Disciplina na hora de dormir

( Manu em pé no berço sem querer dormir)

Se tem algo que eu me orgulho muito aqui em casa é a disciplina que consegui colocar na Bruna na hora de dormir. 
Desde bebê é luz apagada, porta fechada e cama. 
Com ou sem sono lá ela fica até dormir.
E sempre foi assim.
A Bruna nunca acordou de madrugada, a não ser quando está com tosse ou doente. Nunca acordou antes das 7 e sempre dormiu no mesmo horário. Ela é super ativa durante o dia, agitadissima,não para 1 minuto, mas quando dorme , dorme mesmo.
Talvez esse resultado também se deve ao fato dela ter passado o seu primeiro ano sem cólicas, refluxos, ou mesmo febre, viroses e resfriados que são fatores que acabam atrapalhando o sono da criança e tirando da rotina.

Quando engravidei da Manu todo mundo me dizia: Impossível você ter 2 filhas que durmam tão bem assim. Pode esperar que a próxima vai te dar trabalho!

Dito e feito.

Aqui com a Manu cada semana é uma novidade na hora de dormir.

Não que ela me dê o maior trabalho do mundo. Não tenho nem o direito de reclamar. Ela só não tem o sono tão pesado e constante como a Bruna. 
E poderia ser bem pior se eu já tivesse me rendido às vontades dela. 

E como vocês sempre me perguntam como anda a rotina dela aqui em casa, é esse o tema do post de hoje ; não se renda ao seus filhos que uma hora tudo entrará nos eixos!

Eu venho tentando firme e forte manter ela na rotina, mas não é fácil... Primeiro porque desde que ela nasceu já tiveram vários fatores que "atrapalharam" o aprendizado de dormir. 
Foi internada no hospital com 4 meses, depois teve 2 gripes fortes com muita tosse, teve a virose da estomatite ( essa foi a pior)... e em cada uma delas, a primeira coisa que acaba prejudicando, é o sono.

O que eu quero passar hoje para vocês são 2 dicas importantes nesse aprendizado; Não tirar da Rotina e Deixar o bebê aprender a ficar sozinho no berço.

A primeira dica significa não só não tirar da rotina e sim, não tirar do berço! 
Pois acreditem, eu também já tive muita vontade de trazer a Manu para a minha cama nos dias que ela não estava bem ou simplesmente não queria dormir e queria brincar. Mas a cada vez que você cria uma situação ideal para a criança e para você não ter tanto trabalho ou dor de cabeça, acredite, isso vai te trazer trabalho em dobro depois.
Que filho que quer sair da cama da mãe depois de passar uma noite toda dormindo ao seu lado?
É duro para uma mãe ver seu filho chorando quando está doente. Mas eu sempre resisti e nunca tirei ela do berço.
Só eu sei quantas vezes eu entrei e saí do quarto até ela se render ao sono ou mesmo dormi no quarto dela.

É saber achar um ponto de equilibrio.

Sou a favor de deixar o bebê chorar, mas com coerência, com sabedoria. Sem traumas para ele ou para a mãe.
Prefiro mil vezes ficar exausta alguns dias enquanto ainda é fácil adaptar o bebê à sua rotina, do que lá na frente ter que ensinar uma criança maior. 

Agora a fase aqui em casa é a seguinte; a Manu desde que aprendeu a engatinhar, não quer mais dormir. Pode estar morrendo de sono, mas é só colocar no berço que ela levanta e fica chacoalhando a grade. Depois de um tempo começa a chorar pois quer atenção. Seja no sono da tarde ou no da noite.

Já está assim há algumas semanas. Quando ela chora eu entro no quarto, coloco ela deitada, e saio. Tenho feito isso inúmeras vezes, e depois de quase 1 hora, ela dorme. Pois nem ela aguenta levantar e sentar tantas vezes. E depois que dorme, não tem acordado mais.
Assim ela entende que se não quiser dormir, vai ter que ficar no berço. E que eu estou por perto, não abandonei.

