Vida de Mãe - O Desmame

Desmame é mais um assunto polêmico e delicado. Principalmente porque nunca ninguém vai te entender.

Algumas pessoas falam; "Nossa, você já amamentou demais, está ótimo" outras falam: " Não acredito que você vai parar de amamentar, coitada da sua filha"... 

A real é que o desmame só interessa a você. 
Não importa o que os outros pensem ou deixem de pensar. 
Cada mãe tem os seus motivos.

Eu sou meio radical em tudo que aplico às meninas, mas acho que no assunto amamentação, sou das mães que ficam no "meio termo" . 
Não acho bacana a mãe que não tenta amamentar seu bebê pelo menos por uns dias , assim como não acho bacana aquelas crianças enormes arrancando a blusa da mãe e pedindo o peito. 

Como não cheguei a falar como foi com a Bruna, hoje vou contar um pouco dessa experiência que em breve terei que passar mais uma vez.

O desmame nunca é fácil a não ser que seu leite seque sozinho ou que seu bebê não queira mais de uma hora para outra. Claro que isso não é nada legal e é sofrido também. 

Mas quando você tem leite que não diminui ao longo dos meses, é você quem opta até quando quer amamentar.

Não interessa se você tenha que parar de amamentar pois voltará ao trabalho em 4 meses, ou porque simplesmente seu filho já esteja grandinho demais. A decisão de parar nunca é fácil para nenhuma mãe, e vem acompanhada de muita culpa e insegurança. Pois sempre pensamos; será que estamos fazendo o melhor pelos nossos filhos?

A Bruna mamou exclusivo no peito até 7 meses, e entre 7 e 8 meses fui mesclando com leite artificial até parar de vez.
Meu objetivo era chegar até os 6 meses quando a comida salgada seria introduzida. E não interessa o que falam por aí, para mim 6 meses já eram mais do que suficientes para dar saúde, imunidade e todo o beneficio que o leite materno traz. 

Nessa época eu e meu marido marcamos uma viagem de alguns dias, só nós dois, para quando a Bruna completasse 8 meses. 
Então com 7 meses comecei a tentar parar. 
E mais uma vez como tudo no meu processo de amamentação, foi um caos.

Mesmo intercalando as mamadas com mamadeira, meu leite não diminuia . E pior, empedrava pois eu pulava uma ou duas mamadas por dia.

Foi entao que meu medico indicou tomar um remédio para secar de vez o leite. E veio aquela sensação de culpa. Secar de vez?? Eu não posso ir parando aos poucos?
E infelizmente isso seria impossível para mim que produzia muito leite.
Ou eu parava de vez, ou amamentava pelo menos 4 vezes por dia para o peito dar conta.

E faltavam 3 semanas para a minha viagem, eu não tinha opção.

Sobre parar eu já estava mais do que decidida. Mas engolir um comprimido e secar o leite. Isso é horrível. Parece pecado sabe?
Tanta gente quer amamentar e não consegue, e eu tenho que tomar um remédio. Aí aumentava ainda mais a minha culpa.

Então tudo que é difícil, eu prefiro encarar de uma vez.
Decidi em uma certa noite que seria a última mamada da Bruna no peito e que em seguida eu tomaria o tal remédio.

Fechei a porta do quarto, apaguei a luz, e amamentei chorando muito. 
Me senti muito mal, parecia que estava fazendo algo errado. Não foi legal.

No dia seguinte eu já esperava nao ter nm mais uma gota de leite. 
Então para minha surpresa meu peito amanheceu explodindo de leite como de costume.
Liguei para o meu médico e ele disse para eu passar uma faixa bem apertada no peito e aguentar até onde desse, pois se eu amamentasse, continuaria produzindo leite.

Quase morri de dor esse dia, e quando meu peito parecia 2 blocos de concreto eu não aguentei e fui amamentar a Bruna.
O remédio de 2 doses que funciona para todas as mulheres que querem secar o leite, comigo foram necessário 6 doses. 
E esse processo levou 3 semanas até secar totalmente com muita dor, empedramento e mal estar pela alta dose do remédio.

