A Hora de Tirar a Mamada dos Sonhos

A Manu ainda toma o leite das 23 horas. Ela toma um leite as 20hs, dorme e depois mais uma vez as 23 horas. 
É a tão falada "Mamada dos Sonhos" que ajuda o bebê a dormir mais alimentado sem atrapalhar o sono.

A Bruna nunca tomou esse leite. E com 3-4 meses já dormia 12 horas seguidas. Como ela ganhava peso normalmente, nunca precisei dar. E achava ótimo, pois foi um trabalho a menos.

Com a Manu foi bem diferente. 
Como ela nunca teve o sono tão estável como o da Bruna e estava acordando muito cedo, a pediatra orientou dar a mamada dos sonhos.
E de fato isso fez com que ela fosse acordando cada vez mais tarde.
Mas essa mamada me incomodava um pouco. Pois os primeiros meses com a Manu foram tão cansativos que meu sonho era conseguir dormir as 22 horas.
Esperar até as 23 hs para amamentar, trocar e arrotar era mais um processo que me deixava bem cansada. Mas eu prefiro mil vezes dormir mais tarde do que acordar antes das 6 da manhã!

Porém as coisas mudam... 
Depois que a Manu começou a levantar as 7 e pouco e não mais antes das 6, tudo começou a melhorar.
Nada com poder dormir melhor!
Nessa fase eu também parei de amamentar no peito e consegui ver que ela estava acordando mais cedo pois o meu leite não estava mais sustentando como  LA.
Então de repente essa mamadeira das 23hs passou a ser um momento delicioso do meu dia.
Pois é o nosso momento. 
Só nós duas. 
Sem barulhos, sem risco da Bruna ter ciumes, sem agitação. 

O que gosto nessa hora é que na maioria das vezes ela acorda quando eu tiro do berço, eu troco, ela esta sempre sorrindo e fica quietinha, diferente de durante o dia que não para 1 minuto.
Eu pego ela no colo, deixo coladinha em mim e dou a mamadeira. 
Muitas vezes ela continua acordada e fica no meu colo, fazendo carinho.
Outras vezes ela adormece.
Independente disso, eu passo sempre mais alguns minutos com ela em meus braços curtindo, sentindo o cheirinho e aproveitando que logo mais ela não vai mais querer ficar assim. E é apenas nessa hora que ela também curte um colinho sem levantar.

Há alguns dias em consulta de rotina questionei a pediatra sobre a necessidade desse leite as 23 horas. Ela me disse que agora já não era mais necessário e que aos poucos eu poderia tirar e sentir como ela reagiria. Afinal de contas ela já vai fazer 1 ano e está ótima de peso.

Confesso que por mais que eu tenha vontade de tirar, fico um pouco receosa e insegura em mexer em time que está ganhando... pois sim, estamos ganhando! A Manu toma esse leite e vai ate as 7.30 hs. 
E para mim está perfeito! Definitivamente não quero correr o risco dela acordar mais cedo.

Mas o que me incomoda de verdade é cortar o ultimo vinculo que tenho com ela, como um bebê mesmo.
E que é uma delicia.
Acreditem, tirar essa mamadeira está sendo mais difícil que parar de amamentar, e sei que daqui para frente esse leite não é mais necessário e que mantê-lo só vai fazer com que eu não consiga tirar mais. 
E quanto mais eu esperar, mais difícil será.

Todas as noites eu falo: Hoje eu não vou dar o leite das 23hs!
E pronto, acaba a novela lá vou eu fazer o leite e ficar coladinha nela.

No seu ultimo filho é incrível como você fica melancólica a cada mudança, pois sabe que não vai mais passar por aquela situação de novo.
E quem não ama ficar agarradinha ao seu bebê por alguns minutinhos?