Mas o que posso passar para vocês e que aprendi ao longo desses quase 9 meses da Manu é que poderia estar bem pior caso eu me rendesse às vontades dela.
Pois se depender dela, ela não dorme.

Eu  tenho muitas amigas com filhos de 2 anos que quando acordam, só voltam a dormir na cama dos pais, e depois elas tem que levar de volta ao berço. Agora imagine fazer isso todas as noites!

Ensinar a dormir é um jogo de paciência, mas o quanto antes você se dispor a fazer, melhor a longo prazo.

A segunda dica que quero passar é: Deixe o Bebê ficar sozinho no berço.
Isso vale para depois que ele acordar.
É excelente ele aprender que pode ficar um tempo no berço sozinho seja brincando com algum bichinho, vendo um mobile, colocando o pé na boca, ficando em pé na grade...
Isso faz com que você possa ganhar mais uns minutinhos de sono. Pois se o bebê estiver bem, mesmo que acordado, você não precisa tirar ele do berço imediatamente.
A Bruna desde pequena acorda, fica brincando, conversando, só me chama quando já não aguenta mais ficar lá. E muitas vezes passa um bom tempo deitada sem chamar. O que me ajuda muito pois é o tempo que as vezes eu preciso para trocar a Manu e dar o leite dela.

Pois a Manu ainda esta aprendendo a esperar. Mas já está funcionando...
Ela acorda e já tem ficado um tempão no berço me esperando. Quando realmente não aguenta mais ela começa a resmungar e eu apareço.
E tenho ganhado quase meia hora pela manhã. O que é já é um super bônus!

Então hoje estamos assim; Manu vai para o berço as 20.00hs depois de tomar leite. Leva quase 1 hora para dormir e eu fico no entra e sai do quarto. Mantendo sempre a luz apagada e a porta encostada.
Depois ela dorme e as 23 eu pego do berço, dou mais uma mamadeira. As vezes ela acorda , as vezes não, mas sempre dorme em seguida. 
E tem ido até umas 6.30- 7 horas, e mais a meia horinha no berço brincando sozinha.

Estou quase na situação ideal, falta só tirar a mamada das 23 e então chegarei lá!

Isso tudo para dizer que mesmo tendo duas filhas com sonos e personalidades totalmente diferentes, o objetivo é o mesmo; fazer com que a criança durma sozinha em seu próprio berço e aprenda a ficar um  tempo nele. 
E mesmo que para 1 filho você ensine em semanas e para outro leve meses, não desista e mantenha a rotina que você estabeleceu pois pode demorar, mas a criança acostuma.

E vocês mamães, se rendem ao charminho dos seus filhos para mudar a rotina ou se mantem firmes ?

E quem quiser rever todos os posts sobre rotina aqui no blog é só clicar nos links abaixo! Acho que daqui a pouco posso escrever um livro de tanto que já falamos sobre isso não!?

Rotina com um Recém Nascido
Organizando a Rotina - 1a Etapa
Organizando a Rotina - 2a Etapa
Organizando a Rotina - etapa final
Rotina Geral
Começando tudo de novo
| Categorias: ,

25 comentários:

  1. Katia, adoro seu blog, seus posts são ótimos e me identifico muito, minha baby tb é Manuela e esta com 7 meses, as vezes acorda no meio da noite pra mamar, mas continuo firme com a rotina e sei que isso tem nos ajudado muito. Obrigada por compartilhar conosco suas experiências. Me diga uma coisa, que hs vc dá a janta da Manu ? Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI ANne,a Manu janta as 6.30 e depois toma o leite as 20 e vai dormir.
      beijao

      Excluir
  2. Katia, estou com minha segunda filha de tres meses e estou tentandova rotina dela desde os dois meses. Minha filha mais velha ja tem 06 anos e dorme feito anjo, mas elas vao dormir no mesmo quarti. Com quanto tempo ja posso deixar minha pequena a aprender a dormir no berco sozinha? Manuela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manuela, o quanto antes voce acostumar melhor, ja pode começar desde ja!
      beijao