Graças a Deus, a culpa de parar de amamentar foi amenizada com a facilidade da Bruna em se adaptar à mamadeira e ao leite artificial, e de nunca mais tentar pegar meu peito. 
E logo depois confesso que a sensação de ter um pouco de liberdade foi muito boa!

Dessa vez ando em um dilema; tem horas que não pretendo parar de amamentar a Manu tão cedo, tem horas que já quero parar.
A amamentação consome demais de mim, fico exausta e acreditem, se eu exagerar em beber muita água que seja, meu peito produz demais.
Pular mamada então, nem pensar... Então amamentar 4 a 5 vezes por dia, já está cansativo demais para mim.
Agora que vou introduzir a papinha salgada, serão 2 mamadas a menos, e aí sei que vou ter que parar pois não vou ficar tirando leite com a bomba para não sentir dor. Seria uma tarefa a mais para incluir no meu dia onde mal dou conta de tudo que tenho para fazer.

Por isso sei que a hora está chegando. Só estou com um pouco de preguiça do processo todo com o remédio.

O que vale para mim é que já me sinto super realizada como mãe. Tanto com a Bruna, quanto com a Manu, eu dei o meu melhor, encarei as dores e todos os problemas que tive com a amamentação sem desistir e cumpri a minha meta de 6 meses para cada uma delas.
Daqui para frente cada dia a mais é "bônus" !

Porém, depois de 3 anos vivendo só em função de gestação, amamentação e filhos, estou sentindo uma vontade enorme de cuidar um pouco de mim...

Vamos ver como será dessa vez e logo conto aqui no blog!

Agora o que eu quero muito saber é como foi o desmame para vocês! Vou adorar quem puder dividir essa experiência aqui!

| Categorias:

46 comentários:

  1. Eu fico literalmente enciumada quando leio relatos de mães que conseguiram amamentar. Eu não tive a mesma sorte.
    Por causa da pré-eclampsia, eu tive pouquíssimo leite. Eu insisti até ela fazer 40 dias, mas sempre com o complemento, pois a quantidade de leite que eu produzia era ridícula (30 ml por dia) mesmo tomando remédio, água, chá, suco de uva e etc.

    Boa Sorte no processo que pelo seu relato dói tanto fisicamente quanto psicologicamente.

    Fabiola

    ResponderExcluir
  2. Oi Katia,chorei e me coloquei total no seu lugar, pois igual a vc também sou uma "vaquinha leiteira". Minha Belle completou 7 meses e estou passando exatamente por este dilema, não consigo diminuir mais mamadas pois meu peito quase explode. Quanto a tomar o remédio minha consciência ainda não me permiti, mas sei que logo terei que tomar esta decisão, nada fácil essa vida (consciência) de mãe, adorei seu post...veio na hr certa pra mim. Um beijo querida!

    ResponderExcluir
  3. Oi Katia,
    Primeiro adoro o seu blog, mesmo antes de engravidar do segundo filho já acompanhava os seus posts. Hj tenho dois filhos, um rapaz de 10 anos e uma princesa de 8 meses. Estou no mesmo dilema sobre o desmame, pois como vc tenho muito leite, mas nessa segunda vez esta sendo um pouco diferente pois a pequena não quer saber de mamadeira e tenho que encarar esse desmame pq tb marquei uma viagem daqui a três meses. Engraçado como os filhos são diferentes, na primeira vez não precisei fazer nada pois foi ele que decidiu que não queria mais quando completou seus 8 meses e mesmo assim foi dificil p mim só por saber que ele não "precisava" mais de mim... sonhei várias noites amamentando ele. Enfim, sinto que tenho q tomar essa decisão mas no fundo fico esperando ela não querer mais e ao mesmo tempo morro de culpa só de pensar em parar.
    Vai postando como esta sendo com a Manu para ver se tomo mais coragem!!