Então hoje eu que pergunto a vocês, até quando vocês deram o leite das 23hs? Foi tranquilo tirar?
| Categorias: ,

25 comentários:

  1. O meu é o primeiro filho, já está com 1 aninho e 2 meses e eu nem penso em tirar essa mamada das 23 hs! Eu também amo esse ritual de ficar coladinha com ele, curtindo o carinho... Penso exatamente isso, a cada dia ele vai ficando mais independente, então enquanto puder ter ele ali comigo, não quero abrir mão disso!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu dava a mamada dos sonhos umas 22h. Com uns 6 meses eu tirei do nada e deu certo por uns três dias, mas então minha bebê voltou a acordar durante a noite. Resolvi voltar a dar. Quando ela tava com 7 meses, certa noite simplesmente recusou-se a mamar. Fechava a boquinha e jogava a cabeça pra trás (isso dormindo, pois ela não acordava pra essa mamada e eu nem trocava fralda). Tentei dar na noite seguinte e foi a mesma coisa. Na terceira noite, nem tentei. E nunca mais voltou atrás.
    Ao mesmo tempo em que achei bom, pois posso ir pra cama mais cedo, também fiquei com o coração na mão, pois amava dar essa mamada com ela dormindo, que delícia, que momento precioso! Hoje, com quase 9 meses, só continuo amamentando às 19h, antes dela ir pro berço e um pouco antes das 7h da manhã, quando ela acorda e eu logo em seguida saio pra trabalhar. Nos fins de semana, dou mais vezes durante o dia.
    bjs, Flávia

    ResponderExcluir
  3. OOi,
    A Duda tem 7 meses e meio, ainda tem a mamada das 23:00h. Ela toma as 20:00, dorme, ai ela mama as 23:00 e dorme até as 06:00, bem na hora que eu levanto para trabalhar. Acho que ainda vou ficar com essa mamada por um tempo, pois ela é pequena e vou ser sincera, nao tenho a menor ideia de quando irei tira-la... rs

    ResponderExcluir
  4. Essa mamada dos sonhos foi dificil para mim!! eu ia dormir as nove e nao conseguia acordar a essa hora de jeito nenhum! Meu marido colocava o bebe no meu peito e fazia o resto, mas depois de umas semanas assim, nos decidimos que eu tiraria leite de manha e meu marido faria essa mamada e rotina - foi beneficiario para nos 2! Ate hj ele fala qto ele curtia aquele momento dos meninos... patricia

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde,
    Tenho que confessar ate hoje o meu filho mama as 23:00 ele já tem 3 anos e não tenho vergonha de dizer pois pra mim ficar mais tempo com ele e o mais importante..

    ResponderExcluir
  6. Oi Katia!!! A Nina vai fazer 1 aninho semana que vem e eu ou meu marido damos a mamada dos sonhos entre 22:30 - 23 horas. Mas não é uma regra. Damos quando ela não mama o leite todo antes de dormir, ou quando mama antes das 20 hrs. Apesar dela comer super bem, sempre está um degrauzinho abaixo do peso e eu fico super encanada desse leitinho fazer falta para ela engordar... neura...rs. Mas não tenho pressa de tirar essa mamada. Como não é ela que acorda pedindo, não é uma rotina diária, e quando dou ela normalmente aceita, vou seguir o meu instinto e dar até quando achar que ela precise. Beijos

    ResponderExcluir
  7. CAROLINA ARATANGY DE BOLLE2 de julho de 2013 às 11:56

    Oi Katia, a Maria vai fazer 10 mêses dia 05. Eu parei de dar a mamada dos sonhos quando ela tinha 4 mêses e ela dorme hoje até 7/7.30h. Eu te entendo perfeitamente pois têm dois momentos que eu não abro mão. Como eu trabalho fora e fico o dia todo sem ve-la, não abro mão de dar o banho a noite e a mamadeira das 20.30h. Desde que você deu a dica de dar o banho a noite, quando a Manu era bbzinha, para ela relaxar e dormir, é isso que faço. Dou o banho na Maria com a luz bem baixinha, musica de caixinha de música, troco ela, coloco no saquinho, mamadeira e berço. Faço isso desde que ela nasceu.Sempre funcionou!!!! Hoje minha mãe fala; "nossa vc vai dar banho nela ás 20h da noite nesse frio"??? Siiiimmmm, coloco aquecedor no quarto e banheiro, não lavo a cabecinha, mas não abro mão!!! Por dois motivos: 1º que ela ja sabe que depois do banho é hora de dormir, quando coloco o saquinho ela já esta com o olho fechado. Fico pensando, será que se eu deixar de dar o banho ela vai dormir (rsrsrs) e 2º que é um momento só meu e dela, onde estamos nos curtindo.A mamadeira das 20.30h é o momento do meu dia mais esperado!!!! Por isso te entendo, é dificil abrir mão de algumas coisas. Beijos e faça o que seu coração mandar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Carol... eu tirei o banho da noite com uns 5 meses, e passei para antes do almoço, nao mudou em nada ! beijao querida

