O Desfralde - Parte I

Enfim chegou a hora de falar no tão esperado desfralde.
Aqui no blog eu vou dividi-lo em 3 partes, xixi, coco e fralda noturna.
E não terei data para publicar a parte II e III já que com criança nós simplesmente não podemos programar o que irá acontecer e nem quando!

Algumas mães tem a sorte de conseguir o desfralde todo de uma vez. 
Mas isso é exceção.
O  comum é conseguir tirar a fralda diurna e manter a noturna por mais algum tempo, até tirar de vez.

A minha primeira tentativa foi há quase 1 ano atrás.
Um pouco antes da Manu nascer a Bruna ganhou da minha mãe um peniquinho. Como ela já falava tudo e se expressava super bem, fizemos algumas tentativas para ver se ela se interessava. Na época ela tinha 1 ano e 10 meses e chegou a fazer xixi no penico algumas vezes sem muita dificuldade.
Por orientação do pediatra a indicação seria esperar a Manu nascer e não fazer nenhuma mudança radical na rotina dela para não ter que voltar atrás. Pois é muito comum que a criança que já tirou a fralda ou a chupeta volte a usar após nascer um irmãozinho. 
E também seria mais adequado fazer o desfralde no verão.

Então simplesmente desencanei e esqueci esse assunto. 
E a Bruna também sequer demonstrou qualquer interesse por tirar a fralda.

Em janeiro desse ano quando a Bruna entrou na escola esperei a adaptação e então decidi começar a tentar. 
Não foi fácil. Ela simplesmente não queria fazer xixi fora da fralda e deixava isso mais do que claro.
Pelo fato de falar bem e entender tudo, ela dizia que não queria tirar a fralda, que gostava da fralda e que não ia fazer no vaso.
Foram 2 meses fazendo pequenas tentativas, sem forçar, sem traumas.
Ela não estava pronta.

Há pouco mais de 1 mês conversei na escola para eles tentarem de novo. Eu estava achando que o problema era comigo em casa, e não com  desfralde em si. A Bruna na verdade não queria crescer, não queria ser diferente da Manu.

Para a minha surpresa no primeiro dia sem fralda na escola ela foi no banheiro com toda a facilidade do mundo. No segundo e terceiro dia idem.
A escola então disse: Vamos levar a sério dessa vez pois ela agora tem de fato condições de aprender e controlar o xixi, então em casa tem que ser feito o mesmo que na escola.

Fomos comprar mais algumas calcinhas e eliminamos de vez a fralda do dia!

O processo está sendo o mais lento possível. Primeiro tirei a fralda do xixi, agora estou batalhando para conseguir tirar a do cocô e por ultimo, a noturna.
A Bruna pede para fazer xixi no vaso normalmente, poucas vezes escapou na roupa e ela tem controle total sobre isso.
O cocô consegui que ela fizesse 1 vez apenas. E quando ela quer fazer, me fala que está com vontade e colocamos a fralda.
Não vou forçar. Ela vai no tempo dela e já vi que quando menos eu esperar, ela vai pedir para fazer cocô no vaso.

Relacionei alguns pontos importantes que aprendi em todo esse processo e que ainda tem um "chãozinho" pela frente;

- Respeite o tempo do seu filho. Isso é o ponto mais importante de todos. Nunca compare e nem leve em consideração a idade que ele tem. Pois cada criança reage de uma maneira e tem suas necessidades. E exceto em alguns casos onde a própria criança demonstre incômodo com a fralda, não se preocupe em iniciar o desfralde antes dela ter pelo menos 2 anos. A partir dessa idade tanto faz se ela desfraldar com 2, 2 e meio ou mais que 3. 

- Preste atenção aos sinais.
Muitas crianças falam que não querem mais a fralda ou começam a demonstrar incomodo. 

- Redutor de assento, penico, penico com musica, mini vaso... hoje temos dezenas de opções para o desfralde. A ideal para começar é a opção que a criança se sentir mais confortável e estimulada. Se for no penico, aos poucos você passa para o redutor de assento. Eu comprei vários modelos no inicio, e na verdade a falta de interesse da minha filha era simplesmente por não estar pronta, pois depois que aprendeu a fazer xixi fora da fralda, fez onde estivesse mais fácil, seja penico ou redutor de assento.

- Compre muitas calcinhas e cuecas. E faça disso um programa para estimular o inicio do desfralde. E se encontrar com estampas de super heróis,princesas ou qualquer personagem que seu filho goste, é mais um recurso para transformar o desfralde em um momento divertido.