    Beijos Camila (mãe de Alexandre e Clara)

    ResponderExcluir
  4. Oiii katia
    Minha bebê esta com 6 meses e eu volto a trabalhar no fim deste mês, já comecei com o suco, fruta e papinha(almoço) e logo vem o jantar! Estou amamentando 3 vez por dia e estou morrendo de dó de parar! Eu fui daquelas mães que teve pouco leite, o peito ficou machucado, leite empedrou tudo aconteceu... Mas com muita força de vontade eu consegui amamentar exclusivamente só com leite materno até os 5 meses e agora depois de tanto sacrifícios como eu vou nao amamentar mais!!! Isso nao entra na minha cabeça ainda!!! Boa sorte com a Manu vai dar tudo certo!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Katia adorei o post, pois venho em um ótimo momento, o meu pequeno Miguel esta indo para o 4 mês, e volto ao trabalho quando bem no dia do aniversario deles de 5 meses, sou como você uma leiteira rs amamento em torno de 7 vezes ao dia .... Estou triste gostaria que ele pudesse amamentar até o 6 meses pelo menos, mas como tenho um fluxo grande acredito que a única solução será o remédio né?! Um abraço e boa sorte para todas que estao nesta fase difícil. Bj

    ResponderExcluir
  6. Oi Katia,
    Meu bebê está com 5 meses e desde os 3 meses eu intercalo as mamadas dele com NAN Confor. Eu comecei com o NAN porque ele estava muito trancadinho, esta demorando 7/8 dias para fazer cocô aí resolvi introduzir o NAN. Sempre dei duas mamadeiras por dia, uma no meio da manhã e outro no meio da tarde e ele se adaptou super bem com o leite artificial e agora regulou o intestino dele. Mas eu nunca tive esse excesso de leite, se eu tivesse que parar acho que não teria tanto problema. Mas os 6 meses estão chegando e estou no dilema de parar ou não com as mamadas, só de pensar me aperta o coração, não queria parar de jeito nenhum. O meu problema é que ele ainda tem muita cólica, não sei ainda se é por causa do meu leite ou não, mas já estou investigando. Agora, tenho que esperar para ver se é do meu leite ou não, se for, tenho que parar de dar mama, a contra gosto, mas vou fazer pelo bem dele, que é o que importa. E a sua Manu ta linda, ela me lembra muito o meu Miguel, super sorridentes. Fofos.
    Bjos
    Marciele

    ResponderExcluir
  7. Adorei o texto (como sempre) amiga ! Realmente é mesmo um momento muito difícil. Estou para escrever este post a tempos no blog. Vou fazer uma hora dessas. A minha experiência foi parecida com a sua em alguns aspectos e em outros bem diferente. Deixo para contar em uma outra ocasião.
    Parabéns Ká, você sempre relata suas experiências com muita sensibilidade e mostra os fatos como eles são !!!!
    Bjo grande,
    Mi

    ResponderExcluir
  8. Oi Katia...
    Amo muito seu blog.. leio todos os dias e já usei muito de suas dicas. Meu processo de amamentação foi muito sofrido e cansativo. Não tinha tanto leite quanto você, mas minha filha, hoje com um ano e nove meses foi amamentada no peito exclusivo até os 06 meses. Sofri horrores, pois meu peito machucou muito no começo e ela não ganhava peso. O primeiro pediatra dela até recomendou entrar com o complemento, mas fui persistente e ela depois de uns dias começou a ganhar peso e ficou bem.
    Quando ela estava com dois meses depois de uma mamada ela vomitou sangue. Muita sorte que estava indo para o pediatra e levei a fralda com o vomito para o médico ver (mãe doida...kk). Ele disse que era sangue do meu peito que ela tinha mamado.. pediu uns exames por desencargo, mas graças a Deus não deu nada mesmo.
    Fui muito persistente, mas percebi que era momento de parar quando percebi que ela estava viciada no meu peito. Ela acordava de madrugada para mamar duas ou três vezes e eu ficava exausta, já não agüentava mais.
    O desmame foi sofrido, pois tentei todos os tipos de leite que você possa imaginar e ela não aceitou nenhum. E para piorar percebemos que ela tem uma pequena intolerância a lactose. Consegui finalmente desmamá-la com 11 meses e hoje ela só toma leite de soja.
    Tenho uma amiga que assim como você produz muito leite. Ela começou a doar para o banco de leite humano. Parece-me que eles retiram em casa.
    Beijos
    Jussara Tomaz
    (mãe da Julia)

    ResponderExcluir
  9. Jussara, eu nao posso doar pois se eu ficar tirando com a bomba, vou produzir mais e mais, infelizmente! Parabens pela persistencia, vale a pena nao?