      Excluir
  8. Oi Katia! Eu nao dou essa mamada dos sonhos... eu dou a ultima mamada as 22h, logo apos o banho, e entao coloco pra dormir... meu bebe tem quase tres meses e da umas acordadas de madrugada, mas nao mama mais... ele nem acorda direito, so remunga e eu coloco a chupeta e ele ja para... Tem vezes que vai direto ate as 6/6:30h... mas tem vezes que acorda as 2:30! Eh assim mesmo? Vou colocando a chupeta toda vez q resmunga? Ou eu amamento de novo? Ja faz mto tempo que nao amamento de madrugada, mas fico na duvida... espero que possa me ajudar. Obrigada. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta certissima Carla, nao amamenta e enrola com a chupeta.
      É assim mesmo, logo o bebe aprende a pegar a chupeta sozinho ou acostuma a dormir direto.
      Se for fome ele nao vai apenas resmungar e sim chorar!
      bjs

      Excluir
  9. Oi Katia, eu tirei a mamada das 23 horas quando meu bebê tinha 8 meses.Foi ótimo, pq eu queria dormir mais cedo e ficava esperando até as 23, só pra dar a mamadeira. Eu tenho babá, mas sempre fui neurótica e queria ver se ele iria arrotar e se estava tudo bem!Pra ele não sentir tanto, eu fiz assim: a cada dois dias fui tirando 30 ml e fiz assim até ficar só 30 ml e aí eu parei. Como ele já almoçava e jantava super bem e a retirada foi gradativa, foi super tranquilo. Até achei que ele começou a dormir melhor depois disso. Na minha opinião quanto mais tarde tirar esta mamadeira, mais difícil será, pq eles criam o hábito.Agora, estou grávida de gêmeos e pretendo seguir a mesma linha, pois deu certo!Mas é assim, acertamos em algumas coisas e erramos em outras.Eu acostumei meu bebê a dormir no colo e só consegui tirar este vício quando ele completou 1 ano e estava muiiito pesado, este erro pretendo não cometer de novo.Tudo de bom pra vc e boa sorte nesta nova etapa!bjo, Renata

    ResponderExcluir
  10. oi Katia,
    tudo bem? Não sei se vc lembra de mim mas estudei com sua irmã no Santa. ;-) Então, meu filho tá com um ano e três meses e já não faz esta mamada desde os 9 meses. Para mim foi fácil tirar pois desde o segundo dia de vida dele era o meu marido que dava esta mamada rsrsrs. E eu aproveitava para dormir. Mas ele amava este momento. O que fizemos foi passar este horário dele das 23h para a mamada anterior. Então eu dava o banho e tinha meu momento com o Nick e depois meu marido dava o leite e o colocava na cama.

    Mas com a chegada dos dentinhos, comecei a perceber que os dentes de baixo estavam amarelando um pouco, falei com a pediatra e ela mandou não dar leite antes de dormir, a não ser que eu consiga escovar os dentes depois (o que é impossível por ele odeia rs). Então nem esta mamada tem mais. Eu dou banho (ou o meu marido dá) e colocamos ele na cama. Mas para não perder um momento gostoso como este a gente adotou outros momentos do dia.

    O meu é na hora de acordar. Faço "luxinho" como chamo desde pequenas (pois meus pais chamavam assim). Entro no quarto (depois que ele já acordou e brincou sozinho um tempo no berço), dou bom dia, pego ele no berço e deitamos juntos na cama que tem no quarto dele. Aí eu leio um livro pra ele, conversamos com o jacaré e outros bichinhos e ficamos lá, cantando e se divertindo - e aproveito para ficar abraçando e beijando ele. Até eu ter coragem de descer e fazer o leite dele hahaha

    Bom, acho que é isso. Espero que ajude. bjao
    Alice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, claro que lembro e fico super feliz que voce acompanhe o blog!
      Parabens pelo Nick e pela rotina que voce conseguiu fazer ser bacana para voce e para o seu marido.
      beijao