      Excluir
  3. É, realmente a rotina na hora de dormir é super importante! Aqui em casa com a Alice é assim tbm, ela no quartinho dela, porta fechada e luz apagada e eu acompanho tudo pela camera...ai tem um monte de mãe que me critica, diz que não tem coragem de deixar o filho sozinho no quartinho dele e ai acabam dormindo todos na cama dos pais e ninguém dorme direito...hj a alice tem 1a e 4m, dorme 20:30, 21:00 hr, não acorda de madrugada e nunca antes das 9, e eu acho que TODA mamae merecia essa tranquilidade..rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Alice, e esse resultado é merito seu, parabens!
      Bjs

      Excluir
  4. Oi katia, quero dizer que amo as suas dicas... tive bebê há apenas 08 dias, e confesso que estou exausta, mas não deixo de entrar no seu blog para me animar. Li o seu post, bem como, fui no que tinha feito da rotina de recém-nascido, onde finaliza falando que tudo que passamos vale a pena, as vezes o cansaço exaustivo, faz com que esquecemos disso... Um super beijo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valeria, parabens pelo bebe e força, passa muito rapido!
      beijao

      Excluir
  5. Katia, também adoro seu blog! Super útil e, ultimamente, parece que seus posts são feitos especialmente para mim - rs. Justo hoje a minha pequena está lutando contra o sono e reclamando sem parar. Infelizmente, ainda não cheguei ao ponto de não tirá-la do berço quando ela reclama, para acalmá-la, mas estou chegando lá! Sempre fico em dúvida se devo trocar a fralda (de xixi) depois da mamada das 23hs. Tenho trocado e ela não costuma acordar. Você costuma trocar? Bjs e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu sempre troco antes dela mamar as 23. Assim depois que termina ja vai direto para o berço!
      beijao e força aí!

      Excluir
  6. oi Katia! Vc não tira do berço nem qdo estão doentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danae, claro que tiro se for preciso... o que eu quis dizer é que não trago para dormir na minha cama, prefiro eu dormir no quarto com elas e mante-las no berço
      bjs

      Excluir
  7. Oi Katia, acompanho seu blog todos os dias e tenho aprendido muito. Tenho um filho de 1 ano e 5 meses, ele dorme às 19h30 e dou um leite para ele antes de dormir, mas ainda hoje dou o das 23h e ainda mais com Mucilon, pois sem esse ele acorda chorando. Consegui tirar o da madrugada, mas será que já tiro esse das 23h? Como você fez? Ele ainda acorda alguns dias de madrugada (sempre que perde a chupeta), mas é só colocar de volta na boca e ele volta a dormir, mas mesmo assim isso cansa muito. Alguma dica? desculpa pela enxurrada de perguntas. obrigada! bjs Lílian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilian, tirar o leite das 23 voce tem que ver com o pediatra. Na verdade nessa idade ja nao precisa mais. Mas tem muita criança que tem fome entao melhor dar as 23 do que de repente ele acordar as 5 da manha ne? Experimenta tirar um dia, ve o que acontece. E tenta colocar as 20 horas e nao as 19.30
      Quanto a chupeta, eu coloco umas 10 no berço da Manu, e ela pega sozinha desde os 6 meses, é só voce acostumar e deixar ele procurar sozinho algumas noites.
      Beijao

      Excluir
    2. Muito obrigada pelas dicas. Vou espalhar as chupetas no berço e começar a tentar tirar esse leite. beijo grande

      Excluir
  8. Ká aqui é igualzinho!!! Dudinha uma fofa e Fefê um terrorzinho kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Minha bb tem quase 10 meses. Dormia a noite toda desde os 2, mas qdo voltei a trabalhar o sono dela desandou...
    Agora que estou desmamando, tudo piorou! Não sei o que fazer de noite, pois ela sempre dorme mamando...
    Help!
    Bjs,
    Julia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julia, a Manu tambem dormia mamando no peito, mas agora ja adormece com a mamadeira.
      Uma dica é usar um bico intermediario, tipo 2 ou 3 que o bebe demora mais para sugar e acaba adormecendo
      Beijao