    Mi, obrigado, voce como sempre, ultra carinhosa!

    Marciele, voce ja conseguiu amamentar nos principais meses, fique feliz com isso!

    Ana Paula, se voce tiver como, tenta tirar leite na bomba no seu trabalho...vc acha que dá???

    Fabiola, nao fique triste, as vezes nao depende só de nós conseguir amamentar, e acho que a tranquilidade da mãe está em saber que deu o melhor de si...

    beijossss

    ResponderExcluir
  10. Oi Katia, tenho 2 princesas, a Giovana de 2 anos e a Luiza de 4 meses.... da primeira vez, consegui amamentar exclusivo até 5 meses e ela mamou no peito até 7 meses. Só q eu tinha tanto leite congelado q consegui dar o meu leite até 8 meses...
    Dessa vez amamentei exclusivo até agora, porém comecei com o leite artificial 1 x ao dia pra ela ir acostumando...mas tbm congelo o leite, com o estoque bem menor.
    Uma boa fica, que seu super certo comigo, é ir treinando o neve com a mamadeira desde o 1 mês...tirava o leite pelo menos 1 vez por semana eu dava na mamadeira, assim elas não estranharam o bico depois!
    Adoro o blog e sempre q puder vou comentar...um abraço!
    Nathalia

    ResponderExcluir
  11. Oi, Katia, tudo bem? Vc tomou o Dostinex? Foi esse que tomei e o médico e a bula falam que não se deve amamentar após usar este remédio, pois passa para o leite. Acho que não custa perguntar pro seu médico caso vc vá tomar. Fique tranquila, vc já fez o mais importante e o mais difícil que são os 6 primeiros meses.

    ResponderExcluir
  12. Sei que vc precisa, mas eu jamais tomaria remedio para secar o meu leite, sem antes ter amamentado ate 1 ano de idade. Vc poderia ter tirado na bomba, guardado o leite no freezer e pedido para dar na mamadeira pra Bruna, enquanto viajava. Durante a viagem, a producao iria diminuir pois vc estaria amamentando.
    A minha amiga fez estoque de leite, e mesmo dando na mamadeira (pois ela precisou voltar a trabalhar), a filha dela tomou o leite materno por mais 6 meses. Acho que essa teria sido uma boa opcao.

    ResponderExcluir
  13. Minha filha tem 3 meses e meio. Voltarei a trabalhar daqui 15 dias e pretendo continuar amamentando pela manhã, final do dia e à noite. Então, comecei nesta semana a introduzir a mamadeira com leite materno, que - para minha surpresa e angústia - ela não pegou. Tentei avent, lillo, MAM e nuk. Felizmente hoje ela mamou super bem com a nuk. Agora a próxima etapa é introduzir a mamadeira com a fórmula, que até hoje ela insistir em não pegar. Comecei com o pregomin pepeti para bebes com suspeita de alergia à lactose. Ela simplesmente não aceitou. Agora estou tentando o enfamil gentlease, que ela também já rejeitou, mas ainda não desisti. Vou continuar tentando. Gostaria de saber a experiência de vocês nesse sentido. Bjs e parabéns novamente pelo blog!