      Excluir
  11. Oi Katia:)
    Eu nunca usei a mamada dos sonhos, ela mama tipo umas 21h e dorme. Mas nao consigo fazer ela adormecer sozinha, sempre no seio. Como voce fez para as suas piquitititas aprenderem a dormir sozinhas? Eu nunca concordei com os métodos de deixar o bebe chorando sozinho no berco, e as vezes tenho a sensacao de que nao vou conseguir desvicia-la do peito...minha mae disse que aos poucos o proprio bebe vai largando, que comigo e meus irmaos foi assim, enfim.
    mil bjks. R.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em breve vou escrever um post sobre como fazer o bebe dormir sozinho!
      beijos

      Excluir
  12. Com relação ao banho, eu dou doi banhos por dia em Gabriel desde que ele fez um mês de vida, isso porque ele nasceu em fevereiro e sempre foi muito caloreeeento, então senti que devia dar os dois banhos e dou. Como moramos na Paraíba , nao temos um inverno tao forte cono o de vcs em São Paulo, entao mesmo agora no periodo mais frio, dou um banho por volta das 10:30 com temperatura amena e às 19:30 dou um banho relaxante com água morninha, ele adora.
    Sobre a mamada dos sonhos, quero começar agradecendo por tocar nesse assunto, Katia. Gabriel está hoje fazendo 5 meses, e apesar de curtir muito esse momento, eu já penso em tirar a mamada dos sonhos, mas não me sinto segura para fazê-lo, pois Gabriel sempre acorda às 04:40 para mamar e volta a dormir... ele nunca teve problema cpara gabhar peso, nasceu grandao e fortinho e continua assim, sempre ganhou peso com muita facilidade. Acho que vou fazer alguns testes com ele pra ver se ele realmente não consegue dormir mais tempo. Você tem alguma sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Roberta,
      entao, seria bacana voce conversar com a pediatra dele.
      Se ele acorda ainda as 4 da manha é porque tem fome. Se vc tirar a mamada dos sonhos capaz que ele acorde antes das 4 , e isso vc nao quer ne? rsrsrsrs
      O ideal é tirar a mamada quando o bebe ja vai ate as 6-7 da manha sem acordar.
      beijao

      Excluir
  13. Oi Katia. Tudo bem?
    Minha filhota acabou de fazer 1 aninho e é bem parecida com a Manu, super risonha, simpática, mas também super agitada e com o sono muito leve. Ela é pequenininha (eu também) e desde o nascimento come muito pouquinho(ai quem dera!!! rs). Então sempre dei essa mamadeira como garantia de complementação da alimentação dela e garantia também que ela só vai acordar com o dia claro. Confesso que já até tentei tirar, mas é certo, se ela não tomar essa mamadeira acorda lá pelas 3 e meia 4 horas chorando de fome, e ás vezes, acorda até antes. Hoje, o pediatra garante que ela está super saudável, com peso e altura normais, e não "precisa" mais dessa mamadeira. Mas mãe é mãe né? E eu continuo dando, por acreditar que ela é importante para o crescimento saudável dela, e também, é claro, pela garantia do sono tranquilo. Então, não estou neurada para tirar não. Acho que os benefícios ainda superam muito o risco de me tornar refém dessa mamada dos sonhos. kkkk beijos, Daniela.


























    ResponderExcluir
  14. Eu dei essa mamada dos sonhos até 3 meses...depois mudamos um pouco a rotina dela e deixamos o banho+última mamada para 20:30/21:00...tem dado certo....ela está com quase 9 meses...e depois dessa mamada pós-banho ela dorme direto até 8:30 - 9:00! = )