- Não brigue ou fique brava em qualquer reação da criança. Seja porque ela não quis fazer no vaso ou seja porque ela fez na calça. Lembre que isso é super comum e se a criança sentir que será repreendida , pode não querer mais tirar a fralda.

- Elogie. Toda e qualquer ida ao banheiro merece uma festa, um elogio. Isso deixa a criança segura e faz com que ela se sinta importante.

- Programe o Desfralde. Por mais estranho que pareça, se programar pode ajudar a não ter que interromper o desfralde no meio. Começar em uma sexta feira sabendo que você viajará no final de semana, só irá atrapalhar o processo. Comece em uma segunda feira e se organize para ficar disponível esses dias para levar a criança a cada 20 minutos no banheiro ou instrua a babá para fazer isso também. Se seu filho estiver na escola, combine de agirem da mesma maneira. 
Deixe alguns programas de lado até ter certeza que seu filho já está preparado para pedir para ir ao banheiro. A não ser que você não se incomode de levar um "troninho" junto nos passeios fora de casa.
Pois os primeiros dias dão trabalho, você tem que levar várias vezes ao banheiro e é bom que tenha algum por perto. 

E como tudo na vida de mãe, tenha muita paciência e não fique ansiosa em desfraldar antes da hora.
Temos que entender que é um grande passo na vida da criança, e que merece ser apoiado e comemorado!

E vocês, como foi o desfralde dos seus filhos e com qual idade?




| Categorias:

5 comentários:

  1. Meu bebê ainda não chegou nessa fase, mas sou professora de educação infantil e já ajudei a desfraldar varias crianças. Acho que o ponto principal é jamais repreender a criança se "escapulir". Isto faz parte do processo de aprendizagem...

    ResponderExcluir
  2. Tenho um filhinho de 2 anos e nove meses, confesso que achei que seria mais fácil, como ele fica na escolinha, durante o dia é super tranquilo na escola, porém em casa ele acaba fazendo xixi na roupa, as vezes acho que é pra chamar minha atenção, agora em relação ao cocô foi mais fácil, uma única vez que coloquei ele no vaso foi suficiente para ele não querer mais fazer na fralda, rsrsrs...Agora em relação ao desfralde noturno agora estou começando a perceber que ele não tem feito muito xixi durante a noite, e já estou pensando em começar, aproveitando as minhas férias.

    ResponderExcluir
  3. Oi Katia, o desfralde da minha bebê foi simples, mas ainda estou no processo da fralda noturna.. Mas como você escreveu cada criança é de um jeito, e o importante respeitarmos os limites... Um super beijo!!! Valéria Bortoletti

    ResponderExcluir
  4. Oi, Decidi deixar a minha dica para voce. Comecei a encinar a minha filha a ir no banheiro com 2 anos. Foi uma surpresa pra mim ter conseguido tirar completamente a fralda depois de uma semana (de dia). Depois de algumas semanas ela tb comecou a pedir para colocar a fralda para fazer coco. Nos primeiros dias ate coloquei mas depois foi virando rotina. Quando ela queria fazer tirava a calcinha dela e colocava ela no vaso..ela fazia o maior escandalo. Mas nao desisti. Deixava ela andar pelo banheiro sem calcinha ate dar a hora que ela nao conseguia mais segurar. Foi uma tortura pra ela e para mim nos primeiros dias mas depois disso ela comecou a fazer no vaso normal. Tem uns seis meses que tirei a fralda dela do dia, mas ela continua dormindo de fralda. Tem dias que ela so faz um xixi de noite (sei pelo peso da fralda), mas nunca acordou completamente seca. Daqui a um mes (quando ela tiver 2 anos e 7 meses) vou tentar tirar a fralda de noite. Com certeza vou ter que lavar os lencois todos os dias, mas espero que ela acostume logo. =)

    ResponderExcluir
  5. Pois é, eu tive a pressão da escola! Tinha q desfraldar! Mas foi difícil e aí descobri exatamente isso: cada um tem o seu tempo e não adianta forçar! Como quase tudo, o desfralde tem a ver com a maturidade da criança! Pra mim foi mais estressante porque ela não tava preparada, a melhor dica é essa mesmo: esperar estar pronta! Minha bb tem 2 anos e meio e por enqto só tiramos a do xixi de dia! : )

    ResponderExcluir

 
Minhas diKAs Baby © Copyright 2011 | Design por Katia Ouang. Codificado por Delikka.