    ResponderExcluir
  14. Patricia, ja falei sobre isso aqui, da uma olhada nesse post:
    http://www.minhasdikas.com/2013/01/a-primeira-mamadeira.html

    beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Katia,
    Esse post veio mesmo a calhar. Estou entrando nessa fase agora mesmo...
    Vc tem muita sorte em ter tanto leite assim. Queria muito ter podido amamentar exclusivamente com meu leite, mas não tive o suficiente e, apesar de eu ter tentado muuuito, tive que entrar com o complemento quando a Laura tinha 10 dias. Muita gente falou que ela não ía mais querer o peito, mas para minha surpresa, ela nunca rejeitou o peito. Todas as mamadas eu dava o peito e depois uma mamadeira.
    Agora, ela está com quase 5 meses e voltei a trabalhar. Já tirei a mamada da tarde e da meia noite do peito e ainda dou de manhã, na hora do almoço e a noite. Mas estou diminuindo aos poucos. A proxima a sair é a do meio dia. Essa é a vantagem de ter pouco leite. Dá para diminuir aos poucos...
    Prentendo continuar com peito de manhã e a noite até quando der, mas tb não quero continuar depois dos 8 meses, pois concordo com o que vc falou. Aquela criança enorme puxando a blusa da mãe não é legal e nem necessário, já que ela já se alimenta com outras coisas. Mas só de pensar em tirar o peito me dá uma dorzinha no coração.
    Ser mãe é estar em eterno dilema...
    Enfim, espero que vc tenha mais sorte nessa empreitada do que teve com a Bruna.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Katia,

    penso como vc q 6meses sao suficientes. Sempre tive muito leite, o 1o mes super dificil, tive duas mastites graves, mas nao desisti. Voltei a trabalhar no final do 3o mes, minha sorte eh q Matheus tinha uma rotina certinha e mamava 4x ao dia. Mesmo na correria, consegui chegar ao 6o mes e ele super saudavel, mas estava exausta. Ja me sentindo vitoriosa, pedi o remedio ao meu medico. Tomei 2 doses, o leite secou aos poucos e Matheus fez a transicao sem problemas pra mamadeira. Tudo deu certo, bjos e to sempre aqui lendo os posts e vendo a foto das suas filhotas no instagram!!
    Natasha Pinto

    ResponderExcluir
  17. oi Katia!
    também consegui chegar ao sexto mês, mas ãinda não acho que é suficiente, e como ainda não estou trabalhando, vou levando enquanto puder :)
    mas concordo com vc que é uma decisão que cabe apenas a mãe
    só nos sabemos o quanto é cansativo!
    acho que vale mais uma mãe que dê uma mamadeira com prazer do que uma que dê o peito estressada e sem curtir aquele momento!
    criei uma página no facebook onde compartilho receitas de papinhas,
    não sou nutricionista, mas me preocupo em oferecer a melhor e mais natural alimentação para minha filha
    e conto com pitacos da minha cunhada nutricionista
    dá uma olhada, o nome é clube da papinha :)
    beijos!

    ResponderExcluir
  18. Olá Katia, tenho uma filha de quase 9 meses e, graças a Deus, ainda tenho muito leite! Não pretendo parar de amamentar tão cedo, pois amo esse momento só nosso e sei que para ela também é um momento de carinho, conforto e segurança. Mas acho que isso é uma decisão que realmente só diz respeito a cada mãe com seu filho, então não julgo quem queira fazer diferente. Mas o que fiquei curiosa é que você disse que sua filha mamava super pouco nessa fase. A minha filha ainda mama de 3 a 4 vezes por dia: 1 de manhã, 1 à tarde, 2 à noite (antes de dormir e uma mamada dos sonhos lá pelas 23hs). E muitas vezes ainda acorda pra mamar 1 vez! Eu estou trabalhando, então tiro leite 1 vez ao dia e congelo e é esse leite que ela mama à tarde.
    Então fiquei pensando... já que sua produção é tão grande, será que não é o caso de mexer um pouco na rotina da sua filha para que tenham mais mamadas? De repente seu pediatra pode ajudar! bjs Tati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati, eu tambem amamenti igual a voce; as 6-7 da manha, as 14 , as 20 e as 23.
      Eu ja quero mesmo parar, pois nao tenho como por mais uma mamada, 3 a 4 é o correto para essa idade. E ja estou com muita dor pois os intervalos sao grandes.
      de qq maneira muito obrigado pelo carinho! bjs

      Excluir
  19. Lamentável que uma mãe desmame um bebê de OITO MESES para fazer uma viagem. Nenhuma palavra ofensiva que eu pudesse utilizar definiria a sua crueldade, frieza e seu egoísmo. Seres assim não deveriam ter o direito de serem mães.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamentável é ser julgada por uma ANÔNIMO que não tem nem a coragem de mostrar a cara ao ofender uma pessoa que como poucas se dedica profundamente a maternidade, não apenas doando seu tempo como participando intensamente da vida de suas duas filhas, como poucas mulheres teriam a disposição e vontade de fazer.