      Excluir
  10. Nossa achei super interessante seu post, meu Pequeno tem só duas semanas e acho que vou começar a seguir seu outro post da rotina de um recem nascido gostei mesmo!

    meu-pequeno-guilherme.blogspot.com ♥

    ResponderExcluir
  11. Oi Katia!
    Qdo vc vai passar a Bruna pra cama?
    Bejos

    ResponderExcluir
  12. Quando a Catharina era menorzinha (hoje ela está com 1 ano e 2 meses) ela ficava numa boa no berço. Agora......toda noite é uma guerra. E eu confesso.....no final das contas acabo levando a mocinha para a minha cama. Teve uma noite que eu cochilei em pé com ela no meu colo e quase a derrubei. Tem uma hora que o cansaço vence. Não é fácil!!!!!

    ResponderExcluir
  13. oi katia,
    nao entendi pq vc ignorou o meu comentario... eu oerguntei qdo vc planeja colocar a Bruna pra dormir na caminha, ao inves do berco pq tenho duvidas em relacao a isso. Nao vejo como algo assim te ofendeu, ou simplesmente, nao foi importante pra publicar e responder...
    essas atitudes deixam as suas leitoras chateadas, nao acho legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oI Mari, eu publico todos os comentários que recebo, as vezes nao é automatico pois eu so publico qdo consigo responder a cada uma das perguntas.
      Em relação a mudança para a cama, como eu ainda nao fiz, nao falei sobre isso. Ainda nao pretendo tirar ela do berço pois ela adora!
      bjs

      Excluir
  14. Nossa, estou em uma faze difícil. Sempre fui super rigida na criação dos meus filhos, principalmente quanto a rotina deles, mas isso é um ponto de divergencia e brigas entre eu e o meu marido. Ele muitas vezes não concorda que eu deixe chorando e acabamos brigando. Mas com essa rotina que coloquei a Luísa, hoje com 1 ano e 11 meses, dormia a noite inteira desde os 15 dias de nascida e sempre foi uma benção. Só acordava a noite quando estava doente. Quando coloquei para dormir no berço sozinha eu e meu marido divergimos novamente pois ela chorou uns tres dias e ele não dá conta disso, mas depois foi ótimo pra ela. Tento falar pra ele isso, mas ele só encherga quando tá tudo bem, quando temos que sofrer para que entre na rotina, ele não entende. Agora tenho um bebê de 4 meses e desde os dois não mama de madrugada e dorme a noite toda, mas tem uma semana que ele anda acordando, umas quatro até seis vezes a noite, levei na pediatra e ela disse estar tudo normal. Estou um caco, mas não tiro ele do berço, choraminga, as vezes chora forte, e estou sempre lá ao seu lado. Mas não sei mas o que fazer pois está passando os dias e nada de ele dormir a noite toda, um dia dei mamadeira e mesmo assim não adiantou, sinal de que não era fome. Pensa o stress com o marido, que toda a noite diz "pega logo esse menino e coloca na nossa cama"! Vc tem alguma sugestão Katia?

    ResponderExcluir
  15. Olá Katia! Amei seu post, como sempre!! Letícia hoje com 10 meses sempre dormiu bem, mas quando aprendeu a ficar em pé no berço, não queria mais dormir, deslumbrada com a nova habilidade. Até que, sem querer, acabei ajudando a voltar a dormir sozinha. Comprei aquela joaninha Cloud B. que projeta estrelinhas no teto... Foi ótimo! Agora ela fica sozinha no berço distraída com as estrelinhas e dorme sozinha novamente... Uma boa idéia para colocar os pequenos para dormir. Beijos Débora mãe da Letícia

    ResponderExcluir

 
Minhas diKAs Baby © Copyright 2011 | Design por Katia Ouang. Codificado por Delikka.