato e o comentário das demais mães fiquei com um enorme aperto no coração. Meu pequeno tem quase 4 meses e quando penso que quando ele estiver com 7 meses terei que voltar ao trabalho fico maluca! Sou muito apegada à ele e morro de ciúmes, sei que vai ser difícil! Se pudesse eu largaria tudo para ficar com meu bebê, mas sei que mais pra frente não seria bom nem pra mim nem pra ele. Por tudo isso tenho procurado curtir cada momento!

    ResponderExcluir
  8. Oi Kátia, a minha Manu começou a adaptação na segunda, fiquei na segunda e na terça com ela, e toda hora que saiu meus olhos enchiam de lágrimas. Hoje deixei ela e vim para casa, mas minha cabeça ficou lá e ligava de 1 em 1 hora, e hoje ela nem chorou.
    Volto a trabalhar daqui 15 dias e sei que vai sermelhor para ela e seu desenvolvimento.
    Ela está com 6 meses, é importante para ela, mas não é fácil para a mãe.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Lindo e muito verdadeiro seu relato, deu pra sentir! Do jeito que sou, tehho certeza que vou sentir as mesmas coisas, só não quando ainda, já que os primeiros seis meses ficarei em casa com a Helena e a partir de agosto retorno à minha rotina acadêmica, rs! Ainda não decidimos o quê faremos: se contratamos uma babá ou colocamos ela em um berçário.

    Seja forte, Ká, quando você piscar a Bruna já vai estar lendo e escrevendo bilhetinhos pra você e logo será a vez da Manu ir pra escola! Boa sorte =)

    Mais pra frente, acho que seria interessante para as mamães se você fizesse um post sobre os critérios para a escolha da escola. Apesar de ser uma coisa bem pessoal, acho que certas 'preferências' são universais para nós (futuras) mães!

    Um beijo grande, tudo de bom!

    ResponderExcluir
  10. Olha, super normal! E eu fico feliz em poder te dizer isso hj pois quando estava passando por isso muitas mães me falavam que era normal e que ia passar, mas não me consolava nem um pouco. Tive que voltar a trabalhar quando meu bb tinha 4 meses e chorei uma semana sem ele. Foi bem dificil, mas hj ele está com 7 meses apenas mas eu to super tranquila e até gosto de uma nova rotina e de ter um tempo para mim e meu trabalho, vc vai ver vai ser bom para vcs duas. Ainda morro de saudades dele durante o dia, mas sei que ele tá bem, brincando e se desenvolvendo bastante. E o siorriso que ele abre quando me ve, não tem preço!!!

    tudo de bom pra vc!!!

    um beijo

    Chris

    ResponderExcluir
  11. Oi Katia,
    Posso apenas imaginar como vc está se sentindo, já que minha pequena ainda não vai a escolha. Mas imagino, pois já voltei a trabalhar e todo dia tenho que deixar meu bebe na casa da minha mãe e sair. Ela tem só 4 meses e na primeira semana foi pessimo. Ela ficava bem de dia, mas quando me via chorava, resmungava, não queria dormir... Mas essa é apenas a terceira semana e tudo já parece ter voltado ao normal.
    Força, querida, pois ela precisa passar por isso e certamente vc está sofrendo mais do que ela.
    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Não vivo sem estes sacos!!! Na volta dos EUA só consigo fazer caber as coisas com a ajuda dos saquinhos. Ótima dica.

    Bj, Kely Pinheiro

    www.blogbellafiore.com

    ResponderExcluir
  13. Que lindo seu depoimento! Acho que sofremos mais do que eles, ne? Vc esta colocando sua filha na escola numa otima idade, na minha opiniao. E pode ter certeza que ela vai ter muito orgulho de vc, sempre!

    ResponderExcluir

 
Minhas diKAs Baby © Copyright 2011 | Design por Katia Ouang. Codificado por Delikka.