      Além do que, dar de mamar aos 8 meses é mais do que suficiente para passar todos os benefícios que o leite materno pode trazer e o bebe nesta fase esta mais do que apto a se desenvolver perfeitamente sem o leite materno, seja através das formulas e alimentos normais.

      O que tenho a dizer é que a pequena Manu é uma criança amada e que tem o privilégio e ter uma mãe apaixonada e dedicada.

      Portanto, antes de fazer outro comentário infeliz como esse, pelo menos pense, e depois de pensar não escreva, guarde tal pensamento negativo somente para você, ou pelo menos tenha a coragem de se revelar, como faz a Kátia de peito aberto todos os dias.


      Excluir
    2. Acho que ser mãe também é tomar decisões difíceis. Desmamar um filho é uma delas, mesmo que o leite já não seja tão eficiente nessa idade em que a Kátia desmamou a Manú.O desmame também é um ato de amor. Acredito que o comentário dessa pessoa que sequer se identificou tenha agredido não só a Kátia como a todas as mães que a acompanham aqui. Julgamento é uma coisa muito séria, principalmente se você sequer conhece quem você está julgando! Eu desmamei minha filha com um mês por conta de alguns problemas e tenho certeza que sou digna de ser mãe. Você, que desferiu essas palavras contra essa pessoa e mãe maravilhosa que a Kátia é,espero que um dia qualquer experiência dela possa ser a sua, e que de alguma maneira ela possa te ajudar.

      Excluir
    3. Lamentável é fazer um comentário agressivo sem ter todas as informações.
      Existem inúmeras pesquisas que provam que o leite artificial é MUITO mais saudável e que tem mais benefícios para o bebê, inclusive de aumentar a inteligência. Isso não é divulgado pois existe uma grande polêmica no assunto e num país de terceiro mundo nunca se poderia estimular leite artificial, uma vez que (na maioria dos casos) o leite materno é gratuito.
      Antes de criticar, vale a pena se informar.
      Sem considerar o fato de que a maternidade é algo incrivelmente particular, e cada um faz o que julga ser melhor para sua família.

      Excluir
    4. Lamentável é o comentário! Kátia, certas coisas é melhor ignorar! Parabens pelo desmame! Com certeza vc o fez no momento correto! Momento este que somente vc e seu filho compreendem.

      Excluir
    5. Lamentável existir uma pessoa como vc no mundo. No mínimo frustrada e muito mal amada. Antes de agredir alguém, olhe para dentro de si Sra. Perfeição. Sem dúvida não é mãe para fazer um comentário deste tipo... e se for mãe... que pena... muita pena!... Ka vc é uma super mãe e super guerreira... este comentário não deveria nem ser aprovado... e sim ir direto para a lixeira junto com a pessoa que enviou.

      Excluir
  20. Julgue mesmo ja que você está acima do bem e do mal né???

    ResponderExcluir
  21. Meu bebê de 5 meses mama em livre demanda: umas 2 vezes de manha, umas 4 vezes até as 20hs e 3 vezes durante a madrugada. Não reclamo, é uma fase única, que durará tão pouco... em breve volto ao trabalho, não sei como será, mas pretendo ir amamentar na hora do almoço na escolinha. Conseguirei amamentar de manha e de madrugada também, no mais, começará com as papinhas. Nem penso em tomar remédio para secar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se voce conseguir sair para amamentar na hora do almoço sera otimo! Eu super respeito e admiro quem consegue voltar ao trabalho e continuar amamentando! Parabens
      Bjs

      Excluir
  22. Oi Katia, leio seu blog todos os dias, mas nunca comentei. Estou louca de vontade de rebater a SRA SABE TUDO ali acima, mas ela deve estar querendo audência, então deixa pra lá....Eu tb tenho 2 babys, um de 1 ano e 4 meses e outra de 4 meses e sei como é difícil conciliar td. Acho vc uma mãe maravilhosa!!! Beijos grandes!!