    ResponderExcluir
  15. Oi Kátia!
    Meu bebê é um anjo, ele tem 9 meses!! A única coisa que pega lá em casa é a hora do sono. O Arthur janta por volta das 19:30, as vezes brinca um pouco, toma o banhozinho, mama no peito e coloco para dormir. Ele normalmente dorme às 10:30 e geralmente acorda de madrugada. Essa semana está uma novela, ele tem acordado de 2 a 3 vezes à noite. Não sei o que acontece, as vezes penso que é frio e agasalho ele bastante, mas ele acorda do mesmo jeito. E quase toda vez que ele acorda eu dou o peito. O pediatra já disse para eu não deixar ele adormecer mamando, pois eu sempre dou o peito, ele dorme no peito e eu o coloco no berço. O pediatra diz que é por isso que ele acorda, porque dorme no meu peito e quando acorda à noite está no berço então estranha e chora. Ele disse para eu dar o peito, colocar ele no berço acordado e ensiná-lo a dormir sozinho. Já tentei várias vezes mas ele chora horrores. Não posso deixá-lo sozinho no quarto acordado que ele chora demais. Estou ficando muito cansada, meu trabalho é bem cansativo, apesar de trabalhar somente na parte da tarde, pela manhã sempre tem as atividades do Arthur. É uma acorreria e estou ficando exausta. Preciso que ele durma a noite toda!!! Me dá umas dicas!!!
    Beijos.
    Joyce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joyce, isso tudo que o pediatra disse é verdade mesmo.
      Muita vezes ele pode acordar sem estar com fome, as vezes so quer uma chupeta ou algo assim.
      deixar dormir no peito só te fará refem disso. Deixe ele mamar e quando terminar, arrota e coloca no berço. Mesmo que ele chore uns dias, logo vai entender que precisa dormir. Até 1 ano nao são todos os bebes que dormem bem a noite toda. Mas com 9 meses ele pode mamar as 23 e nao mamar mais. O ideal é voce começar a tentar tirar essa mamada da madrugada. Quando ele acordar, nao amamente imediatamente...vai enrolando ate onde der... leia os posts sobre rotina , tem varios que ensino como eu fiz.
      Veja na lateral esquerda nos temas: Organizando a Rotina
      beijao

      Excluir
  16. Katia posso te falar a verdade !?!? rsrsr... Minha filha tem 3 anos e 4 meses, não deveria mais nem mamar ( mamadeira ), mas eu deixei e ela mama ainda as 23hs... nestes assuntos não sigo nenhum pediatra/ dentista, sigo meu coração !!! Faço tudo absolutamente certo para ela, mas mamadeira/ mamada das 23hs e chupeta eu não tiro de jeito nenhum... rsrsrs... acredito que ela não vai ficar com 18 anos fazendo isto, ela mesmo um dia não vai querer mais e tirar isto agora seria um sofrimento para mim e para ela, então vamos viver cada segundo destes momentos únicos ! Esta é minha opinião , respeito muito todas as outras , pois cada mãe conhece e sabe direitinho o que fazer né ??? Beijos ... Vanessa

    ResponderExcluir
  17. Oi Katia, tudo bem?
    Minha filha está com 10 meses e tirei a mamada dos sonhos quando ela fez 9. No caso dela, por causa dos meus horários de trabalho, a mamada dos sonhos acontecia a meia noite e me deixava realmente bem cansada, mesmo ela indo ate as 8 da manha. Desde de que a Laura tinha 6 meses que várias amigas palpiteiras me diziam para tirar essa mamada, mas minha pediatra falou para não mexer, já que ela estava dormindo tão bem. E eu mantive. Mas já estava cansada. Quando ela fez 9 a pediatra falou que agora eu podia tirar, que a Laura já tinha total condição de dormir direto. Naquele dia dei a ultima mamada da meia noite. Depois tirei direto, sem mudar horarios, sem ser gradativa. Simplesmente não dei mais. Na primeira e na segunda noites ela acordou as 5:00, mas dei a chupeta e ela voltou a dormir. Depois, parece que sozinha começou a compensar de dia pela falta do leite da meia noite e voltou a dormir até as 8:00, só que agora direto. A Manu já tá grande. Tenta! Eu sei que é duro pra vc, por causa da historia do vinculo, mas como vc mesma já disse outras vezes, tem tantas outras coisas boas pela frente, tantos outros vinculos ainda mais fortes. Vá em frente e boa sorte!
    Quanto a ensinar a dormir sozinho, faz o post sim!!! Eu tava fazendo tudo certo e Laura dormia sozinha numa boa. Mas de repente desandou tudo e agora ela só dorme no colo. E tem que ser no meu colo! Só que ela já tá bem pesada e eu estou com muita dor nas costas!! Conta seu milagre? rsrsrsrs. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana eu fazer o post, mas te digo que fazer dormir sozinho é um exercicio de paciencia... nem sempre é tao simples e muitas vezes depende de deixar o bebe chorar um pouco, Obrigado pela força! beijos

      Excluir

 
Minhas diKAs Baby © Copyright 2011 | Design por Katia Ouang. Codificado por Delikka.