    ResponderExcluir
  23. Amamentação é sempre um problema. Sempre terão xiitas de uma lado (a favor da amamentação sempre), e outras contra. Enfim, acho que cada um sabe o que funciona na sua familia, com o seu bebê. Mais vale uma mamadeira com amor do que um peito com tristeza, como diria a pediatra da minha filha. De toda forma, o que não se pode falar é que quem não amamenta não tem o direito de se rmãe. Isso é de uma crueldade sem fim, de um egoísmo sem tamanho. Todo mundo tem o direito de ser mãe, cada um do seu jeito e amando seu filho, e isso que importa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem acho, o tempo que uma mãe amamenta não significa que ela é melhor ou pior mãe.
      Obrigado Carol!

      Excluir
    2. Katia, muito provavelmente ela vai dizer que quem te defendeu tb não amamentou, então por conta disso, vou dar a minha experiência.

      A amamentação foi muito, muito dificl para mim. Amamentei até os 7 meses a minha filha, sendo exclusivo até os 6 meses.

      Tinha muito pouco leite. tomei todos os chás, comidas, tudo para ter leite. Tirava na bomba de 1 em 1 hora. Minha filha mamamva de 1 em 1 hora, logo ou eu estava dando o peito ou tirando o leite.

      Era exaustivo, mas eu queria amamentar. Quando voltei ao trabalho (com 4 meses) foi mais dificil ainda, pois tinha que tirar leite na bomba no trabalho, armazenar, levar para casa. Era muito trabalhoso.

      Quando minha filha fez 7 meses dei minha missão por cumprida. Simplesmente parei de dar o peito. Não tomei remédio, nada.

      Continuei tirando com a bomba para garantir a produção caso ela não se adaptasse. e vou te dizer. ela nem sentiu falta! Nunca mais quis o peito, nem pedia. Após 1 semana tomei o remédio e pronto.

      Minha filha tem 1 ano e 8 meses hoje, é super saudável, e eu sou uma SUPER MÃE SIM!

      Coitada da pessoa que acha que para ser mãe a pessoa precisa se sacrificar. Seus valroes devem estar realmente deturpados, e a vida dela deve ser uma infelicidade sem fim.

      Excluir
  24. Meninas vamos deixar para lá.
    Cada mãe sabe o melhor momento para desmamar e deixo claro aqui que é uma decisão só nossa.
    Infelizmente por eu compartilhar com vocês estou sujeita à criticas o tempo todo.
    Obrigado pelo carinho !
    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Querida Katia,
    Tambpem sou blogueira, mãe da Mabi, de 1 ano e grávida do segundo filho. Deixei de amamentar Mabi quando ela tinha 2 meses pq meu leite secou. Na época tive que aguentar muito narizinho torcido pro meu lado de gente que achava que essa era só uma desculpa para eu parar de dar o peito. Na verdade, não era desculpa, secou mesmo, embora às vezes eu pense cá com meus botões que talvez o leite tenha secado por uma artemanha do meu inconsciente, que estava bem cansado de ter que ficar de 2h em 2h horas com um bebê mamando por uma hora ininterrupta. Sou uma das raras mães que não sentiram prazer em amamentar. E me julgo uma boa mãe, pq mesmo sem prazer eu amamentei até a última gota de leite. Só eu sei o quanto fui julgada por isso. Assim como você ( e diferente de tantas ou mães que conheço), sou um livro aberto. Exponho meus anseios, meus medos e meus conflitos a quem quiser ouvir. Seja em meu blog ou numa conversa entre conhecidos. Pessoas assim dão a cara a bater, é um fato, e têm de ouvir comentários desagradáveis e por vezes injustos. Mas, por outro lado (e aí reside a beleza da coisa), ajudamos muita gente que sentem o mesmo, mas carecem de coragem ou de uma mãozinha para assumir.
    Parabéns pelo blog! Sou uma blogueira metida que quase nunca entra em blogs alheios, mas vou começar a entrar sem no seu, rs.
    Sofia Benini

    ResponderExcluir
  26. Também pretendo fazer uma viagem quando minha bebê estiver com 8 meses. A pediatra disse que o ideal é amamentar até os 2 anos, só que eu acho demais, apesar de amar dar de mamar, mas de qualquer forma quando ela estiver com 6 meses vou ter que voltar para faculdade e de qualquer forma vou ter que parar, não sei de onde vou tirar forças para fazer isso, mas fazer o que né? ser mãe é dureza...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta, nao existe ideal. Ideal é o que voce considera bom para voce e sua filha. Se voce chegar até os 6 meses , que é quando entra alimentação, já esta otimo, mais do que isso entao, maravilhoso.
      Nao sofre antes da hora pois de repente voce ainda consegue amamentar por um tempo conciliando com a faculdade. beijao

      Excluir
  27. é fácil julgar uma mãe que pára de amamentar a filha de 8 meses pra fazer umaviagem com o marido..
    difícil é encarar uma separação com 11 meses de casada e uma filhade 7, talvez por ter me tornado completamente mãe e esquecido que sou mulher!
    Larissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, acho que toda mulher esquece dela mesma, é normal viu! aqui nao é diferente. meu marido brinca que ele é apenas uma sombra em casa.
      Fica com Deus
      Bjs

      Excluir
  28. Oi Katia, td bom?
    Estou passando por essa fase de desmame e confesso que pensei que seria bem mais fácil.
    Tenho um filho de 10 meses q mamou exclusivo até os 6. Ele come super bem, come tudo mesmo, acho até ele guloso demais ahahahah. Hoje só o amamento a noite e de manhã e quando ele acorda de madrugada e, na verdade, essa mamada da madrugada que me fez tomar essa decisão de desmamar. E amoooo amamentar meu filho e queria continuar até ele completar um ano mas como trabalho muito estou ficando esgotada de não dormir direito. No dia que tomei essa decisão chorei muito, sofri demais e quandi fui dar a mamadeira de NAm para a minha surpresa ele não quis de jeito nenhum, tentei de tudo e nada, dai cmeçou a minha luta diária, tentei tidos os leits com e sem Mucilon... Enfim... Nada! Meu marido tentou, minha mãe e nada dele querer. Um belo dia ele acordou de madrugada mamau um pouco e nao quis mais saber de dirmir de jeito nenhum, ficou 2 horas afordado querendo brincar e eu jureiq aquele seria o ultimo dia q ele iria mamar ahahaha, mas não teve jeito. Nesse dia consegui dar uma mamadei ra p ele no lanche da manha e outra no lanche da tarde mas annoite p dormir ele não querer saber de outra coisa a não ser meu leite.
    Resumindo, hoje eu q ele tome 100ml de LA e complemento com um pouco de LM.
    Vc tem mais alguma dica? Muita gente diz p deixar ele com fome (sem complementar com meu leite) que uma hora ele toma a mamadeira toda, será?
    Ps: ele só dorme mamando.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ilana, acho que o desmame é um momento de separação dificil mas necessario.
      Faça isso quando estiver pronta, sem traumas. Todo e qualquer bebe vai se adaptar a mamadeira e ao LA. Basta paciencia.
      Tente varios tipos de leite e faça isso com tranquilidade. Se a gente fica ansiosa, eles sentem tambem.
      Voce ja cumpriu sua missao muito bem cumprida e se orgulhe disso! beijao

      Excluir
  29. Katia, estou nesse mesmo dilema... minha pequena já esta com 7 meses e meio e viajo dia 26/5!!!! Qual remédio vc tomou? Bjos e obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Van, peça para o seu GO receitar e explicar como toma. Mas nao deixa para fazer isso em cima da viagem pois as vezes demora um pouco para secar.
      Boa sorte querida
      beijao

      Excluir

 
Minhas diKAs Baby © Copyright 2011 | Design por Katia Ouang. Codificado por Delikka.